“Informamos que os Passadiços do Paiva e a ponte 516 Arouca estão novamente abertos ao público a partir de amanhã, 2 de agosto”, refere uma nota publicada na página dos passadiços na rede social Facebook.
Os Passadiços do Paiva também reabrem, com acesso disponível no troço Areinho – Vau.
A reabertura será limitada apenas ao percurso que liga Areinho a Vau. O troço entre Vau e Espiunca permanece fechado, uma vez que foi uma das zonas mais afetadas pelo fogo. Já a ponte pedonal suspensa 516 Arouca poderá ser visitada “sem qualquer alteração”, refere a mesma nota.
A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, garantiu que a autarquia vai estudar “uma medida inovadora que permita com mais facilidade aceder a determinados pontos” e encontrar soluções para “conter estes focos junto aos passadiços”.
Este foi o quarto incêndio a atingir os Passadiços do Paiva , situada ao longo de 8,7 quilómetros junto ao rio Paiva, sendo que, desde a sua inauguração, em 2015, o percurso já foi forçado a encerrar três vezes, em 2015, 2016 e 2024, sempre devido a incêndios florestais. Em abril deste ano, os Passadiços tinham reaberto na totalidade após três meses de intervenções de reabilitação, com um investimento superior a 200 mil euros.