‘Leões’ tentam fugir no comando, ‘encarnados’ tentam fugir à crise

Benfica e Sporting chegam ao dérbi lisboeta da 11.ª jornada da I Liga de futebol em situações bem distintas, com os 'encarnados' em 'brasas' após a eliminação da 'Champions' e os 'leões' motivados pela liderança do campeonato.

© Sporting Clube de Portugal

No domingo, os dois emblemas vão subir ao relvado do Estádio da Luz apenas separados por três pontos, mas em condições bem opostas, com o técnico Roger Schmidt pressionado e já alvo de alguma contestação no comando dos campeões nacionais, enquanto Rúben Amorim pode consolidar o comando do campeonato e a candidatura do clube de Alvalade ao título.

No duelo que fecha a ronda, o Sporting vai à Luz não só defender a liderança, e tentar até fugir nela, mas também a invencibilidade no campeonato, com um registo de nove vitórias e apenas um empate, esse no campo do Sporting de Braga (1-1), no primeiro grande teste da temporada até agora.

Já o Benfica, em termos numéricos, está na luta pelo título e tem apenas mais um desaire que os ‘leões’ na prova, mas o nível exibicional tem deixado os adeptos bem preocupados, juntamente com a campanha na Liga dos Campeões, até agora um das piores de sempre, com zero pontos e já com a eliminação confirmada.

Por isso mesmo, o Benfica, e Roger Schmidt, vão chegar ‘sob brasas’ à Luz e ao dérbi, não só pelo adeus precoce à ‘Champions’, mas sobretudo pela imagem deixada no jogo com a Real Sociedad (3-1) durante a semana, em que os ‘encarnados’ poderiam ter sofrido uma goleada histórica em San Sebastián.

Não é só o resultado com o rival basco que tem levantado protestos nos adeptos ‘encarnados’, mas toda uma série de exibições ‘cinzentas’ nos últimos dois meses e também dúvidas sobre os reforços, com o avançado brasileiro Arthur Cabral no topo dessa lista.

Existe a dúvida se Schmidt, que continua a não contar com Bah, Kokçu e Neres, todos devido a lesão, vai manter a tática dos três centrais e também João Neves como ala direito, algo que acabou por correr muito mal perante a Real Sociedad.

Já o Sporting vem de um triunfo na Liga Europa com os polacos do Rakow (2-1), que reforçou os ‘leões’ no apuramento da Liga Europa, mas que, sobretudo, permitiu poupar algumas das principais unidades, como o sueco Gyökeres, a grande figura da temporada, que falhou esse jogo por castigo.

O Benfica-Sporting está agendado para as 20:30 e terá arbitragem de Artur Soares Dias, da associação do Porto.

Últimas de Desporto

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).
O canoísta Rui Lacerda conquistou hoje a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter tido uma qualificação e uma corrida sprint duras no Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda do Campeonato do Mundo, que terminou na 15.ª posição.