A associação automóvel informou ainda em comunicado que, apesar do “recente impulso positivo”, os volumes gerais de vendas permanecem “muito abaixo dos níveis anteriores à pandemia” covid-19.
Os veículos elétricos a bateria alcançaram uma quota de mercado de 16,9% nos primeiros 11 meses de 2025, em linha com as projeções para o ano, de acordo com a ACEA. Foram vendidas 1.662.399 unidades deste tipo de automóveis até novembro.
Os quatro maiores mercados da UE para veículos elétricos registaram aumentos, com a Alemanha na liderança (41,3%), seguida pela Bélgica (10,2%), Países Baixos (8,8%) e França (9,1%). Em Portugal, o aumento foi de 27,5%, com um total de 46.666 veículos elétricos novos vendidos entre janeiro e novembro.
A opção preferida dos consumidores da UE são os híbridos, com uma quota de mercado de 34,6% entre janeiro e novembro de 2025, enquanto os carros a gasolina e a diesel juntos representaram 36,1% das vendas.
Durante os primeiros 11 meses do presente exercício, foram vendidos 3.408.907 híbridos no bloco comunitário. Entre os principais mercados, Espanha liderou o crescimento das vendas de híbridos (26%), à frente de França (24,2%), Alemanha (8,7%) e Itália (7,9%).
Da mesma forma, as matrículas de híbridos ‘plug-in’ continuaram a crescer, atingindo 912.723 unidades entre janeiro e novembro, impulsionadas pelos aumentos de volume em mercados como Espanha (113%), Itália (80,6%) e Alemanha (62,7%).
Entretanto, as matrículas de carros a gasolina caíram 18,6% entre janeiro e novembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2024, com quedas em todos os principais mercados da União Europeia.
França liderou as reduções (32,1%), seguida pela Alemanha (22,4%), Itália (17,4%) e Espanha (14,6%).
Por marcas, destaca-se o recuo de 38,8% entre janeiro e novembro do fabricante de veículos elétricos Tesla, que perdeu terreno desde que o seu presidente executivo (CEO), Elon Musk, se tornou, há um ano, patrocinador e colaborador do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A quota de mercado da Tesla situou-se em 1,3%, contra 2,2% há um ano.
No polo oposto, destaca-se a ascensão do fabricante chinês de carros elétricos BYD, que viu as suas vendas progredirem 240% na UE nos primeiros 11 meses de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.