Alunos melhoraram a Português e Biologia, mas notas baixaram a Matemática

© D.R.

Os resultados da primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário revelam melhorias em perto de metade das disciplinas, incluindo Português e Biologia, mas quebras ligeiras a Matemática e Física e Química.

De acordo com os dados do Júri Nacional de Exames (JNE), divulgados hoje pelo Ministério da Educação, não houve médias negativas nas provas finais do secundário e as notas subiram de forma significativa em 10 das 25 disciplinas sujeitas a exame.

Na comparação com os resultados obtidos no ano passado, Português é uma das disciplinas que mais se destaca. Entre os 35.065 alunos que foram a exame, a média fixou-se em 12,5 valores, acima dos 10,9 valores registados em 2021/2022.

À disciplina mais concorrida — Biologia e Geologia, com 38.617 provas realizadas — a diferença não é significativa, mas os alunos também ficaram ligeiramente acima dos colegas avaliados no ano passado, passando de 10,8 valores para 11,4.

A maior subida foi, no entanto, a Matemática B que há um ano tinha sido a única disciplina com média negativa. Este ano, a média fixou-se em 11,3 valores.

Por outro lado, houve cinco disciplinas em que o JNE registou descidas significativas e Matemática A é uma delas. Com 33.749 provas realizadas, passou de uma média dos 11,9, no ano passado, para 11,0 este ano.

A Física e Química A, que foi também uma das mais participadas, houve uma ligeira descida, mas de apenas 0,5 valores, de 11,7 para 11,2.

Comparativamente ao ano passado, as maiores dificuldades foram a História da Cultura e das Artes, em que a média desceu dois valores para 10,3.

Este ano os exames realizaram-se em 658 escolas de todo o território nacional e nas escolas no estrangeiro com currículo português, com 263.626 inscrições na primeira fase dos exames nacionais e 208.646 provas realizadas.

Entre as disciplinas com um número de alunos superior a 2.500, a média mais elevada foi registada novamente na disciplina de Inglês (14,8 valores, igual ao ano passado). A mais baixa foi a Geometria Descritiva A, que se fixou nos 9,7 valores.

Na totalidade das 25 disciplinas, Mandarim (iniciação) lidera a tabela, com os 24 alunos que realizaram a prova a conseguirem uma classificação média 17,1 valores.

O processo de classificação das provas envolveu 8.142 docentes do ensino secundário, além de 10.000 docentes que vigiaram as provas e membros dos secretariados de exames das escolas, refere o JNE em comunicado.

“A avaliação da componente de produção e interação orais dos exames nacionais de línguas estrangeiras envolveu 11.420 avaliações da componente oral, nos seis exames nacionais de línguas estrangeiras”, acrescenta, referindo ainda 3.200 professores envolvidos na avaliação da componente oral.

A segunda fase dos exames nacionais arranca na quinta-feira e vai decorrer até dia 26 de julho.

Últimas do País

A nova linha nacional para a prevenção do suicídio, que entra em funcionamento na próxima semana, terá o número próprio 1411 e será assegurada por psicólogos e enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiatria.
Mais de 17 mil jovens candidataram-se à segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, que terminou na quarta-feira, menos 2.696 inscritos do que no ano passado.
A urgência geral do hospital de Beja está com constrangimentos, desde as 08h00 de hoje e até às 08h00 de sexta-feira, e aceita apenas doentes referenciados pelo INEM, outros médicos ou Linha SNS24.
Um navio mercante foi atacado por homens armados na madrugada desta quinta-feira, ao largo da costa algarvia, avança o jornal Correio da Manhã.
A Proteção Civil de Lisboa corrigiu hoje o número de vítimas mortais do descarrilamento do elevador da Glória, que é afinal de 16 e não de 17, como divulgado esta manhã.
A violência psicológica e emocional representa quase 78% dos casos de violência doméstica contra adultos mais velhos, sendo as vítimas maioritariamente mulheres e os supostos agressores filhos, noras ou genros, conclui um estudo hoje divulgado.
Nos primeiros seis meses do ano, em média, 17 pessoas praticaram o crime de furto por carteirista por dia, segundo os dados divulgados hoje pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que registou mais de três mil ocorrências.
Um vigilante do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) da Amadora foi esfaqueado esta quarta-feira por um formando daquela instituição.
O concurso público lançado pela Carris para a manutenção do Elevador da Glória foi cancelado em agosto, depois de todas as propostas apresentadas terem ficado acima do preço-base estipulado, revelou o jornal ECO.
Onze detidos por tráfico de droga nos distritos de Leiria, Lisboa e Santarém ficaram sujeitos a apresentações bissemanais às autoridades policiais, medida de coação aplicada pelo Tribunal de Leiria, disse hoje um dos seus advogados.