Cinco detidos pela PJ no aeroporto com 780 mil doses de cocaína

A Polícia Judiciária deteve na terça-feira cinco homens com 780 mil doses individuais de cocaína, em flagrante delito, no aeroporto de Lisboa, no âmbito da operação “Passageiros Fantasma”, na qual foram ainda apreendidos 30 mil euros em buscas domiciliárias.

© Facebook da PJ

De acordo com o comunicado da Polícia Judiciária (PJ) hoje divulgado, os cinco homens são suspeitos de integrar “um grupo criminoso organizado dedicado ao tráfico de estupefacientes por via aérea” e foram detidos numa operação da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ, no âmbito de um inquérito do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

Os detidos têm idades entre os 28 e os 42 anos e foram presentes a tribunal para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação, estando a investigação ainda a decorrer.

“No decurso da operação “Passageiros Fantasma”, foi possível apurar que os detidos, munidos de bilhetes de avião que não utilizaram, acederam ao Aeroporto de Lisboa com o propósito de retirarem do tapete de bagagens duas malas com cocaína, provenientes de um voo da América Latina”, explicou a PJ em comunicado.

Segundo a PJ, no decurso da operação, que contou com a colaboração da divisão da PSP no aeroporto, “foi possível verificar que dois dos detidos, sob supervisão e controlo dos três restantes, que efetuavam, também, manobras de contra vigilância, recolheram duas malas de viagem que transportaram para o exterior do aeroporto, onde acabaram por ser intercetados”, sendo que o interior da bagagem continha “o equivalente a cerca 780 mil doses individuais de cocaína”.

“Na sequência das detenções, foram, ainda, efetuadas buscas domiciliárias, tendo sido apreendidos cerca de 30 mil euros em notas, três viaturas automóveis, uma arma de fogo proibida, munições e documentação diversa”, acrescentou a PJ no comunicado.

Últimas do País

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi hoje recebido com honras militares pelo homólogo eslovaco, Peter Pellegrini, em Bratislava, com quem esteve reunido cerca de meia hora antes de visitar os militares portugueses naquele país.
Um militar da GNR ficou com ferimentos ligeiros e recebeu tratamento hospitalar, na sexta-feira, após responder a uma denúncia de agressões com três envolvidos, dois deles já detidos, no concelho de Faro, disse fonte da corporação.
O Tribunal de Contas (TdC) fixou em 5.297,40 euros o valor da multa a aplicar à Câmara de Caminha por irregularidades ocorridas entre 2015 e 2020 em vários contratos públicos, remetendo o processo para o Ministério Público (MP).
O TikTok conta atualmente com 3,6 milhões de utilizadores ativos em Portugal, afirma Enrico Bellini, responsável das relações governamentais da rede social para o Sul da Europa.
O Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS) vai realizar uma greve nacional a 15 de janeiro e convocou uma manifestação para junto da Assembleia da República, anunciou hoje o seu presidente, Ricardo Cunha.
Mais de 70% dos serviços de Finanças estão encerrados, no primeiro de dois dias de greve dos trabalhadores do Fisco, segundo os dados avançados pelo sindicato.
Trinta toneladas de moluscos foram apreendidas e 62 pessoas detidas entre 2021 e 2024 numa operação em Portugal, Espanha e França, com ligação ao tráfico de seres humanos, anunciaram hoje a Europol e GNR.
Três pessoas foram detidas na operação de hoje da PSP nos bairros do Alto da Cova da Moura e Zambujal, na Amadora, durante a qual foi aprendida roupa usada pelos suspeitos nos tumultos na Grande Lisboa em outubro.
A PSP está a desenvolver hoje uma operação nos bairros Alto da Cova da Moura e Zambujal, na Amadora, relacionada com inquéritos que investigam crimes ligados aos tumultos ocorridos em outubro na Área Metropolitana de Lisboa.
Este imóvel não é caso único, a SIC Notícias apurou que há muitas outras casas vazias, na mesma freguesia.