Homem morto a tiro na capital moçambicana, o quarto caso violento desde junho

Um homem foi morto a tiro na manhã de hoje no município moçambicano da Matola, arredores de Maputo, no sul do país, provocando agitação social, no quarto caso violento que ocorre naquela região.

© D.R.

Segundo a comunicação social moçambicana, o homem terá sido morto quando saía de casa, no bairro Ndlavela.

Um vídeo que circula nas redes sociais desde a manhã de hoje mostra o homem sem vida no banco do motorista, com o painel do carro ligado e o vidro traseiro perfurado por diversas balas.

Contactada pela Lusa, a polícia avançou que estava no local em averiguação, prometendo detalhes para mais tarde.

Este é o quarto evento violento deste género que ocorre na Matola, desde junho, tendo sido agentes da polícia moçambicana as vítimas nos dois primeiros casos.

Em 04 de julho, pelo menos quatro pessoas foram mortas numa troca de tiros com agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), durante uma operação para impedir um assalto de uma empresa de construção civil na Matola.

A polícia moçambicana avançou, na altura, que pelo menos três dos mortos pertenciam ao grupo de mais de 1.500 reclusos evadidos da cadeia em dezembro.

Em 02 de julho, a PRM confirmou o homicídio de dois agentes da corporação, com 54 tiros, na manhã desse dia, e ferimentos por bala de uma mulher de 78 anos, também na Matola, arredores da capital moçambicana.

O primeiro caso do género aconteceu também na Matola, na noite de 11 de junho, quando um agente da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) da PRM foi morto com cerca de 50 tiros, no bairro Nkobe, por três homens até ao momento não identificados.

Últimas do Mundo

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje ter “um elevado grau de certeza” de que o suspeito do homicídio, quarta-feira, do influenciador ultraconservador Charlie Kirk Charlie Kirk foi capturado.
A família de Jair Bolsonaro e figuras ao 'bolsonarismo' celebraram o voto do juiz Luiz Fux, que pediu a absolvição do ex-presidente brasileiro, em julgamento por alegada tentativa de golpe de Estado.
Um cidadão britânico e um cidadão chinês suspeitos de transmitir tecnologia militar dos Estados Unidos para Pequim (China) fugiram em meados de agosto da prisão domiciliária na Sérvia, noticiou a Agence France-Press (AFP).
As autoridades ucranianas detiveram vários membros de uma rede de pirataria informática que extorquia dinheiro a empresas da Europa e da América do Norte desde 2018, anunciou hoje o Ministério Público em Kyiv.
Um funcionário de um jardim zoológico em Banguecoque foi morto na quarta-feira por vários leões em frente a dezenas de visitantes, disseram hoje as autoridades tailandesas.
O índice de preços ao consumidor (IPC) na Argentina situou-se em agosto em 33,6% interanual, o valor mais baixo em sete anos, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou hoje para a rápida propagação nos hospitais do fungo resistente a medicamentos Candidozyma auris e pediu que sejam tomadas medidas para travar a sua disseminação.
O governo mexicano propôs aumentar as tarifas sobre os automóveis chineses para 50%, de acordo com um projeto de lei apresentado ao parlamento mexicano e divulgado hoje.
A esperança de vida à nascença na União Europeia (UE) aumentou, em 2024, 0,3 anos para 81,7 anos, face ao ano anterior, segundo dados preliminares hoje divulgados pelo Eurostat.
Donald Trump acusou os discursos da "esquerda radical" de terem contribuído para o assassinato a tiro, na quarta-feira, de um dos seus fiéis aliados políticos, o influenciador Charlie Kirk, que qualificou de "mártir da verdade e da liberdade".