Papa Leão XIV pede aos jovens para “não desperdiçarem a vida”

O Papa Leão XIV pediu hoje aos jovens para não desperdiçarem as suas vidas, ao discursar na canonização de Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, este o primeiro santo 'millenial', já considerado padroeiro da Internet.

© Facebook de Vatican News

“Os santos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis são um convite para todos nós, especialmente para os jovens, a não desperdiçarem a vida, mas a orientarem-na para o alto e torná-la uma obra-prima”, disse o sumo pontífice, perante dezenas de milhares de pessoas, na homilia da sua primeira canonização, na Cidade do Vaticano.

 

Eles “animam-nos com as suas palavras: ‘Não eu, mas Deus’, diziam Carlo e Pier Giorgio: ‘Se tiveres Deus como centro de todas as tuas ações, então chegarás até ao fim’, acrescentou.

Leão XVI sustentou que “esta é a fórmula, simples, mas segura, da sua santidade”.

“E é também o testemunho de que somos chamados a imitar para desfrutar a vida ao máximo e ir ao encontro do Senhor na festa do céu”.

A cerimónia na Praça de São Pedro contou com a presença de fiéis de todo o mundo, sobretudo muitos jovens já devotos de Carlo Acutis, que traziam nas mãos algumas imagens do jovem.

O Presidente italiano, Sergio Mattarella, também esteve presente.

Toda a família de Carlo Acutis assistiu também ao ato: os pais e os dois irmãos, tendo a mãe, Antonia Salzano, sido encarregada de levar ao altar o relicário com um fragmento do coração do filho.

“Pier Giorgio e Carlo cultivaram ambos o amor a Deus e aos irmãos através de meios simples, ao alcance de todos: a Santa Missa diária, a oração e, especialmente, a adoração eucarística”, destacou o pontífice norte-americano.

Sobre os canonizados destacou ainda “a grande devoção que tinham pelos santos, pela Virgem Maria, e pela prática generosa da caridade”.

E mesmo “quando a doença os atingiu e começou a deteriorar as suas jovens vidas, nem mesmo isso os impediu de amar, de se oferecerem a Deus, de O abençoarem e de Lhe pedirem por eles e por todos”, indicou.

Nascido em maio de 1991 no Reino Unido com nacionalidade italiana, Carlo Acutis morreu em 2006, com 15 anos, devido a uma leucemia fulminante, e os rapazes e raparigas católicos identificaram-se com a sua vida, pois era um amante da tecnologia, da Internet, do desporto e dos animais. Há anos que fazia peregrinações a Assis, onde o seu corpo está exposto no Santuário da Spogliazione, vestido com uma camisola, calças de ganga e ténis.

Pier Giorgio Frassati nasceu em Turim e faleceu aos 24 anos, em 1925, vítima de uma poliomielite fulminante, possivelmente contraída numa das muitas casas de acolhimento que visitava diariamente para prestar assistência material.

Oriundo e residente no seio de uma família de classe alta, já que o seu pai tinha sido o fundador e proprietário do jornal ‘La Stampa’, Frassati dedicou-se a ajudar o próximo.

Últimas do Mundo

A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.
A Comissão Europeia quer a União Europeia (UE) ligada por linhas ferroviárias de alta velocidade até 2040, incluindo a ligação entre Lisboa e Madrid, e criar um único bilhete intermodal para combinar diferentes empresas e modos de transporte.
Cerca de 120 mil pessoas permanecem abrigadas em centros de evacuação ou com familiares em Cuba, após a passagem do furacão Melissa pela costa leste da ilha, na quarta-feira passada, segundo dados preliminares.
Um britânico de 32 anos foi esta segunda-feira, 3 de novembro, acusado por tentativa de homicídio durante um ataque num comboio no sábado que resultou em 11 feridos, um dos quais continua em estado grave, anunciou a polícia.
A rede social LinkedIn começou esta segunda-feira a usar dados dos utilizadores para treinar o seu modelo de inteligência artificial (IA), mas existem medidas para impedir essa recolha, incluindo um formulário e a desativação nas definições de privacidade da plataforma.
O presidente do governo da região espanhola de Valência, Carlos Mazón, demitiu-se hoje do cargo, reconhecendo erros na gestão das cheias que mataram 229 pessoas em 29 de outubro de 2024.
Os países da OCDE, como Portugal, receberam, nos últimos 25 anos, mais de metade de todos os migrantes internacionais do mundo, avança um relatório hoje divulgado.
Um em cada cinco médicos e enfermeiros a trabalhar nos sistemas de saúde dos 38 países-membros da OCDE, como Portugal, é migrante, avança um relatório hoje divulgado pela organização.
Uma em cada três empresas alemãs prevê cortar postos de trabalho em 2026, segundo a sondagem de expetativas de outono apresentada hoje pelo Instituto da Economia, próximo do patronato germânico.