Matosinhos distinguida pela UNESCO como Cidade Criativa da Gastronomia

Matosinhos passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na vertente Gastronomia, juntando-se a uma lista restrita de municípios portugueses distinguidos pela organização pelo seu contributo na promoção da cultura e das indústrias criativas, foi hoje revelado.

© D.R.

O anúncio foi feito hoje pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês) que este ano distinguiu mais 58 cidades em oito categorias.

Em 2016, aquele município do distrito do Porto tinha já apresentado oficialmente uma candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, mas na categoria do Design, mobilizando escolas, empresas, associações e instituições locais para enfatizar o seu ecossistema criativo, o património arquitetónico e a oferta formativa e empresarial ligada ao design.

Contudo, à data, Matosinhos não foi selecionada, vindo agora a conseguir o reconhecimento da UNESCO na área da Gastronomia.

De acordo com a página oficial desenvolvida pelo município para o efeito, a candidatura apresentada foi baseada num processo alargado de consulta e envolvimento dos principais atores da fileira gastronómica local, tendo sido recolhidos dados junto de mais de 400 restaurantes, realizados grupos de foco com entidades do setor, 14 entrevistas individuais e promovidas parcerias com cidades criativas internacionais.

O objetivo do município foi construir um Plano de Ação robusto, orientado para a sustentabilidade, valorização do património gastronómico e cooperação global, afirmando Matosinhos como destino gastronómico de excelência e reforçando a sua identidade cultural e económica.

Entre as 58 cidades que passam a integrar este ano a rede estão, além de Matosinhos, localidades de todos os continentes, entre elas Kisumu (Quénia) e Nova Orleães (Estados Unidos da América), ambas na área da música, Riade (Arábia Saudita) em design, Gizé (Egito) em cinema, Cuenca (Equador) em gastronomia, Rovaniemi (Finlândia) em arquitetura, Malang (Indonésia) nas artes digitais e Aberystwyth (Reino Unido) em literatura, entre outras.

A lista inclui ainda a cidade angolana do Lubango, na categoria de Artesanato e Artes Populares, e a brasileira São Paulo, no Cinema.

Este ano, a UNESCO integrou pela primeira vez o tema “Arquitetura” na Rede de Cidades Criativas, juntando-se aos sete domínios já existentes: Artesanato e Artes Populares, Artes Digitais, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura e Música.

Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO integra atualmente 408 cidades, em mais de 100 países, promovendo a cooperação internacional e reconhecendo o compromisso com setores como gastronomia, música, literatura, design, artes digitais, artesanato e cinema.

Além de Matosinhos, Portugal conta já com Idanha-a-Nova (Música), Óbidos (Literatura), Amarante (Música), Barcelos (Artesanato e Artes Populares), Braga (Artes Digitais), Caldas da Rainha (Artesanato e Artes Populares), Leiria (Música), Covilhã (Design), Santa Maria da Feira (Gastronomia) e Castelo Branco (Artesanato e Artes Populares) na Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

A rede tem como objetivo favorecer a mútua cooperação internacional com e entre as cidades-membros comprometidas em investir na criatividade como motor de desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e cultural.

Últimas do País

O taxista acusado de atropelar mortalmente um jovem universitário numa passadeira em Lisboa, em setembro de 2024, foi esta quinta-feira condenado a 14 anos e nove meses de prisão.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através das suas Unidades Regionais, realizou, nas últimas semanas uma operação nacional de fiscalização direcionada à comercialização de brinquedos.
O Governo vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos próximos dias 24, 26 e 31 de dezembro, mais um dia do que o habitual, refere um despacho assinado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.
A Polícia Judiciária deteve no Algarve um homem de 37 anos processado pelas autoridades brasileiras por suspeitas de crimes de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, foi hoje anunciado.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) realiza esta quinta-feira um plenário de protesto no aeroporto de Lisboa devido à ausência de resposta do Governo em resolver os problemas dos polícias que estão nas fronteiras aéreas.
O Ministério do Ambiente e Energia foi hoje alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, na sequência das anteriormente efetuadas na empresa Transtejo, por suspeita de fraude na obtenção de subsídios, segundo fonte ligada ao processo.
A Inspeção-geral da Saúde está a analisar se há indícios de responsabilidade financeira em três conselhos de administração do hospital de Santa Maria, incluindo o que foi liderado pela ministra da saúde, Ana Paula Martins.
A Transtejo foi hoje alvo de buscas por suspeitas de fraude na obtenção de subsídios, estando em causa 17 milhões de euros, anunciou a Polícia Judiciária, indicando que a operação decorreu de um inquérito dirigido pela Procuradoria Europeia.
Portugal teve a segunda maior quebra no índice de produtividade do trabalho agrícola, de 10,7%, em 2025, tendo o indicador aumentado 9,2% na UE em comparação com o ano anterior, divulga hoje o Eurostat.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou hoje para esquemas de recomendações de investimento fraudulentos em redes sociais, em particular em grupos de WhatsApp, que podem servir como um meio para manipulação de mercado.