PJ deteve suspeito de homicídio de turista americano em Cascais

A Polícia Judiciária (PJ) deteve o suspeito do homicídio do turista americano em Cascais e de tentativa de homicídio de outro, com recurso a uma faca, na sequência de uma altercação na rua, adiantou esta polícia.

© Facebook da Polícia Judiciária

“Após intensa e ininterrupta ação de investigação iniciada logo após o conhecimento da prática dos crimes, a Policia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, identificou localizou e deteve, com base em suporte probatório de natureza testemunhal, documental e pericial obtido, um homem de 23 anos, fortemente indiciado da prática de dois crimes de homicídio, um na forma consumada e outro na forma tentada, ambos praticados com uso de arma branca, ocorridos na madrugada de hoje”, adiantou a PJ em comunicado.

As duas vítimas, uma das quais morreu na sequência dos ferimentos, foram abordadas numa rua de Cascais, tendo ocorrido “uma altercação que se gerou por motivos aparentemente fúteis, entre o agressor e as duas vítimas, inicialmente apenas de forma verbal e depois com agressões físicas, que motivaram o arguido agora localizado e detido a fazer uso de uma arma branca que mantinha guardada no interior do veículo automóvel que utilizava, para atingir com gravidade as duas vítimas”.

A vítima mortal morreu no local e o cidadão que sofreu ferimentos graves foi transportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde permanece internado, “em estado grave, mas estável”.

Segundo a PJ, “após as agressões, o agressor ausentou-se do local de forma rápida de modo a não ser intercetado pelas autoridades policiais entretanto acionadas para o local”.

O suspeito detido será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

Segundo a PSP, que acorreu ao local após o alerta dado pelas 03:16 da madrugada de hoje, o homem que ficou ferido explicou que, quando se dirigia para o alojamento local onde estava a dormir, foi abordado por três homens que “em jeito de provocação, tentaram tocar no chapéu que a vítima usava”.

Chamados à atenção, o turista de 34 anos acabou por ser agredido com três murros na cara e, depois disto, telefonou a um amigo que se encontrava perto. “Instantes depois, compareceu no local o seu amigo, iniciando-se uma altercação verbal entre estes e os três suspeitos”, explicou a PSP em comunicado.

Um dos suspeitos terá usado uma arma branca para provocar vários golpes nas duas vítimas, sendo que o homem que acabou por morrer foi esfaqueado nas costas, braços e cara.

Depois das agressões, os três homens terão fugido num carro que se encontrava perto do local.

A morte do turista americano tinha sido avançada hoje pelo Correio da Manhã, adiantando que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tentou reanimá-lo, mas os golpes eram profundos e em zonas vitais.

Últimas do País

Seis pessoas morreram no despiste de um veículo ligeiro, na madrugada deste domingo, na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, que se incendiou após o embate. As vítimas serão jovens com idades entre os 18 e os 20 anos, avança a RTP.
Um pequeno incêndio deflagrou, na manhã de sábado, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, obrigando à transferência de dois doentes para outras unidades de saúde.
Os proprietários de imóveis com um IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) superior a 100 euros têm até hoje para pagar a última prestação deste imposto.
O preço da farinha e do açúcar tem vindo a baixar desde o início do ano, mas o valor dos ovos deverá encarecer os doces de Natal, ao registar, desde o início do ano, um aumento de quase 32%.
Cerca de 20% das 2.331 vagas abertas para os novos médicos escolherem a especialidade ficaram por preencher, anunciou hoje a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), alertando para a incapacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em fixar esses profissionais.
O Banco Alimentar Contra a Fome (BA) começa hoje uma nova campanha de recolha de alimentos, em 2 mil lojas e com a ajuda de mais de 41 mil voluntários, apelando “à partilha de alimentos com quem mais precisa”.
A TAP está a atualizar o ‘software’ de controle de voo dos seus aviões A320, após problemas detetados pela Airbus, mas com “impacto reduzido” na operação e sem necessidade de cancelamentos, avançou hoje à Lusa fonte oficial da companhia.
O médico Miguel Alpalhão, que recebeu mais de 700 mil euros em três anos de cirurgias adicionais no Hospital de Santa Maria (Lisboa), foi suspenso de funções com perda total de vencimento.
Os maiores aumentos registaram-se entre mulheres asiáticas, sobretudo oriundas do Bangladesh, que ocupou o segundo lugar no número de episódios nos dois anos analisados.
Um bebé de apenas um ano deixou de respirar nos braços do pai, em Loures, mas a tragédia foi evitada por um agente da PSP que, em poucos segundos, conseguiu reanimá-lo.