Médias na 2.ª fase dos exames nacionais pioraram na maioria das disciplinas

As médias das classificações dos exames nacionais do ensino secundário na 2.ª fase pioraram na maioria das disciplinas face à fase anterior, incluindo a Português e Matemática A, segundo dados divulgados hoje pelo Júri Nacional de Exames (JNE).

©D.R.

A 2.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário decorreu entre 18 e 24 de julho e os resultados das 88.408 provas realizadas foram hoje afixados.

As disciplinas mais concorridas foram, à semelhança de anos anteriores, Português (17.334 provas realizadas), Matemática A (17.074), Física e Química A (12.100) e Biologia e Geologia (10.334). A todas elas, à exceção de Física e Química, os resultados pioraram.

Entre as mais de 17 mil provas realizadas a Português, a classificação média dos alunos baixou de 12,6 para 10,5 valores (numa escala de zero a 20), uma diferença superior a dois valores, à semelhança de Biologia e Geologia, em que a média passou de 12,4 para 9,6 valores.

A Matemática A a queda não foi tão acentuada, mas os resultados pioraram ainda assim: de 10,5 valores na 1.ª fase, a média fixou-se agora em 9,5 valores.

Já em Física e Química A, o desempenho dos alunos melhorou e chegou aos 11,8 valores (a média na 1.ª fase tinha sido 11,0).

No total das 24 disciplinas com provas realizadas na 2.ª fase, só outras seis acompanharam a melhoria de Física e Química A, enquanto 15 registaram piores resultados e duas repetiram a média da fase anterior.

A classificação média mais alta foi a Desenho A (13,7 valores) e o pior resultado foi o do único aluno que foi avaliado a Italiano, com 7,7 valores.

Olhando apenas para as 11 disciplinas com, pelo menos, duas mil provas realizadas, houve apenas uma com média negativa: História A, com 9,4 valores (menos 1,5 valores comparativamente à 1.ª fase).

Dessas, as classificações médias pioraram em sete disciplinas (Português, Economia A, Matemática A, Filosofia, História A, Biologia e Geologia e Inglês) e melhoraram em quatro (Geografia A, Física e Química, Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Geometria Descritiva).

Hoje foram também divulgadas as notas das 5.711 provas finais do 3.º ciclo realizadas na 2.ª fase, apenas pelos alunos que não tinham sido aprovados.

Também aí registaram-se notas mais baixas e, numa escala de zero a 100, a classificação média foi de 40 pontos a Português (tinha sido 58 na 1.ª fase) e 25 pontos a Matemática (tinha sido 52 na 1.ª fase).

Em comunicado, o JNE acrescenta que os exames finais do secundário foram classificados por 4.431 professores, enquanto a correção das provas do 9.º ano envolveu 27 docentes da equipa de avaliadores do Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (IAVE).

Últimas do País

Moradores de aldeias que estão sem eletricidade há 10 dias, na sequência da depressão Kristin, estão a mobilizar-se para uma manifestação esta noite, em Pombal, para reclamar soluções urgentes para a população que “está desesperada”.
A administração do Hospital de Santa Maria solicitou aos profissionais que participaram na atividade adicional de dermatologia para devolverem os valores recebidos indevidamente, noticia o jornal Expresso.
As pessoas que vivam num dos concelhos afetados pela tempestade Kristin e tenham perdido ou extraviado o cartão de cidadão, vão poder renová-lo sem pagar taxas, determinou hoje o Governo, em portaria publicada em Diário da República.
Um homem de 73 anos morreu ao cair de um telhado na Ortigosa, concelho de Leiria, na quinta-feira à tarde, revelaram hoje à agência Lusa várias fontes.
Mais de 50 pessoas de várias famílias de Santarém permanecem hoje de manhã no centro de acolhimento estabelecido desde quinta-feira pelas autoridades num pavilhão desportivo da cidade, devido às cheias, disse à Lusa a vereadora do Desenvolvimento Social.
A enchente do rio Sado junto a Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, conta com cerca de 100 operacionais no terreno, entre bombeiros, GNR e funcionários municipais, além de cortes de energia elétrica pontuais para prevenir danos.
A Proteção Civil alertou hoje para o risco agravado de inundações e cheias, na sexta-feira e no sábado, devido à subida dos caudais da maioria dos rios e às descargas de barragens espanholas.
O Supremo Tribunal de Justiça condenou um antigo juiz do Tribunal de Contas por crimes sexuais contra menores, num caso que expõe uma queda abrupta de quem ocupou cargos de elevada responsabilidade no sistema judicial português.
A Proteção Civil registou 5.793 ocorrências relacionadas com cheias entre 01 de fevereiro e as 12:00 de hoje, indicou o comandante nacional do organismo.
Dez distritos de Portugal continental, a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão hoje sob aviso laranja - o segundo mais grave - por causa da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).