Papa Leão XIV pede aos jovens para “não desperdiçarem a vida”

O Papa Leão XIV pediu hoje aos jovens para não desperdiçarem as suas vidas, ao discursar na canonização de Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, este o primeiro santo 'millenial', já considerado padroeiro da Internet.

© Facebook de Vatican News

“Os santos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis são um convite para todos nós, especialmente para os jovens, a não desperdiçarem a vida, mas a orientarem-na para o alto e torná-la uma obra-prima”, disse o sumo pontífice, perante dezenas de milhares de pessoas, na homilia da sua primeira canonização, na Cidade do Vaticano.

 

Eles “animam-nos com as suas palavras: ‘Não eu, mas Deus’, diziam Carlo e Pier Giorgio: ‘Se tiveres Deus como centro de todas as tuas ações, então chegarás até ao fim’, acrescentou.

Leão XVI sustentou que “esta é a fórmula, simples, mas segura, da sua santidade”.

“E é também o testemunho de que somos chamados a imitar para desfrutar a vida ao máximo e ir ao encontro do Senhor na festa do céu”.

A cerimónia na Praça de São Pedro contou com a presença de fiéis de todo o mundo, sobretudo muitos jovens já devotos de Carlo Acutis, que traziam nas mãos algumas imagens do jovem.

O Presidente italiano, Sergio Mattarella, também esteve presente.

Toda a família de Carlo Acutis assistiu também ao ato: os pais e os dois irmãos, tendo a mãe, Antonia Salzano, sido encarregada de levar ao altar o relicário com um fragmento do coração do filho.

“Pier Giorgio e Carlo cultivaram ambos o amor a Deus e aos irmãos através de meios simples, ao alcance de todos: a Santa Missa diária, a oração e, especialmente, a adoração eucarística”, destacou o pontífice norte-americano.

Sobre os canonizados destacou ainda “a grande devoção que tinham pelos santos, pela Virgem Maria, e pela prática generosa da caridade”.

E mesmo “quando a doença os atingiu e começou a deteriorar as suas jovens vidas, nem mesmo isso os impediu de amar, de se oferecerem a Deus, de O abençoarem e de Lhe pedirem por eles e por todos”, indicou.

Nascido em maio de 1991 no Reino Unido com nacionalidade italiana, Carlo Acutis morreu em 2006, com 15 anos, devido a uma leucemia fulminante, e os rapazes e raparigas católicos identificaram-se com a sua vida, pois era um amante da tecnologia, da Internet, do desporto e dos animais. Há anos que fazia peregrinações a Assis, onde o seu corpo está exposto no Santuário da Spogliazione, vestido com uma camisola, calças de ganga e ténis.

Pier Giorgio Frassati nasceu em Turim e faleceu aos 24 anos, em 1925, vítima de uma poliomielite fulminante, possivelmente contraída numa das muitas casas de acolhimento que visitava diariamente para prestar assistência material.

Oriundo e residente no seio de uma família de classe alta, já que o seu pai tinha sido o fundador e proprietário do jornal ‘La Stampa’, Frassati dedicou-se a ajudar o próximo.

Últimas do Mundo

O Papa Leão XIV pediu hoje aos jovens para não desperdiçarem as suas vidas, ao discursar na canonização de Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, este o primeiro santo 'millenial', já considerado padroeiro da Internet.
O estilista Giorgio Armani morreu aos 91 anos, anunciou hoje o Grupo Armani, em comunicado.
A defesa de Jair Bolsonaro afirmou hoje que não há "uma única prova" que ligue o ex-Presidente brasileiro a qualquer tentativa de golpe de Estado e afirmou que o arguido delator "mentiu".
O GPS do avião utilizado pela presidente da Comissão Europeia numa visita à Bulgária foi alvo de interferência e as autoridades búlgaras suspeitam que foi uma ação deliberada da Rússia.
Mais de 800 pessoas morreram e cerca de 2.700 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6 e várias réplicas no leste do Afeganistão na noite de domingo, anunciou hoje o Governo.
Pelo menos três civis morreram e seis ficaram feridos em ataques russos na região ucraniana de Donetsk nas últimas 24 horas, declarou hoje o chefe da administração militar regional, Vadim Filashkin, na rede social Telegram.
Um navio de guerra norte-americano entrou no canal do Panamá em direção às Caraíbas, testemunhou a agência France-Presse, numa altura em que os planos de destacamento militar de Washington naquela região está a provocar a reação venezuelana.
O número de fogos preocupantes em Espanha desceu de 12 para nove nas últimas 24 horas, mas "o final" da onda de incêndios deste verão no país "está já muito próximo", disse hoje a Proteção Civil.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, denunciou que mísseis russos atingiram hoje a delegação da União Europeia (UE) em Kyiv, na Ucrânia.
O Governo de Espanha declarou hoje zonas de catástrofe as áreas afetadas por 113 grandes incêndios no país nos últimos dois meses, 15 dos quais continuam ativos, disse o ministro da Administração Interna, Fernando Grande-Marlaska.