Roménia será primeiro país europeu a ter sistema antiaéreo israelita ‘Iron Dome’

A compra do sistema 'Iron Dome' faz parte da estratégia da Roménia para reforçar a segurança nacional e o contrato, avaliado em 1,6 mil milhões de euros, deverá estar concluído este outono.

© D.R.

A Roménia será o primeiro país europeu a adquirir o sistema antiaéreo israelita ‘Iron Dome’, anunciou esta segunda-feira o ministro da Defesa, Ionut Mosteanu, referindo que este tipo de armamento vai proteger aeroportos, bases militares e cidades romenas.

“São baterias de mísseis defensivos que não temos e de que precisamos”, declarou Mosteanu numa entrevista à televisão pública romena.

“Quando vimos imagens de Telavive durante o ataque iraniano e observámos o ‘Iron Dome’ em ação, é esse mesmo sistema que também protegerá os nossos aeroportos, bases militares ou, se necessário, as nossas cidades”, acrescentou, referindo-se aos recentes ataques iranianos em solo israelita.

A compra faz parte da estratégia da Roménia para reforçar a segurança nacional, e o contrato, avaliado em 1,6 mil milhões de euros e apoiado por um concurso lançado em 2023, deverá estar concluído este outono, segundo os meios de comunicação locais.

A única empresa que se mantém no processo de concurso é a israelita Rafael, responsável pelo desenvolvimento do sistema. Por conseguinte, as autoridades romenas declararam-na vencedora, embora o processo de concurso ainda não tenha sido oficialmente concluído.

O sistema ‘Iron Dome’ foi concebido para intercetar mísseis balísticos, foguetes (‘rockets’) e drones em trajetórias de curto alcance e é utilizado em Israel para proteger infraestruturas importantes e áreas urbanas.

Mosteanu especificou que cerca de 30% do orçamento de defesa da Roménia, o que equivale a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), é atualmente destinado a compras militares.

Além do ‘Iron Dome’, a Roménia, que faz fronteira com a Ucrânia, planeia adquirir mísseis e corvetas de curto alcance e deseja participar em projetos conjuntos, como o sistema antiaéreo portátil Mistral 3 Manpad.

A variante selecionada do sistema ‘Iron Dome’, o ‘Spyder’, substituirá tanto os antigos sistemas soviéticos ainda em uso como os veteranos sistemas americanos ‘Hawk’. Serão integrados numa defesa em camadas que já inclui os sistemas ‘Patriot’ de longo alcance e o escudo antimíssil dos EUA localizado na base de Deveselu.

Últimas do Mundo

Um navio de guerra norte-americano entrou no canal do Panamá em direção às Caraíbas, testemunhou a agência France-Presse, numa altura em que os planos de destacamento militar de Washington naquela região está a provocar a reação venezuelana.
O número de fogos preocupantes em Espanha desceu de 12 para nove nas últimas 24 horas, mas "o final" da onda de incêndios deste verão no país "está já muito próximo", disse hoje a Proteção Civil.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, denunciou que mísseis russos atingiram hoje a delegação da União Europeia (UE) em Kyiv, na Ucrânia.
O Governo de Espanha declarou hoje zonas de catástrofe as áreas afetadas por 113 grandes incêndios no país nos últimos dois meses, 15 dos quais continuam ativos, disse o ministro da Administração Interna, Fernando Grande-Marlaska.
Mais de dois mil milhões de pessoas ainda não têm acesso a água potável em condições de segurança, alertou hoje a ONU num relatório que expressa preocupação com o progresso insuficiente na cobertura universal do fornecimento de água.
O primeiro-ministro israelita saudou hoje a decisão do Governo libanês, que aceitou a proposta norte-americana sobre o desarmamento do Hezbollah, e admitiu retirar as forças de Israel do sul do Líbano.
Espanha continua com 14 fogos preocupantes que mantêm desalojadas mais de 700 pessoas e confinadas outras mil, após semanas de "terríveis incêndios" cujo combate é neste momento favorável, mas lento, disse hoje a Proteção Civil espanhola.
A SpaceX, empresa de Elon Musk, cancelou no domingo um voo de teste do foguetão Starship, naquele que foi mais um revés para o multimilionário após uma série de testes marcados por explosões.
Dois guerrilheiros detidos após um ataque com um camião-bomba no sudoeste da Colômbia, que causou seis mortos e mais de 60 feridos na quinta-feira, estão a ser processados por homicídio, anunciou este sábado o Ministério Público colombiano.
A administração norte-americana felicitou hoje o povo da Ucrânia pelo 34.º aniversário da independência e manifestou confiança em negociações de paz com a Rússia que permitam uma paz duradoura.