Negociações para tréguas em Gaza deverão ter hoje última ronda

As conversações, a decorrer no Qatar, têm como objetivo pôr fim a 15 meses de guerra no enclave palestiniano.

©Facebook Israel Reports

Uma última ronda de negociações entre Israel e o Hamas sobre tréguas em Gaza deverá realizar-se hoje no Qatar, disse à Agência France Presse (AFP) fonte próxima das negociações.

As conversações, a decorrer no Qatar, têm como objetivo pôr fim a 15 meses de guerra no enclave palestiniano.

“Uma última ronda de negociações deve ter lugar hoje em Doha”, entre os chefes dos serviços secretos israelitas, os mediadores norte-americanos e o primeiro-ministro do Qatar, por um lado, e os mediadores e o movimento palestiniano Hamas, por outro.

A fonte que falou à France Prece, e que não quis ser identificado, acrescentou que o encontro pretende “finalizar os últimos pormenores do acordo”.

As negociações que visam libertar os 94 reféns mantidos em Gaza e alcançar um acordo de tréguas com o Hamas, intensificaram-se nos últimos dias.

Apesar dos esforços diplomáticos liderados pelo Qatar, pelo Egito e pelos Estados Unidos, não foram alcançadas tréguas desde a pausa de uma semana no final de novembro de 2023, que resultou na libertação de uma centena de reféns.

As negociações já tinham decorrido em Doha em dezembro, mas o Hamas e Israel acusaram-se mutuamente de bloqueio durante o processo.

Na segunda-feira, analistas israelitas consultados pela AFP disseram que um acordo estava próximo, particularmente por causa da decisão do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, de ignorar a pressão dos próprios ministros de direita radical da coligação governamental.

Uma fonte palestiniana próxima do Hamas, em declarações à AFP, referiu-se na segunda-feira a “progressos significativos” nas negociações.

“A atual ronda de negociações é a mais séria e profunda e alcançou progressos significativos”, frisou à agência France-Presse a fonte próxima do Hamas, que também não se quis identificar.

A mesma fonte disse que o projeto de acordo estava a ser finalizado para estabelecer detalhes sobre o número de reféns que seriam libertados em troca de prisioneiros palestinianos detidos por Israel.

As discussões incluem também a questão da ajuda humanitária a Gaza, acrescentou.

A guerra em Gaza foi desencadeada pelo ataque do Hamas contra Israel em 07 de outubro de 2023, que resultou na morte de 1.210 pessoas, a maioria civis, segundo uma contagem da AFP baseada em dados oficiais israelitas. Nesse dia, 251 pessoas foram também raptadas.

Mais de 46.500 pessoas, a maioria civis, foram mortas na campanha militar de retaliação de Israel em Gaza, de acordo com dados do Ministério da Saúde do Hamas, que a ONU considera credíveis.

Últimas do Mundo

Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.