Homens armados matam 23 passageiros em ataque a vários veículos no Paquistão

Homens armados mataram a tiro 23 passageiros depois de os identificarem e retirarem de autocarros, camiões e outros veículos, num dos ataques mais mortíferos no sudoeste do Paquistão, disseram hoje a polícia e as autoridades.

©D.R.

As mortes ocorreram durante a madrugada em Musakhail, um distrito na província do Baluchistão, disse Ayub Achakzai, um dirigente da polícia local. Os agressores queimaram pelo menos 10 veículos antes de fugirem.

Outras cinco pessoas ficaram feridas, numa autoestrada que liga o Punjab, a região oriental do Paquistão, ao Baluchistão, disse Najibullah Kakar, representante do distrito de Musakhail, à agência de notícias France-Presse.

O Presidente Asif Ali Zardari e o ministro do Interior, Mohsin Naqvi, em declarações separadas, descreveram o ataque como bárbaro e prometeram que os responsáveis não escapariam à justiça.

O ataque ocorreu horas depois de o grupo separatista do Baluchistão, o Exército de Libertação Baluch, ter alertado os residentes da província para se manterem afastadas das autoestradas. Não houve, no entanto, até ao momento, qualquer reivindicação do ataque.

Os separatistas no Baluchistão têm frequentemente atacado trabalhadores e outras pessoas vindas do Punjab, no âmbito de uma campanha para os obrigar a abandonar a província, que durante anos foi palco de uma insurreição.

A maioria dos assassínios anteriores foi atribuída a este grupo e a outros que exigem a independência do governo central em Islamabad. Fundamentalistas islâmicos também estão presentes na província.

Últimas do Mundo

O presidente eleito Donald Trump escolheu Russell Thurlow Vought, um dos 'arquitetos' do programa governamental ultraconservador Projeto 2025, para chefiar o Gabinete de Gestão e Orçamento do futuro Governo.
Os Estados-membros das Nações Unidas (ONU) adotaram hoje por consenso uma resolução que visa dar início a negociações formais para a criação de uma convenção sobre crimes contra a humanidade.
Pelo menos quatro pessoas morreram e 33 ficaram feridas num ataque, atribuído a Israel, que destruiu um edifício no centro de Beirute, noticiaram esta manhã os meios de comunicação do Líbano.
O Governo do Laos disse hoje estar "profundamente entristecido" pela morte de seis turistas ocidentais, alegadamente após terem bebido álcool adulterado com metanol em Vang Vieng, uma cidade do noroeste do país, popular entre mochileiros.
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, reuniu-se com o próximo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na sexta-feira em Palm Beach, Florida, anunciou este sábado a porta-voz da Aliança Atlântica.
O presidente russo, Vladimir Putin, defendeu hoje que o uso de armas ocidentais pelas forças ucranianas para atingir o seu país transformou a guerra na Ucrânia num "conflito global" e admitiu atacar os aliados de Kiev envolvidos.
O Centro de Jornalistas do Afeganistão (AFJC, na sigla em inglês) acusou hoje o governo dos talibãs de ter imposto restrições graves aos meios de comunicação social no país através de decisões extralegais.
"Isabel dos Santos, filha do antigo presidente de Angola, abusou sistematicamente dos seus cargos em empresas estatais para desviar pelo menos 350 milhões de libras esterlinas (420 milhões de euros), privando Angola de recursos e financiamento para o tão necessário desenvolvimento", afirma o Governo britânico.
Um grupo de ação climático recomendou ao Governo do País de Gales de proibir a presença de cães em parques ou jardins, pois os imigrantes alegam sentir “estar em perigo” na presença destes animais.
A Rússia ameaçou esta segunda-feira adotar uma "resposta apropriada" no campo de batalha no caso de a Ucrânia disparar mísseis norte-americanos de longo alcance contra o seu território, após luz verde de Washington sobre a sua utilização.