Reino Unido vai expulsar estudantes estrangeiros sem visto válido

O Governo britânico começou a contactar diretamente os estudantes estrangeiros para os informar de que vão ser expulsos do Reino Unido caso os vistos ultrapassem o prazo de validade, noticiou hoje a BBC.

© D.R

“Se não tem o direito legal de permanecer no Reino Unido, deve sair. Caso contrário, iremos retirá-lo. Se fizer um pedido de asilo infundado vai ser rejeitado rápida e decisivamente”, indica a mensagem enviada aos estudantes estrangeiros, segundo a estação pública britânica.

Dez mil estudantes estrangeiros cujos vistos estão prestes a expirar já foram contactados diretamente por mensagem de texto e por correio eletrónico acrescenta a BBC.

Dezenas de milhares de outros estudantes vão receber a mesma mensagem nos próximos meses, apurou a BBC, coincidindo com o outono, quando os pedidos costumam aumentar.

A emissora sublinha que, embora a atenção política durante o verão se tenha concentrado nos migrantes que chegam em pequenas embarcações através do Canal da Mancha — entre Inglaterra e França —, um número similar chega legalmente ao Reino Unido com vistos e solicita frequentemente asilo sempre que expira.

O Ministério do Interior disse que a medida faz parte dos “esforços” das autoridades para controlar a imigração.

O ministério considera que se verifica um aumento “alarmante” do número de estudantes internacionais que entram legalmente no país com vistos de estudante e solicitam asilo quando as autorizações expiram.

Segundo a BBC, no âmbito da campanha, o Governo contactou os estudantes diretamente pela primeira vez através de mensagens de texto e por correio eletrónico, estimando que 130 mil estudantes internacionais sejam afetados por esta medida.

Muitos pedidos de asilo são legítimos, mas, de acordo com a BBC, os ministros britânicos estão preocupados com o facto de muitos estudantes estrangeiros procurarem asilo para permanecer no país devido à expiração das autorizações de residência.

Entre janeiro e junho de 2025, chegaram 43.600 requerentes de asilo em pequenas embarcações, representando 39% de todos os pedidos de asilo, segundo dados oficiais.

Outros 41.100 pedidos de asilo foram de pessoas que entraram legalmente com visto, segundo as autoridades, sendo os estudantes o maior grupo entre os que têm visto de permanência.

A secretária do Interior britânica, Yvette Cooper, disse na segunda-feira perante o Parlamento britânico que o Governo pretende realizar “reformas radicais” para modernizar o sistema de asilo e reforçar a segurança nas fronteiras do país.

O principal objetivo do plano vai ser a “revisão abrangente” do mecanismo de recurso, pretendendo igualmente terminar com os hotéis para migrantes.

Últimas de Política Internacional

Marine Le Pen, líder do partido Rassemblement National (RN), pediu hoje ao presidente Emmanuel Macron para convocar eleições ultra-rápidas depois da previsível queda do Governo do primeiro-ministro François Bayrou.
O Governo britânico começou a contactar diretamente os estudantes estrangeiros para os informar de que vão ser expulsos do Reino Unido caso os vistos ultrapassem o prazo de validade, noticiou hoje a BBC.
O deputado brasileiro Eduardo Bolsonaro avisou hoje que prevê que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, imponha novas sanções contra o Brasil, caso o seu pai, Jair Bolsonaro, seja condenado de tentativa de golpe de Estado.
No último fim de semana, a Austrália assistiu a uma das maiores mobilizações populares dos últimos anos em defesa de políticas migratórias mais rigorosas. A “Marcha pela Austrália” reuniu milhares de cidadãos em várias cidades, incluindo Sidney, Melbourne e Adelaide, numa demonstração clara da crescente preocupação da população com os efeitos da imigração massiva sobre o país.
O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, voltou hoje a defender "um pacto de Estado face à emergência climática" após os incêndios deste verão e revelou que vai propor um trabalho conjunto para esse objetivo a Portugal e França.
A Comissão Europeia vai apresentar na reunião informal do Conselho Europeu, em 01 de outubro, em Copenhaga, o plano para reforçar a defesa e segurança dos países da UE, anunciou hoje a presidente.
O Ministério das Finanças da África do Sul prepara-se para baixar o nível a partir do qual considera que um contribuinte é milionário, com o objetivo de aumentar a receita fiscal no país africano mais industrializado.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou hoje que a Rússia se prepara para lançar uma nova ofensiva em grande escala na Ucrânia, de acordo com os meios de comunicação locais.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca convocou hoje o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos devido a alegadas tentativas norte-americanas de interferência junto da opinião pública da Gronelândia.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, afirmou hoje que o Governo iraniano está por trás de ataques antisemitas no país contra a comunidade judaica e anunciou a expulsão do embaixador iraniano em Camberra.