PJ deteta 106 mil euros sem justificação nas contas de autarca do PS

Nas contas do autarca socialista Patrocínio Azevedo, detido no âmbito da Operação Babel, em 2023, foram identificados depósitos no valor de 106 mil euros, incompatíveis com os seus rendimentos legais declarados ao Fisco entre 2018 e o ano da sua detenção.

© Facebook de Patrocínio Azevedo

A análise, realizada pelo Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA) da Polícia Judiciária, abrangeu nove contas bancárias pertencentes ao antigo vice-presidente da Câmara de Gaia.

O Ministério Público (MP) requereu a liquidação de 42,5 milhões de euros a cinco arguidos e oito empresas acusadas de corrupção no setor urbanístico em Gaia. Para assegurar o ressarcimento do património incongruente em caso de condenação, foram decretados o arresto de contas e bens dos visados.

Há cerca de 15 dias, o DIAP Regional do Porto apresentou ao Tribunal de Gaia um requerimento onde constam os rendimentos detalhados de Patrocínio Azevedo e da sua esposa, bem como os depósitos realizados nas contas do casal.

“O arguido Patrocínio Azevedo possuiu, assim, um património no valor de 106.588,16 euros, incompatível com os seus rendimentos lícitos e fiscalmente comprovados, apurado através da dedução do seu rendimento legal à totalidade do seu património”, pode-se ler no documento.

O MP suspeita que os depósitos e transferências não justificadas tenham origem em atividades ilícitas atribuídas ao antigo vice-presidente do Partido Socialista, acusado de cinco crimes de corrupção passiva, um de participação económica em negócio, um de tráfico de influência, quatro de recebimento ou oferta indevidos de vantagem e um de branqueamento de capitais.

O promotor imobiliário Paulo Malafaia também foi indiciado pelos mesmos crimes. O MP ordenou o arresto de saldos nas 77 contas bancárias controladas por Malafaia, além de veículos de luxo, incluindo um Porsche, um Jaguar e um Aston Martin avaliado em mais de 70 mil euros.

Patrocínio Azevedo e Paulo Malafaia estão em prisão preventiva desde maio de 2023. Estima-se que o autarca do Partido Socialista tenha recebido cerca de 125 mil euros em dinheiro, além de outros valores não apurados pela investigação e também terá aceite quatro relógios de luxo avaliados em aproximadamente 13 mil euros.

Últimas do País

Uma derrocada de rocha e terra no caminho florestal alternativo à Estrada Regional do Raminho, na ilha Terceira, teve lugar esta manhã, devido à "instabilidade dos taludes" na área sísmica, informou o Governo dos Açores.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu em Ponta Delgada, nos Açores, 300 peças de vestuário falsificadas, com um valor comercial estimado em 4.500 euros, e identificou uma mulher de 56 anos, foi hoje revelado.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pretende definir um plano de formação para dotar os procuradores de ferramentas na prevenção, investigação e combate ao tráfico de pessoas, segundo a estratégia contra o fenómeno hoje divulgada.
As doentes com endometriose já podem beneficiar de medicamentos com comparticipação em 69% nas farmácias, anunciou hoje a associação MulherEndo, que considera ser "um passo importante na melhoria da qualidade de vida das mulheres".
Um homem, de 54 anos, foi detido pela PSP e ficou em prisão preventiva por alegados furtos, sobretudo de artigos em ouro e dinheiro, em estabelecimentos comerciais e numa residência particular em Évora, revelou hoje fonte policial.
Um homem que estava proibido de se aproximar da ex-companheira, no âmbito de um processo de violência doméstica, foi detido pela PSP do Barreiro, no distrito de Setúbal, por tentativa do mesmo crime e de incêndio da residência.
Um homem, de 41 anos, suspeito de ter burlado dezenas de pessoas num esquema que envolvia apostas desportivas, voltou a ser condenado no Tribunal da Feira, após a repetição do julgamento, mas agora viu ser-lhe aplicada uma pena suspensa.
Uma embarcação de pesca, com sete tripulantes a bordo, afundou hoje de madrugada no cais da Docapesca, em Aveiro, sem causar vítimas, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Um homem morreu hoje de manhã após ter sido baleado na via pública na Avenida 11 de Setembro de 1979 na Reboleira, Amadora, disse à agência Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).
A Unidade Local de Saúde da Arrábida informou hoje que está a acompanhar um surto de hepatite A, que já terá afetado cerca de 20 pessoas, uma em estado grave, numa comunidade de Setúbal.