Negociações para tréguas em Gaza deverão ter hoje última ronda

As conversações, a decorrer no Qatar, têm como objetivo pôr fim a 15 meses de guerra no enclave palestiniano.

©Facebook Israel Reports

Uma última ronda de negociações entre Israel e o Hamas sobre tréguas em Gaza deverá realizar-se hoje no Qatar, disse à Agência France Presse (AFP) fonte próxima das negociações.

As conversações, a decorrer no Qatar, têm como objetivo pôr fim a 15 meses de guerra no enclave palestiniano.

“Uma última ronda de negociações deve ter lugar hoje em Doha”, entre os chefes dos serviços secretos israelitas, os mediadores norte-americanos e o primeiro-ministro do Qatar, por um lado, e os mediadores e o movimento palestiniano Hamas, por outro.

A fonte que falou à France Prece, e que não quis ser identificado, acrescentou que o encontro pretende “finalizar os últimos pormenores do acordo”.

As negociações que visam libertar os 94 reféns mantidos em Gaza e alcançar um acordo de tréguas com o Hamas, intensificaram-se nos últimos dias.

Apesar dos esforços diplomáticos liderados pelo Qatar, pelo Egito e pelos Estados Unidos, não foram alcançadas tréguas desde a pausa de uma semana no final de novembro de 2023, que resultou na libertação de uma centena de reféns.

As negociações já tinham decorrido em Doha em dezembro, mas o Hamas e Israel acusaram-se mutuamente de bloqueio durante o processo.

Na segunda-feira, analistas israelitas consultados pela AFP disseram que um acordo estava próximo, particularmente por causa da decisão do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, de ignorar a pressão dos próprios ministros de extrema-direita da coligação governamental.

Uma fonte palestiniana próxima do Hamas, em declarações à AFP, referiu-se na segunda-feira a “progressos significativos” nas negociações.

“A atual ronda de negociações é a mais séria e profunda e alcançou progressos significativos”, frisou à agência France-Presse a fonte próxima do Hamas, que também não se quis identificar.

A mesma fonte disse que o projeto de acordo estava a ser finalizado para estabelecer detalhes sobre o número de reféns que seriam libertados em troca de prisioneiros palestinianos detidos por Israel.

As discussões incluem também a questão da ajuda humanitária a Gaza, acrescentou.

A guerra em Gaza foi desencadeada pelo ataque do Hamas contra Israel em 07 de outubro de 2023, que resultou na morte de 1.210 pessoas, a maioria civis, segundo uma contagem da AFP baseada em dados oficiais israelitas. Nesse dia, 251 pessoas foram também raptadas.

Mais de 46.500 pessoas, a maioria civis, foram mortas na campanha militar de retaliação de Israel em Gaza, de acordo com dados do Ministério da Saúde do Hamas, que a ONU considera credíveis.

Últimas do Mundo

Um adolescente sueco foi acusado na Austrália de utilizar aplicações (app) de comunicação encriptadas para facilitar assassinatos por encomenda na Suécia e na Dinamarca, anunciaram hoje as polícias dos três países.
O Tribunal Supremo do Reino Unido decidiu hoje que a definição de mulher na legislação britânica sobre a igualdade de género deve ser baseada no sexo biológico, excluindo mulheres transgénero.
A Presidente do México, Claudia Sheinbaum, indicou hoje que o seu Governo está a preparar-se para receber os cidadãos regressados dos Estados Unidos, após a decisão do homólogo norte-americano, Donald Trump, de aumentar as deportações.
O número de novos pedidos de asilo apresentados na União Europeia (UE) fixou-se em janeiro nos 66.800, com os venezuelanos a ultrapassarem os sírios, que ocupavam o primeiro lugar desde maio de 2022, divulgou hoje o Eurostat.
O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (2019-2022) encontra-se em estado estável na unidade de cuidados intensivos, após ter sido submetido a uma cirurgia que durou 12 horas, divulgou este domingo o Hospital de Brasília, onde está internado.
As autoridades sanitárias da República Dominicana atualizaram hoje para 226 o número de mortos no desabamento do teto de uma discoteca na capital do país.
Um estudo da Universidade de Santiago de Compostela assinala que os motores de busca tradicionais apresentam respostas menos corretas quando comparados com os modelos de Inteligência Artificial (IA) estudados.
A plataforma espanhola Maldita concluiu que a rede global de verificação de factos GFCN é uma iniciativa russa que pretende imitar outras redes internacionais de 'fact-checking', mas com supostos especialistas que compartilham desinformação.
Pelo menos 184 pessoas morreram na sequência do desabamento do teto de uma discoteca em Santo Domingo, capital da República Dominicana, na madrugada de terça-feira, indica um novo balanço divulgado pelas autoridades locais.
Pelo menos 164 civis morreram e 910 ficaram feridos em ataques russos na Ucrânia em março, mais 50% do que no mês anterior e 70% acima do mesmo período de 2024, segundo dados hoje divulgados pelas Nações Unidas.