Violência explode em San Antonio após agressão brutal a idoso

Torre Pacheco, em Múrcia, viveu três noites de tensão após a agressão violenta a um idoso de 68 anos por dois jovens imigrantes. O vídeo do ataque tornou-se viral e gerou uma onda de protestos e distúrbios na cidade. O reforço policial evitou novos confrontos no fim de semana.

© D.R.

Nos últimos dias, a cidade de Torre Pacheco, na região de Múrcia, em Espanha, viveu momentos de elevada tensão social, após a divulgação de um vídeo que mostra a agressão a um homem de 68 anos. De acordo com a Euronews, o idoso foi atacado pelas costas por dois jovens, um deles menor de idade, ambos de origem estrangeira. A cena, filmada e partilhada nas redes sociais, gerou forte indignação e acabou por desencadear uma série de confrontos.

A cidade, que acolhe cidadãos de mais de 90 nacionalidades diferentes, registou três noites consecutivas de distúrbios. Durante esses episódios, foram lançadas pedras e foguetes, registaram-se ataques a propriedades e momentos de grande instabilidade nos bairros com maior presença de famílias imigrantes.

De acordo com as autoridades espanholas, foram detidas oito pessoas ligadas aos incidentes, cinco cidadãos espanhóis e três de origem magrebina, sendo que dois destes últimos estão diretamente relacionados com a agressão ao idoso ou com a tentativa de encobrimento do caso. Os detidos enfrentam acusações por agressão, danos, perturbação da ordem pública e incitamento à violência.

A resposta das forças de segurança foi reforçada com mais de 75 agentes, entre Guardia Civil, Polícia Local e unidades de intervenção rápida. Graças a este reforço, a noite de domingo decorreu sem novos confrontos. A situação continua a ser acompanhada de perto pelas autoridades locais e nacionais, que apelam à calma e ao respeito entre comunidades.

Últimas do Mundo

Corrida solidária muçulmana realizada em Londres apenas para homens levanta acusações de discriminação e está sob investigação pela Comissão de Igualdade e Direitos Humanos.
A Comissão Europeia multou hoje as marcas de moda de luxo Gucci, Chloé e Loewe em 157 milhões de euros por terem limitado os preços de revenda de produtos de roupa, calçado e acessórios durante oito anos.
A desflorestação atingiu 8,1 milhões de hectares em todo o mundo em 2024, de acordo com um relatório divulgado hoje, a menos de um mês da Conferência do Clima em Belém, no Brasil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) Europa e a Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro (IARC) defenderam hoje políticas rigorosas sobre o álcool, como impostos elevados e restrições de venda, para reduzir o consumo e prevenir o cancro.
Pelo menos 14 pessoas morreram no desabamento de uma mina em El Callao, na Venezuela, após chuvas torrenciais terem atingido a região a sudeste de Caracas, informaram hoje as autoridades.
O Governo mexicano anunciou hoje que 64 pessoas morreram e 65 estão desaparecidas na sequência das fortes chuvas que atingiram cinco estados do centro do México entre 06 e 09 de outubro.
A Iberdrola vai queixar-se na justiça da presidente da Red Eléctrica, a operadora do sistema elétrico de Espanha, por declarações em que atribuiu responsabilidades do apagão de 28 de abril às empresas produtoras, noticiam hoje meios de comunicação social espanhóis.
Quase uma centena de pessoas ficaram feridas hoje na colisão entre dois comboios de alta velocidade no sul da Eslováquia, perto da fronteira com a Hungria.
O tráfego de passageiros nos aeroportos europeus cresceu 4,9% em agosto em termos homólogos, ficando 7% acima dos dados pré-pandemia da covid-19, segundo dados preliminares hoje divulgados pelo Airports Council International (ACI Europe).
A entrada em vigor do cessar-fogo entre Israel e o Hamas fez com que o preço do barril de petróleo americano caísse hoje para o seu nível mais baixo em seis meses, baixando a marca dos 60 dólares.