Ministério da Educação prolonga concurso extraordinário e aumenta vagas

O Ministério da Educação decidiu prolongar o concurso extraordinário para escolas com mais dificuldades em contratar docentes e vai rever a portaria de vagas, reforçando em algumas disciplinas sem mexer no total de lugares disponíveis.

© D.R.

“Vamos prolongar o prazo e vamos fazer um pequeno ajustamento nas vagas. O número de vagas global é o mesmo, mas faremos um pequeno acerto”, informou hoje o ministro Fernando Alexandre, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com sindicatos sobre o protocolo negocial para a revisão do Estatuto da Carreira Docente.

O concurso, lançado na semana passada com 1.800 vagas, terminava no dia 14, mas foi prolongado até às 23:59 de 21 de novembro.

Quanto às vagas, o Governo não vai mexer no total de lugares disponíveis, mas sim no número vagas para cada grupo de recrutamento, tirando daqueles “em que provavelmente nem temos candidatos suficientes” para reforçar outras disciplinas.

É o caso de Física e Química, inicialmente sem vagas disponibilizadas e para a qual o Ministério da Educação, Ciência e Inovação chegou a garantir, na semana passada, ter professores disponíveis para as escolas mais carenciadas.

“Na última reserva de recrutamento apenas foram solicitados três horários” para professores de Física e Química para aquelas escolas, “encontrando-se atualmente em bolsa de recrutamento um total de 12 docentes por colocar”, justificou a tutela na altura.

Além de Física e Química, o ministro adiantou hoje que serão também reforçadas as vagas para o grupo de recrutamento do 1.º ciclo do Ensino Básico.

Últimas do País

O Hospital de Vila Franca de Xira tem mais de 80 camas contratualizadas para doentes que já tiveram alta clínica, num investimento superior a seis milhões de euros por ano, revelou hoje o presidente do conselho de administração.
Os preços dos bilhetes nos serviços CP vão aumentar, em média, 2,26% em 2026, mas o custo dos passes não vai ter alterações, anunciou hoje a empresa.
O bolo-rei foi a última grande mudança na ceia de Natal tradicional portuguesa. Mais de 100 anos depois de sua introdução, o investigador acredita que este doce poderá começar a perder a centralidade que conquistou.
A GNR e a PSP detiveram nos últimos quatro dias uma média de 76 condutores por dia por excesso de álcool no sangue, no âmbito de operações de fiscalização mais rigorosos em virtude da quadra festiva.
Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.
A Polícia Judiciária (PJ) detectou hoje no Porto o advogado Paulo Topa, confirmou à Lusa fonte da polícia, tendo a diligência ocorrida no âmbito de uma investigação por desvio de fundos.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no sábado em Lisboa um homem de 38 anos que era alvo de um Mandado de Detenção Europeu pela prática de Furtos Qualificados e Burlas Informáticas, anunciou hoje a PSP.
Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à interferência marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).