Massacre antissemita: Pai e filho matam 15 pessoas em ataque em praia australiana

Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.

© EPA/MICK TSIKAS AUSTRALIA AND NEW ZEALAND OUT

Quinze pessoas morreram e pelo menos 42 ficaram feridas num ataque armado ocorrido durante uma celebração judaica na praia de Bondi, em Sydney, confirmou a polícia do estado de Nova Gales do Sul. O balanço de vítimas foi sucessivamente revisto em alta nas últimas horas, à medida que os dados hospitalares foram sendo consolidados.

O ataque teve lugar no passado domingo, quando centenas de pessoas se encontravam reunidas para celebrar o Hannukah numa das praias mais emblemáticas da Austrália. Segundo as autoridades, o número de mortos não inclui um dos atacantes, abatido no local pela polícia. Já o segundo suspeito, um jovem de 24 anos, foi detido e encontra-se hospitalizado em estado crítico. A polícia confirmou que os dois atacantes eram pai e filho, de 50 e 24 anos, e que utilizaram armas semiautomáticas.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, classificou o tiroteio como “um ato terrorista antissemita”, sublinhando a gravidade do ataque num país reconhecido pelas suas leis rigorosas de controlo de armas de fogo.

Entre os feridos contam-se várias crianças. Pelo menos três menores permanecem internados com ferimentos provocados por disparos, incluindo uma criança de 12 anos, até ao fecho desta edição. “É absolutamente horrível. Aquilo a que assistimos foi o pior da humanidade”, afirmou o ministro da Saúde de Nova Gales do Sul, Ryan Park.

No meio do caos, destacou-se um ato de coragem que rapidamente correu o mundo. Um homem conseguiu enfrentar um dos atiradores, desarmando-o, numa ação captada em vídeo e amplamente divulgada nas redes sociais. O gesto valeu-lhe o reconhecimento público das autoridades e da população.

A polícia revelou ainda que um dos atacantes era conhecido dos serviços de segurança, embora não estivesse sinalizado como ameaça iminente. No veículo associado ao ataque foram encontrados vários objetos suspeitos, incluindo possíveis engenhos explosivos improvisados, que estão agora a ser analisados pelas autoridades.

O massacre ocorre num contexto de crescente tensão, após uma série de ataques antissemitas registados na Austrália ao longo do último ano. Embora não exista, para já, uma ligação formal entre esses episódios e o ataque de Bondi, o caso reacendeu o debate sobre radicalização, segurança interna e a proteção das comunidades religiosas.

Quase três décadas depois do último grande massacre com armas de fogo no país, a Austrália confronta-se novamente com um dos episódios mais negros da sua história recente — desta vez, num local símbolo de lazer, liberdade e convivência.

Últimas do Mundo

Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.