Passe Navegante gratuito para todos os estudantes até 23 anos a partir de janeiro

O passe de transportes públicos Navegante passa em janeiro a ser gratuito para todos os estudantes até aos 23 anos e pode ser carregado já a partir de hoje, anunciou a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).

©D.R.

O passe Navegante, que permite viajar em toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML), era até agora gratuito para os jovens estudantes residentes na capital, numa medida da Câmara Municipal.

De acordo com a TML, os atuais detentores do passe Navegante 4_18 ou sub-23 precisam de carregar o seu passe mensal, à semelhança do que acontecia, podendo faze-lo já a partir de hoje, “mas desta feita sem os custos para os utilizadores”.

“Este carregamento já está disponível em toda a rede existente dos operadores de transporte na Área Metropolitana de Lisboa e rede Navegante Payshop”, pode ler-se na nota da transportadora.

A TML já havia anunciado que os passes Navegante iriam manter o preço em 2024.

A empresa sublinhou que, desde a sua criação, em 01 de abril de 2019, o Navegante – utilizável em todas as empresas de serviço público de transporte regular de passageiros nos 18 municípios da AML – não sofreu alterações de preço em 2024.

Conforme previsto no Relatório do Orçamento do Estado 2024, este congelamento de preços torna possível, no próximo ano, continuar a efetuar deslocações em todos os operadores de transporte com o Navegante pagando os preços habituais: 30 euros para o Navegante municipal (deslocações dentro de um só município) e 40 euros para o Navegante metropolitano (nos 18 municípios da AML).

Continuam igualmente em vigor os descontos previstos nos títulos Navegante família e +65, mantendo-se a gratuitidade do Navegante 12.

Por decisão da Área Metropolitana de Lisboa, também os tarifários ocasionais válidos na Carris Metropolitana (serviço rodoviário) não sofrerão alterações no próximo ano, mantendo o valor que vigorava à data do seu lançamento, em junho de 2022.

Últimas do País

A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar (SPEPH) afirmou hoje estar muito preocupada com a formação dos técnicos de emergência pré-hospitalar, apontando que está em causa a qualidade dos cuidados prestados à comunidade.
A proposta para revisão da carreira de oficial de justiça é “gozar com quem trabalha”, defende o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), que põe fim ao “benefício da dúvida” a este Governo e anuncia o regresso à luta.
Um agente ficou ferido depois de ter sido atropelado por um condutor numa ação de fiscalização no Parque das Nações, em Lisboa, disse à Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).
O presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), Pedro Sobral, morreu hoje, aos 51 anos, na sequência de um atropelamento na Avenida da Índia, Lisboa, onde circulava de bicicleta, confirmou o grupo Leya, em comunicado.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi hoje recebido com honras militares pelo homólogo eslovaco, Peter Pellegrini, em Bratislava, com quem esteve reunido cerca de meia hora antes de visitar os militares portugueses naquele país.
Um militar da GNR ficou com ferimentos ligeiros e recebeu tratamento hospitalar, na sexta-feira, após responder a uma denúncia de agressões com três envolvidos, dois deles já detidos, no concelho de Faro, disse fonte da corporação.
O Tribunal de Contas (TdC) fixou em 5.297,40 euros o valor da multa a aplicar à Câmara de Caminha por irregularidades ocorridas entre 2015 e 2020 em vários contratos públicos, remetendo o processo para o Ministério Público (MP).
O TikTok conta atualmente com 3,6 milhões de utilizadores ativos em Portugal, afirma Enrico Bellini, responsável das relações governamentais da rede social para o Sul da Europa.
O Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS) vai realizar uma greve nacional a 15 de janeiro e convocou uma manifestação para junto da Assembleia da República, anunciou hoje o seu presidente, Ricardo Cunha.
Mais de 70% dos serviços de Finanças estão encerrados, no primeiro de dois dias de greve dos trabalhadores do Fisco, segundo os dados avançados pelo sindicato.