Passadiços do Paiva em Arouca reabrem parcialmente no sábado

Os Passadiços do Paiva, que foram atingidos pelo incêndio que fustigou o concelho de Arouca, no distrito de Aveiro, durante três dias, vão reabrir parcialmente ao público no sábado, foi anunciado esta sexta-feira.

© Câmara Municipal de Arouca

“Informamos que os Passadiços do Paiva e a ponte 516 Arouca estão novamente abertos ao público a partir de amanhã, 2 de agosto”, refere uma nota publicada na página dos passadiços na rede social Facebook.

Os Passadiços do Paiva também reabrem, com acesso disponível no troço Areinho – Vau.

A reabertura será limitada apenas ao percurso que liga Areinho a Vau. O troço entre Vau e Espiunca permanece fechado, uma vez que foi uma das zonas mais afetadas pelo fogo. Já a ponte pedonal suspensa 516 Arouca poderá ser visitada “sem qualquer alteração”, refere a mesma nota.

A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, garantiu que a autarquia vai estudar “uma medida inovadora que permita com mais facilidade aceder a determinados pontos” e encontrar soluções para “conter estes focos junto aos passadiços”.

Este foi o quarto incêndio a atingir os Passadiços do Paiva , situada ao longo de 8,7 quilómetros junto ao rio Paiva, sendo que, desde a sua inauguração, em 2015, o percurso já foi forçado a encerrar três vezes, em 2015, 2016 e 2024, sempre devido a incêndios florestais. Em abril deste ano, os Passadiços tinham reaberto na totalidade após três meses de intervenções de reabilitação, com um investimento superior a 200 mil euros.

Últimas do País

Os Passadiços do Paiva, que foram atingidos pelo incêndio que fustigou o concelho de Arouca, no distrito de Aveiro, durante três dias, vão reabrir parcialmente ao público no sábado, foi anunciado esta sexta-feira.
A Polícia Marítima realizou uma ação de fiscalização à pesca do polvo na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde, no distrito do Porto, tendo levantado um auto de notícia por infração ao período de defeso.
A Federação Nacional da Educação (FNE) pediu esta sexta-feira uma reunião urgente para que o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) preste esclarecimentos sobre as medidas que apresentou na quinta-feira e que incluem a extinção de organismos.
A praia da Nazaré está interdita a banhos até serem conhecidos os resultados das análises efetuadas, após uma falha técnica que originou uma descarga nos esgotos pluviais e maus cheiros, informou esta sexta-feira o município.
O secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Paulo Simões Ribeiro, afirmou esta sexta-feira que os meios de combate a incêndios são suficientes, mas, com tantos fogos, não conseguem “estar em todo o lado ao mesmo tempo”.
Um homem de 53 anos foi detido por suspeita de ter ateado um incêndio em área florestal do concelho de Chaves, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real.
Portugal continental registou 264 mortes em excesso no período de alerta de calor, iniciado há uma semana, mais 21,2% face ao previsto, sobretudo nos maiores de 75 anos e na região Norte, revelam hoje dados da DGS.
Cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e sete no domingo, segundo informação oficial, que indica ainda o fecho da urgência pediátrica do Hospital Vila Franca de Xira no fim de semana.
A Polícia Judiciária (PJ) informou hoje que deteve um homem de 29 anos por suspeita de homicídio qualificado, profanação de cadáver e posse de arma proibida, num crime que terá ocorrido em Lisboa na noite de terça para quarta-feira.
Um avião Canadair empenhado no combate ao incêndio que deflagrou em Penafiel, distrito do Porto, e que se alastrou para Gondomar, sofreu esta quinta-feira danos estruturais durante a operação de carga de água no Rio Douro.