IGAS abriu inquérito ao caso do bebé que nasceu na receção da urgência

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) revelou hoje que instaurou um inquérito para investigar o caso do bebé que nasceu na receção da urgência do Hospital Santos Silva, na Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE).

© D.R.

A situação ocorreu a 4 de outubro e foi relatada à RTP pelo pai da criança e confirmada à Lusa pela administração da ULS.

Em resposta hoje à agência Lusa, a IGAS indigou que recebeu uma participação no dia 06 de outubro e, por despacho de 7 de outubro de 2025, foi decidido pelo inspetor-geral instaurar um processo de inquérito.

“[O objetivo é] apurar os factos relacionados com a assistência prestada a uma utente grávida, cujo bebé nasceu na receção do Hospital Eduardo Santos Silva, integrado na Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho, E.P.E.”, refere a IGAS.

À RTP, o pai da criança disse que apresentou queixa a várias entidades, porque o bebé terá caído de cabeça no momento da expulsão, enquanto a mãe fazia a admissão.

Já a administração da ULSGE rejeitou que a grávida não tenha recebido assistência, descrevendo que, “num primeiro momento, foi assistida na sala de emergência”, um espaço “contíguo à área de receção constituído por médico e enfermeiros”.

Em resposta à Lusa, a ULS admitiu que a grávida recorreu ao serviço de urgência do Santos Silva pelas 16:30, tendo sido feito um CTG (cardiotografia, exame que monitoriza a frequência cardíaca fetal e as contrações uterinas da mãe) “onde se verificou que a utente não se encontrava em fase ativa de trabalho de parto, não sendo previsível uma alteração do quadro tão súbita”.

“Considerando a curta distância entre a residência e o hospital, menos de 10 minutos, e de acordo com as recomendações da Especialidade de Obstetrícia, aplicámos o procedimento habitual: indicação de regresso a casa, com retorno à urgência em caso de alterações no quadro clínico”, referiu a ULSGE.

Segundo o hospital, às 19:59, quando regressou, “durante admissão, procedimento administrativo cuja duração é de três minutos, deu-se o parto, sendo que a grávida foi pronta e instantaneamente assistida pela equipa de emergência”, concluiu.

A 08 de outubro, a ministra da Saúde disse que uma situação como esta não pode deixar ninguém descansado, mas sublinhou que “o hospital tem os mecanismos que já foram acionados para fazer o reporte daquilo que aconteceu objetivamente”.

“É óbvio que nós também não podemos passar o nosso tempo em inquéritos e processos. O que nós queremos é que o Serviço Nacional de Saúde funcione e funcione bem”, disse aos jornalistas à margem do 3.º Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica.

Ana Paula Martins escusou-se a fazer mais comentários sobre esta matéria, dizendo não conhecer a realidade toda.

“Não sabemos em que situação é que a senhora chega à urgência, não sabemos como é que foi feita a triagem. Não sabemos exatamente, a verdade é esta”, concluiu.

Últimas do País

O Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP) acusou hoje a TAP e a Azores Airlines de violarem normas do Espaço Schengen em voos nacionais, obrigando as autoridades a realizarem controlos a todos os passageiros.
O setor dos centros de dados irá contribuir com 3,7 mil milhões de euros para o produto interno bruto (PIB) de Portugal em 2031, segundo um estudo da Portugal DC com a Pb7 Research.
A proibição de captura de tamboril por esgotamento da quota nacional ficou sem efeito face à perspetiva de concretizar uma troca de quotas com Espanha, anunciou hoje a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
O Tribunal Judicial de Leiria condenou hoje um jovem na pena única de 10 anos de prisão por crimes sexuais contra a irmã menor.
Oito pessoas ficaram esta terça-feira feridas na sequência de um ataque com arma branca ocorrido nas instalações da Associação Picapau, um centro de tratamento de toxicodependência localizado em Almoster, no concelho de Santarém, informou fonte da Proteção Civil.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) revelou hoje que instaurou um inquérito para investigar o caso do bebé que nasceu na receção da urgência do Hospital Santos Silva, na Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE).
O Passe Ferroviário Verde representou mais de 13 milhões de euros de receita para a CP no primeiro ano em vigor, 120.000 novos clientes de passe e cerca de 650.000 títulos vendidos, avançou hoje o Governo.
A PSP anunciou hoje que desmantelou na Grande Lisboa uma organização criminosa “altamente sofisticada e perigosa" numa operação em que apreendeu a maior quantidade de droga de sempre e em que a investigação cumpriu “todos os protocolos” com a PJ.
Professores entregaram esta semana no parlamento mais de 24 mil assinaturas a exigir a contagem integral de serviço e reposição na carreira de milhares de profissionais, à semelhança do que já aconteceu com outros docentes.
As autoridades detetaram mais de 23.700 infrações rodoviárias na semana da campanha 'Viajar sem Pressa', mais de metade das quais por excesso de velocidade, segundo o balanço divulgado esta terça-feira.