Serviço de helicópteros do INEM com operação 24 horas na região Norte

O helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sediado em Macedo de Cavaleiros funciona a partir de hoje 24 horas por dia, juntando-se aos de Évora e Loulé, anunciou hoje aquele organismo do Ministério da Saúde.

© INEM

“Este reforço segue-se à recente transição para operação 24 horas das bases de Évora e Loulé, concretizada a 20 de outubro, representando mais um passo na expansão da capacidade de resposta aérea do INEM em todo o território continental”, destaca o INEM em comunicado.

De acordo com o instituto, a extensão do regime noturno a Macedo de Cavaleiros foi precedida de um “período de preparação e treino adicional das equipas de pilotos, atendendo às especificidades orográficas da região Norte, que exigem condições de segurança reforçadas para o voo noturno”.

Com este alargamento, o INEM diz aproximar-se da “conclusão da implementação do regime 24H em todas as bases do SHEM [Serviço de Helicópteros de Emergência Médica]”, prevista para 01 de novembro e que prevê a operação de quatro helicópteros de tipologia média e com capacidade para transporte de incubadoras.

Segundo o instituto, este reforço do SHEM representa “um aumento significativo da prontidão e eficácia da resposta aérea do INEM, permitindo uma assistência médica mais rápida em situações de emergência, independentemente da hora ou localização”.

Reafirmando o seu “compromisso com a melhoria contínua do sistema de emergência médica, garantindo que os meios aéreos disponíveis operam com os mais elevados padrões de segurança, qualidade e eficiência”, o instituto refere que as equipas envolvidas “têm destacado o desempenho positivo das aeronaves, sublinhando a fiabilidade, estabilidade e conforto que proporcionam condições ideais para a prestação de cuidados de emergência em voo”.

O SHEM é atualmente operado pela Gulf Med Aviation Services, numa operação complementada pela Força Aérea Portuguesa.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento em Portugal Continental de um Sistema Integrado de Emergência Médica, para garantir a rápida prestação de cuidados de saúde aos sinistrados ou vítimas de doença súbita.

Entre as principais atribuições do INEM estão a prestação de cuidados de emergência médica no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do sistema.

Últimas do País

Um homem sem abrigo suspeito de ter furtado malas no aeroporto de Lisboa e um carro da Câmara de Lisboa foi detido pela PSP e colocado em prisão preventiva pelo tribunal, anunciou hoje a força policial.
Os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real vão passar por fases de aviso laranja nos próximos dias devido a problemas marítimos ou incidentes, anunciados hoje o IPMA.
O Comando Regional de Emergência e Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo informou que existem várias estradas inundadas e ativou no nível amarelo o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo.
Os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo estão, até às 00:00 de domingo, sob aviso vermelho por causa da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Menos de 2.000 clientes da E-Redes estavam às 20:00 de hoje sem energia elétrica em várias zonas de Portugal continental, devido ao mau tempo pela passagem da depressão Ingrid, adiantou a empresa, destacando que a situação está "a normalizar".
A Proteção Civil registou 79 ocorrências devido ao mau tempo desde as 00h00 de hoje, devido à passagem da depressão de Ingrid, com destaque na zona de Lisboa e Vale do Tejo e Bragança.
Dezassete pessoas ficaram hoje desalojadas na sequência de um incêndio num quadro elétrico no prédio onde habitavam no concelho de Felgueiras, no distrito do Porto, disse fonte da proteção civil.
Dos nove arguidos suspeitos de associação criminosa visando o assalto a ourivesarias no Alto Minho, apenas uma mulher aceitou hoje falar no início do julgamento no tribunal de Viana do Castelo, negando os crimes que lhe são imputados.
O projeto de saúde mental “Let’s Talk About Children” (LTC), coordenado em Portugal pela Universidade de Coimbra (UC), pretende reduzir nos próximos anos a percentagem de jovens com sintomas depressivos, perturbações de ansiedade e problemas de comportamento.
A Liga dos Bombeiros alertou que os meios de socorro estão a ser acionados com base apenas na distância e avisou que nem sempre quem está mais perto é quem chega primeiro.