Samsung prevê subida de 400 por cento dos lucros operacionais em 2024

A tecnológica Samsung Electronics antecipou hoje um lucro operacional de 32,72 biliões de wons (cerca de 22 mil milhões de euros) em 2024, um aumento de 398,2%, ancorado na procura de semicondutores.

© D.R.

O maior fabricante mundial de chips de memória fez saber, através de um comunicado, que espera que a receita de vendas aumente 15,9% em 2023, para 300,08 biliões de won (cerca de 200 mil milhões de euros).

No quarto trimestre, a empresa sediada em Suwon (a sul de Seul) estima que o lucro operacional tenha crescido 130,5% entre julho e setembro, para 6,5 biliões de won (cerca de 4,3 mil milhões de euros), enquanto as vendas terão aumentado 10,7%, para cerca de 75 biliões de won (cerca de 50 mil milhões de euros).

Não obstante o crescimento antecipado pela gigante tecnológica sul-coreana, estes números, especialmente os relativos ao lucro operacional do quarto trimestre, estão abaixo das expectativas dos analistas sul-coreanos, que esperavam um lucro de 7,65 biliões de won (5,1 mil milhões de euros).

Os dados surgem numa altura marcada pelos atrasos da Samsung em obter a aprovação do gigante americano Nvidia para a conceção de chips de inteligência artificial para memória de alta largura de banda.

Como é habitual nas suas previsões de resultados, a empresa não forneceu previsões para o lucro líquido nem mais pormenores por ramo de atividade.

Após 2023, quando o abrandamento da procura levou a Samsung a fazer ajustes nas existências e cortes significativos na produção, a empresa espera uma recuperação sólida este ano.

A empresa divulgará a folha de resultados para o ano inteiro no final do janeiro.

Últimas de Economia

O preço do ouro continua a quebrar máximos históricos, alcançando hoje um valor próximo dos 3.400 dólares a onça (equivalente a 28,3 gramas)
O Banco Central Europeu (BCE) acredita que a adoção do euro digital vai levar à retirada de cinco em cada 10 euros físicos em circulação, segundo um relatório hoje divulgado.
O Governo italiano vai permitir que a oferta pública de aquisição (OPA) do Banco BPM pela UniCredit avance, desde que sejam cumpridas algumas condições, de acordo com um comunicado divulgado esta sexta-feira à noite.
Mais de uma em cada três empresas alemãs prevê reduzir o número de postos de trabalho em 2025, segundo um estudo do Instituto Alemão de Economia de Colónia (IW) em que se alerta para uma “crise profunda”.
A pesca da sardinha vai reabrir esta segunda-feira, com um limite de 34.406 toneladas para 2025, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.
O preço dos ovos na União Europeia (UE) subiu 6,7% em março, face ao mês homólogo, e 2,9% em Portugal, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
O Tribunal de Contas encontrou falhas no controlo efetuado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) ao regime fiscal de que beneficiam os fundos de investimento imobiliário, segundo um relatório de auditoria hoje divulgado.
O setor da hotelaria tem boas expectativas para o fim de semana da Páscoa, antecipando uma ocupação de 73% e um preço médio de 161 euros, afirma a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).
Grandes bancos portugueses têm restrições nos empréstimos à indústria de defesa, em especial de armamento, e alguns admitem vir a alterar no âmbito da mudança estratégica para rearmamento a nível da União Europeia (UE).
O número de pedidos de ajuda por dificuldade em pagar a renda aumentou no primeiro trimestre 67% face ao mesmo período do ano passado, indica Deco, que recebeu mais de 300 solicitações até ao final de março.