Desmantelada em Espanha rede que roubou milhares a vítimas na Finlândia

A polícia espanhola deteve e identificou hoje mais de 30 pessoas ao desmantelar uma rede criminosa que cometia fraudes 'online' a partir de Algeciras e causou um prejuízo de quase 300.000 euros a vítimas na Finlândia.

© Policía Nacional

Num comunicado, a polícia explicou que a ação foi levada a cabo pelo Grupo de Investigação Tecnológica da Esquadra de Algeciras, Cádis, em colaboração com a Brigada Central de Fraude Informática da Unidade Central de Cibercrime de Madrid e membros da polícia finlandesa.

A organização, que operava a partir de Algeciras e arredores, era composta por mais de 30 pessoas e dedicava-se a cometer burlas internacionais através de técnicas de ‘SEO phishing’ e ’email phishing’.

O ‘modus operandi’ consistia em assumir a identidade corporativa de entidades bancárias nórdicas, enganando os utilizadores para obter as suas credenciais bancárias.

Uma vez na posse dos dados, efetuava transferências fraudulentas para contas bancárias espanholas, cujos titulares se encontravam em Algeciras e outras localidades da Andaluzia.

Posteriormente, o dinheiro era levantado em caixas multibanco por membros subordinados da rede, que o entregavam aos responsáveis hierárquicos, numa clara tentativa de branquear o capital e dificultar a sua deteção.

As vítimas, residentes na Finlândia, sofreram um prejuízo financeiro superior a 290.000 euros.

Na operação policial realizada em Algeciras, foram detidos os dois principais cabecilhas da rede, numa operação que ainda está em curso e na qual não se exclui que haja novas detenções.

Foram também identificadas e detidas cerca de 30 pessoas que funcionavam como ‘mulas bancárias’, distribuídas entre Algeciras e outras localidades de diversas províncias andaluzas.

Além disso, em buscas a uma residência, foram apreendidos cinco telemóveis, vários documentos e outros artigos relacionados com a investigação.

Últimas do Mundo

Donald Trump disse hoje que "não tolera atrasos" que comprometam o plano de paz da Casa Branca para a Faixa de Gaza, dirigindo-se ao Hamas, e agradeceu a Israel o anúncio da cessação dos ataques aéreos no território.
A Ucrânia acusa a China de fornecer dados de satélite à Rússia que lhe permitem lançar ataques com mísseis contra o país.
O juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Gilmar Mendes, deixou um alerta aos eleitores portugueses sobre os riscos de ascensão de forças políticas supostamente extremas, durante uma visita a Lisboa, na passada sexta-feira.
O Supremo Tribunal dos Estados Unidos permitiu hoje que a administração liderada pelo Presidente Donald Trump retirasse as proteções legais a mais de 300 mil migrantes venezuelanos.
O tráfego aéreo foi retomado “progressivamente” hoje de manhã no aeroporto de Munique, sul da Alemanha, após atrasos causados por novas observações de drones confirmadas pela polícia local, informou o segundo maior aeroporto da Alemanha.
Mais de 16 mil pessoas morreram no Haiti nos últimos três anos em resultado de violência armada, alertaram hoje as Nações Unidas (ONU) sobre aquele país caribenho, acrescentando que "o pior está para vir".
A polícia encontrou explosivos na mochila da vítima mortal e presumível autor de um incêndio em Munique que levou hoje ao encerramento da Oktoberfest, a festa da cerveja, anunciaram as autoridades alemãs.
A Procuradoria-Geral Federal alemã indicou que os suspeitos estão envolvidos, desde o verão passado, na aquisição de armas de fogo.
Sete homens foram condenados a penas entre os 12 e os 35 anos de prisão pela violação de duas raparigas, que transformaram em escravas sexuais durante cinco anos, num caso que envolve um gangue de exploração sexual.
O Presidente Donald Trump considerou hoje que será um insulto para os Estados Unidos se não receber o prémio Nobel da Paz, ao discursar perante centenas de oficiais norte-americanos de alta patente perto de Washington.