Inquérito vai avaliar bem-estar dos jovens profissionais de Saúde

A Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde lançou hoje um inquérito 'online' para avaliar o bem-estar de jovens médicos, farmacêuticos e enfermeiros até aos 35 anos, identificando os maiores desafios que enfrentam atualmente no setor.

© D.R.

“O barómetro pretende clarificar a realidade dos jovens profissionais de saúde, compreender quais são os maiores desafios que os jovens enfrentam e o que os fideliza à sua profissão e às suas equipas”, explica Xavier Canavilhas, representante da Plataforma, citado em comunicado.

De acordo com a plataforma, que integra representantes dos jovens profissionais da área da saúde, o estudo “vai dar origem a um barómetro nacional, que será apresentado a 05 de abril”, sendo “pioneiro no setor”.

“Será a base para a criação do ‘Barómetro dos Jovens Profissionais de Saúde em Portugal’, uma ferramenta estratégica para compreender os desafios e oportunidades enfrentados por estes profissionais”, lê-se.

O questionário, que está acessível a todos os jovens profissionais de saúde até aos 35 anos, inclusive, desde hoje na página oficial do estudo na Internet (https://www.jovenssaude.pt/barómetro), abrange temas como qualidade de vida, condições de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a satisfação com a escolha da carreira.

“Num momento em que a saúde é um dos temas mais debatidos no país, acreditamos que vamos trazer respostas para tomadas de decisão mais eficazes sobre o futuro destes profissionais. Esta ferramenta é uma importante auscultação à sociedade, por isso, apelamos à participação de todos os profissionais de saúde, como médicos, farmacêuticos, enfermeiros, médicos-veterinários entre outras classes”, indica Xavier Canavilhas.

A Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde, que agrega sete associações da área, salienta que os dados recolhidos vão ajudar a identificar tendências e prioridades, que vão desde a adequação da formação académica ao mercado de trabalho, sem esquecer os principais fatores de motivação e retenção de talentos.

“Acreditamos que esta iniciativa também pode ser um ponto de partida para novas políticas públicas e estratégias organizacionais que valorizem os profissionais e assegurem a sustentabilidade dos sistemas de saúde em Portugal através da retenção de jovens profissionais”, conclui o representante da Plataforma.

Os resultados do inquérito vão ser apresentados na Convenção Nacional de Jovens Profissionais de Saúde, que está agendada para 05 de abril, em Lisboa.

Últimas do País

As provas-ensaio de Monitorização de Aprendizagens (ModA), que deveriam realizar-se este mês, foram adiadas para abril devido às tempestades que atingiram várias zonas do país, destruindo escolas e afetando a vida dos alunos, famílias e profissionais.
Cerca de 2.600 militares estão no terreno para apoio direto às populações afetadas pelas tempestades que têm assolado Portugal continental, em 40 municípios, anunciou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
O hospital de Leiria recebeu quase um milhar de feridos com traumas desde 28 de janeiro, quando a depressão Kristin atingiu a região, de acordo com informação dada hoje na reunião diária da Comissão Municipal de Proteção Civil.
Quase 900 pessoas tiveram de ser realojadas desde domingo devido ao mau tempo em Portugal continental, anunciou hoje o comandante nacional da Proteção Civil.
Os alegados traficantes de droga detidos pela Polícia Judiciária (PJ) em Portimão no âmbito da operação 'Valhalla' recorriam a um carro funerário para transportar a cocaína na região sem levantar suspeitas, revelou hoje a força policial.
Empresários das frutas e legumes portugueses, que marcam presença na feira Fruit Logistica, em Berlim, consideram as medidas anunciadas pelo Governo “paliativos” que podem pôr em risco a atividade de muitos produtores.
Um total de 93 mil clientes da E-Redes continuava sem abastecimento elétrico pelas 12:00 de hoje, na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo pelo continente português, divulgou a empresa.
Moradores de aldeias que estão sem eletricidade há 10 dias, na sequência da depressão Kristin, estão a mobilizar-se para uma manifestação esta noite, em Pombal, para reclamar soluções urgentes para a população que “está desesperada”.
A administração do Hospital de Santa Maria solicitou aos profissionais que participaram na atividade adicional de dermatologia para devolverem os valores recebidos indevidamente, noticia o jornal Expresso.
As pessoas que vivam num dos concelhos afetados pela tempestade Kristin e tenham perdido ou extraviado o cartão de cidadão, vão poder renová-lo sem pagar taxas, determinou hoje o Governo, em portaria publicada em Diário da República.