Número de passageiros desembarcados em portos nos Açores baixa pelo 3.º mês

O número de passageiros desembarcados nos Açores em viagens marítimas interilhas voltou a baixar em setembro, com menos 0,83% do que no período homólogo, segundo dados do Serviço Regional de Estatística (SREA).

© D.R

Os números publicados na página do SREA e consultados hoje pela Lusa revelam que, em setembro, desembarcaram nos portos da região 58.159 passageiros, provenientes de viagens interilhas, menos 485 (0,83%) do que no mesmo mês em 2024.

É o terceiro mês consecutivo com quebras no número de passageiros desembarcados por via marítima nos Açores, em comparação com igual período em 2024.

Ainda assim, no valor acumulado entre janeiro e setembro, houve mais desembarques em 2025.

No total, foram 462.324, mais 2.477 (0,54%) do que em igual período no ano anterior.

Na época baixa, a Atlânticoline, empresa que assegura as ligações marítimas de passageiros nos Açores, realiza viagens apenas entre as ilhas do Triângulo (Pico, Faial e São Jorge) e entre Flores e Corvo.

Entre junho e setembro, passam também a estar abrangidas as outras duas ilhas do grupo Central: Terceira e Graciosa.

Apenas as ilhas do Pico e do Faial contrariaram a tendência regional e apresentaram uma subida no número de desembarques em setembro.

A ilha do Pico, que tem várias viagens diárias para o Faial, durante todo o ano, foi a que registou maior movimento de passageiros, neste mês, com 25.856 desembarques, mais 2% do que no período homólogo.

Já a ilha do Faial somou 24.578 viajantes, mais 2,4% do que em setembro de 2024.

A ilha de São Jorge, que também tem ligações ao Pico e ao Faial, durante todo o ano, registou uma quebra de 5,07%, com um total de 6.293 desembarques.

No último mês da operação sazonal, a Terceira contabilizou 747 viajantes, menos cinco (0,66%) do que no período homólogo, e a Graciosa 313, menos oito (2,49%).

Também no grupo Ocidental, onde há viagens por via marítima entre Flores e Corvo, durante todo o ano, houve uma redução de passageiros desembarcados em setembro.

Nas Flores, o número de desembarques (190) baixou 7,32% e no Corvo (182) a quebra foi de 13,33%.

No valor acumulado dos primeiros nove meses do ano, também só houve um crescimento homólogo nas ilhas do Pico e do Faial.

O Pico registou 208.932 desembarques e uma subida de 1,29%, enquanto o Faial contabilizou 194.733 e um aumento de 0,64%.

A maior quebra percentual ocorreu na Graciosa, que, entre junho e setembro, contou 2.202 viajantes, menos 17,31% do que em 2024.

No mesmo período, a Terceira registou uma redução de 9,53%, com 4.926 desembarques.

No grupo Ocidental, a ilha das Flores contabilizou 1.989 passageiros (menos 8,04%), de janeiro a setembro, e a ilha do Corvo 1.863 (menos 8,59%).

Com 47.679 passageiros, nos primeiros nove meses do ano, a ilha de São Jorge, registou uma quebra de 0,21% face ao período homólogo.

Desde 2020 está suspensa a operação sazonal da Atlânticoline, que ligava todas as ilhas do arquipélago (com exceção do Corvo), com navios de maior dimensão, entre maio e setembro.

Nos meses de época alta (de junho a setembro), há agora apenas ligações marítimas entre as ilhas do grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e entre as Flores e o Corvo (grupo Ocidental).

Últimas do País

Um homem foi detido pela GNR de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, para cumprimento de um ano e meio de prisão a que foi condenado na Roménia, ficando em prisão preventiva enquanto aguarda extradição.
O jovem de 19 anos suspeito de violar duas estudantes, entre julho e outubro, em Vila Real, vai aguardar julgamento em prisão domiciliária com pulseira eletrónica, informou hoje o Ministério Público.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) instaurou hoje um processo de esclarecimento sobre o transporte de um bebé em estado crítico desde o Hospital de Faro até ao Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, de ambulância.
O Sindicato Independente dos Médicos alertou hoje que a falta de integração total entre os sistemas informáticos do Hospital Amadora-Sintra e dos cuidados de saúde primários dificulta o acesso completo aos dados clínicos, podendo comprometer a segurança dos doentes.
A GNR deteve, na sexta-feira, em Vila Nova de Gaia e no Porto, oito suspeitos de tráfico e aprendeu mais de 4.700 doses de droga, cerca de 192 mil euros em numerário, armas e outro material, foi hoje anunciado.
Um homem, de 56 anos, foi detido e ficou sujeito à medida de coação de obrigação de permanência na habitação, por ser suspeito de abuso sexual da enteada, em São Miguel, nos Açores, revelou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Um incêndio deflagrou na manhã de hoje, pelas 11:40, no Estabelecimento Prisional de Tires, concelho de Cascais, depois de uma reclusa ter incendiado o colchão e alguns pertences da sua cela, estando a situação normalizada, informaram os serviços prisionais.
Um empreiteiro, que começa a ser julgado na quarta-feira em Coimbra, é acusado de violar as regras de segurança que terão causado a morte do seu tio numa obra, assim como de falsas declarações para encobrir o acidente.
A produção renovável abasteceu 50,2% do consumo energético em Portugal em outubro, a percentagem mais baixa dos últimos dois anos, devido às condições “particularmente desfavoráveis” registadas nesse mês, informou hoje a REN – Redes Energéticas Nacionais.
O ICNF revelou hoje que no período de 25 de julho a domingo foram registados 22 ataques lobos no Planalto Mirandês que afetaram 113 animais e mataram 83, na sua maioria ovinos.