Campanha de sensibilização ‘Emigrante Chama’ decorre hoje e domingo

A campanha 'Emigrante Chama' vai decorrer hoje e domingo e pretende sensibilizar os emigrantes que regressam a Portugal para comportamentos de risco, anunciou a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF).

© D.R

Num contexto de temperaturas elevadas e de registo de vários incêndios por todo o país, a AGIF quer, além de alertar para comportamentos de risco em espaço rural, “promover a adoção de medidas de autoproteção e respeito pelas regras em vigor”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Nesta campanha, que decorre quando é esperado um aumento significativo na chegada de emigrantes por via terrestre e aérea, as ações de proximidade serão feitas pela GNR e, nos pontos de chegada – fronteira de Vilar Formoso e aeroportos de Lisboa, Porto e Faro -, os emigrantes “serão recebidos com mensagens visuais de alerta e materiais informativos”.

Na nota enviada pela AGIF, esta agência sublinha a importância de evitar o uso do fogo em dias de perigo muito elevado ou máximo, de não atirar beatas, de não utilizar máquinas em zonas rurais e de não fazer queimadas, nem lançar foguetes ou fogo de artifício“É essencial que cada um de nós reduza ao mínimo os comportamentos de risco”, lê-se no comunicado.

Além dos alertas que serão feitos aos portugueses que regressam a Portugal durante o período de férias, esta ação pretende também “consciencializar os turistas que visitam Portugal para a importância do conhecimento de medidas de autoproteção, individuais e coletivas, durante a realização de atividades de turismo e lazer”.

Últimas do País

O número de jovens que saiu de uma casa de acolhimento para um estabelecimento prisional duplicou entre 2023 e 2024, com seis casos, revela o relatório de Caracterização Anual da Situação de Acolhimento das Crianças e Jovens (CASA) 2024.
O ex-fuzileiro Cláudio Coimbra, condenado por matar um PSP à porta de uma discoteca em Lisboa em 2022, foi hoje absolvido da acusação de tentar agredir um GNR também na noite lisboeta.
A GNR está a realizar hoje uma operação de fiscalização dirigida a trabalhadores agrícolas e ao seu transporte no concelho de Odemira, distrito de Beja, revelou fonte da força de segurança.
O número de inquéritos abertos pelo Ministério Público (MP) por suspeitas de criminalidade económico-financeira aumentou 69,6% entre 2023 e 2024, enquanto os inquéritos por cibercrime e violência conjugal diminuíram.
Um homem morreu hoje, após ter sido baleado no pescoço, em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, revelaram à Lusa fontes da PSP e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje 64 suspeitos de pertencerem a um grupo transnacional organizado que terá conseguido ganhos de cerca de 14 milhões de euros através da prática de ‘phishing’.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje uma operação de fiscalização com especial enfoque nas fronteiras terrestres e junto dos operadores vitivinícolas para reprimir a entrada e circulação irregular de vinho no mercado português.
A segunda época de vacinação gratuita contra a infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças começa hoje e deverá abranger cerca de 76 mil menores, segundo as autoridades de saúde.
Dez distritos do continente e a costa sul da ilha da Madeira estão a partir de hoje e até quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito por violação de segredo de Estado que tinha aberto após ter sido apreendida, na Operação Influencer, uma 'pen-drive' com uma lista de agentes dos serviços de informação.