‘Leões’ tentam fugir no comando, ‘encarnados’ tentam fugir à crise

Benfica e Sporting chegam ao dérbi lisboeta da 11.ª jornada da I Liga de futebol em situações bem distintas, com os 'encarnados' em 'brasas' após a eliminação da 'Champions' e os 'leões' motivados pela liderança do campeonato.

© Sporting Clube de Portugal

No domingo, os dois emblemas vão subir ao relvado do Estádio da Luz apenas separados por três pontos, mas em condições bem opostas, com o técnico Roger Schmidt pressionado e já alvo de alguma contestação no comando dos campeões nacionais, enquanto Rúben Amorim pode consolidar o comando do campeonato e a candidatura do clube de Alvalade ao título.

No duelo que fecha a ronda, o Sporting vai à Luz não só defender a liderança, e tentar até fugir nela, mas também a invencibilidade no campeonato, com um registo de nove vitórias e apenas um empate, esse no campo do Sporting de Braga (1-1), no primeiro grande teste da temporada até agora.

Já o Benfica, em termos numéricos, está na luta pelo título e tem apenas mais um desaire que os ‘leões’ na prova, mas o nível exibicional tem deixado os adeptos bem preocupados, juntamente com a campanha na Liga dos Campeões, até agora um das piores de sempre, com zero pontos e já com a eliminação confirmada.

Por isso mesmo, o Benfica, e Roger Schmidt, vão chegar ‘sob brasas’ à Luz e ao dérbi, não só pelo adeus precoce à ‘Champions’, mas sobretudo pela imagem deixada no jogo com a Real Sociedad (3-1) durante a semana, em que os ‘encarnados’ poderiam ter sofrido uma goleada histórica em San Sebastián.

Não é só o resultado com o rival basco que tem levantado protestos nos adeptos ‘encarnados’, mas toda uma série de exibições ‘cinzentas’ nos últimos dois meses e também dúvidas sobre os reforços, com o avançado brasileiro Arthur Cabral no topo dessa lista.

Existe a dúvida se Schmidt, que continua a não contar com Bah, Kokçu e Neres, todos devido a lesão, vai manter a tática dos três centrais e também João Neves como ala direito, algo que acabou por correr muito mal perante a Real Sociedad.

Já o Sporting vem de um triunfo na Liga Europa com os polacos do Rakow (2-1), que reforçou os ‘leões’ no apuramento da Liga Europa, mas que, sobretudo, permitiu poupar algumas das principais unidades, como o sueco Gyökeres, a grande figura da temporada, que falhou esse jogo por castigo.

O Benfica-Sporting está agendado para as 20:30 e terá arbitragem de Artur Soares Dias, da associação do Porto.

Últimas de Desporto

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) venceu hoje a Volta à Suíça, ao triunfar na oitava e última etapa em cronoescalada, em que anulou a diferença de 33 segundos para o então líder, o francês Kévin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels).
Teresa Bonvalot conquistou hoje o seu sexto título de campeã portuguesa de surf, ao triunfar na etapa açoriana da Liga da modalidade, disputada em São Miguel.
A seleção portuguesa conquistou hoje pela segunda vez a Liga das Nações de futebol, ao bater na final a Espanha por 5-3 no desempate por grandes penalidades, após 2-2 no final do tempo regulamentar e prolongamento.
Portugal tem hoje a possibilidade de conquistar o terceiro título da sua história, na final da Liga das Nações de futebol, mas para isso tem de ultrapassar uma Espanha imbatível há dois anos.
O piloto australiano Oscar Piastri (Mclaren) venceu hoje o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, nona prova da temporada, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O Paris Saint-Germain sagrou-se hoje campeão europeu pela primeira vez na história, ao golear o Inter Milão, por 5-0, na final da Liga dos Campeões de futebol, em Munique, na Alemanha.
Uma força de 5.400 polícias e gendarmes vai ser destacada para a capital de França e arredores, no sábado, para evitar distúrbios durante a final da Liga dos Campeões entre o PSG e o Inter de Milão, em Munique.
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, oitava das 24 etapas do Mundial, e aproximou-se do líder do campeonato.
As inglesas do Arsenal conquistaram hoje pela segunda vez a Liga dos Campeões feminina de futebol, ao vencerem o bicampeão em título FC Barcelona por 1-0, na final da edição 2024/25, disputada no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
O número um nacional de ténis, Nuno Borges, considera ter feito uma boa preparação em terra batida para Roland Garros, o que lhe dá "alguma confiança" para o 'major' francês, entre 25 de maio e 08 de junho, em Paris.