Homens armados matam 23 passageiros em ataque a vários veículos no Paquistão

Homens armados mataram a tiro 23 passageiros depois de os identificarem e retirarem de autocarros, camiões e outros veículos, num dos ataques mais mortíferos no sudoeste do Paquistão, disseram hoje a polícia e as autoridades.

©D.R.

As mortes ocorreram durante a madrugada em Musakhail, um distrito na província do Baluchistão, disse Ayub Achakzai, um dirigente da polícia local. Os agressores queimaram pelo menos 10 veículos antes de fugirem.

Outras cinco pessoas ficaram feridas, numa autoestrada que liga o Punjab, a região oriental do Paquistão, ao Baluchistão, disse Najibullah Kakar, representante do distrito de Musakhail, à agência de notícias France-Presse.

O Presidente Asif Ali Zardari e o ministro do Interior, Mohsin Naqvi, em declarações separadas, descreveram o ataque como bárbaro e prometeram que os responsáveis não escapariam à justiça.

O ataque ocorreu horas depois de o grupo separatista do Baluchistão, o Exército de Libertação Baluch, ter alertado os residentes da província para se manterem afastadas das autoestradas. Não houve, no entanto, até ao momento, qualquer reivindicação do ataque.

Os separatistas no Baluchistão têm frequentemente atacado trabalhadores e outras pessoas vindas do Punjab, no âmbito de uma campanha para os obrigar a abandonar a província, que durante anos foi palco de uma insurreição.

A maioria dos assassínios anteriores foi atribuída a este grupo e a outros que exigem a independência do governo central em Islamabad. Fundamentalistas islâmicos também estão presentes na província.

Últimas do Mundo

Joias de “valor inestimável” foram roubadas hoje de manhã do Museu do Louvre, Paris, por assaltantes que fugiram do local, enquanto o museu mais visitado do mundo anunciou ter fechado, por “motivos excecionais”.
O FBI está a investigar o movimento de extrema-esquerda Antifa como grupo terrorista, de forma igual à Al-Qaeda ou Estado Islâmico (EI), disse o diretor da agência norte-americana de investigação criminal, Kash Patel.
O mundo está a caminho de acrescentar dois meses com temperaturas perigosamente elevadas até final do século, com os Estados mais pobres a serem mais afetados do que os maiores emissores de gases com efeito de estufa (GEE).
A Meta anunciou esta sexta-feira que está a adicionar controlos parentais para as interações entre crianças e os chatbots de inteligência artificial (IA), incluindo a capacidade de desativar parcialmente os modelos de IA a partir do início do próximo ano.
A República Checa vive uma mudança política de grande amplitude. O movimento liderado por Andrej Babiš, integrante dos Patriots for Europe, venceu as eleições parlamentares de 4 de outubro com 34,5 % dos votos e 80 deputados, tornando-se a principal força política do país.
Corrida solidária muçulmana realizada em Londres apenas para homens levanta acusações de discriminação e está sob investigação pela Comissão de Igualdade e Direitos Humanos.
A Comissão Europeia multou hoje as marcas de moda de luxo Gucci, Chloé e Loewe em 157 milhões de euros por terem limitado os preços de revenda de produtos de roupa, calçado e acessórios durante oito anos.
A desflorestação atingiu 8,1 milhões de hectares em todo o mundo em 2024, de acordo com um relatório divulgado hoje, a menos de um mês da Conferência do Clima em Belém, no Brasil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) Europa e a Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro (IARC) defenderam hoje políticas rigorosas sobre o álcool, como impostos elevados e restrições de venda, para reduzir o consumo e prevenir o cancro.
Pelo menos 14 pessoas morreram no desabamento de uma mina em El Callao, na Venezuela, após chuvas torrenciais terem atingido a região a sudeste de Caracas, informaram hoje as autoridades.