EDP antecipa forte aumento da procura de eletricidade com centros de dados

O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.

© D.R.

“Uma das tendências principais é o crescimento incrível da procura a que estamos a assistir”, afirmou Stilwell d’Andrade, durante a apresentação do plano estratégico 2026-2028, em Londres.

O gestor deu como exemplo um centro de dados atualmente em construção em Portugal, com uma potência instalada de cerca de 1,2 gigawatts (GW). Quando concluído, “só este ‘data center’ poderá representar dez terawatts-hora de energia. Isto representa 20% da procura energética de Portugal”, sublinhou.

“Fiquei surpreendido quando soube disto”, acrescentou o responsável, referindo que fenómenos semelhantes estão a ser observados “nos EUA, em Portugal, em Espanha e praticamente em todo o lado”.

O novo plano da EDP, divulgado hoje, assenta num contexto de forte aumento da procura e prevê investimentos de 12.000 milhões de euros até 2028, com foco em projetos de energias renováveis, redes elétricas e soluções de flexibilidade.

Segundo a empresa, o investimento total inclui cerca de 7.500 milhões de euros na EDP Renováveis (EDPR) — em projetos eólicos, solares e de armazenamento de energia (BESS) —, dos quais cerca de 60% nos Estados Unidos, e 3.600 milhões de euros em redes de eletricidade, dois terços dos quais na Península Ibérica.

Últimas do Mundo

O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.
A Comissão Europeia quer a União Europeia (UE) ligada por linhas ferroviárias de alta velocidade até 2040, incluindo a ligação entre Lisboa e Madrid, e criar um único bilhete intermodal para combinar diferentes empresas e modos de transporte.
Cerca de 120 mil pessoas permanecem abrigadas em centros de evacuação ou com familiares em Cuba, após a passagem do furacão Melissa pela costa leste da ilha, na quarta-feira passada, segundo dados preliminares.
Um britânico de 32 anos foi esta segunda-feira, 3 de novembro, acusado por tentativa de homicídio durante um ataque num comboio no sábado que resultou em 11 feridos, um dos quais continua em estado grave, anunciou a polícia.
A rede social LinkedIn começou esta segunda-feira a usar dados dos utilizadores para treinar o seu modelo de inteligência artificial (IA), mas existem medidas para impedir essa recolha, incluindo um formulário e a desativação nas definições de privacidade da plataforma.
O presidente do governo da região espanhola de Valência, Carlos Mazón, demitiu-se hoje do cargo, reconhecendo erros na gestão das cheias que mataram 229 pessoas em 29 de outubro de 2024.
Os países da OCDE, como Portugal, receberam, nos últimos 25 anos, mais de metade de todos os migrantes internacionais do mundo, avança um relatório hoje divulgado.
Um em cada cinco médicos e enfermeiros a trabalhar nos sistemas de saúde dos 38 países-membros da OCDE, como Portugal, é migrante, avança um relatório hoje divulgado pela organização.