Greve dos técnicos de serviços prisionais com mais de 50% de adesão

A adesão dos técnicos de reinserção e serviços prisionais à greve às horas extraordinárias iniciada no sábado tem sido superior a 50%, chegando a 80% em alguns locais, disse hoje à Lusa fonte sindical.

© D.R.

O presidente do Sindicato do Técnicos da Direção-Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais (SinDGRSP), Miguel Gonçalves, antevê que o impacto da paralisação, para já reduzido, “vá acentuar-se” com o decorrer do protesto, convocado até 30 de junho.

Um dos serviços que poderá vir a ser afetado é o da vigilância eletrónica, incluindo na área da violência doméstica, precisou.

Miguel Gonçalves reiterou a disponibilidade do SinDGRSP para suspender a greve assim que o Governo agende uma data para o início de negociações da revisão da carreira, anunciada pelo Ministério da Justiça para o primeiro semestre deste ano.

Além da revisão das carreiras técnicas da área de reinserção e serviços prisionais, o sindicato exige uma valorização salarial dos profissionais, o pagamento dos suplementos de ónus, risco e penosidade, a abertura de concursos para promoção nas carreiras não revistas – técnicos profissionais de reinserção social, técnicos superiores de reinserção social, e técnicos superiores de reeducação -, bem como para coordenadores técnicos, e o reforço dos recursos humanos em todas as áreas.

De acordo com o pré-aviso da paralisação, “durante a greve ao trabalho a ‘segurança e manutenção do equipamento e instalações’ são asseguradas no âmbito dos serviços mínimos, sempre que tal se justifique”.

Últimas do País

O procurador-geral da República não se comprometeu hoje com uma data de conclusão da averiguação preventiva à empresa familiar do primeiro-ministro, a Spinumviva, e disse estar a avaliar “os meios necessários” para a terminar.
O ministro da Educação admitiu hoje que o ano letivo poderá arrancar com falta de professores nas escolas, mas disse acreditar num regresso às aulas com a "máxima normalidade" e que as escolas consigam suprimir falhas.
Os jovens diplomados do ensino superior que ainda não estão a beneficiar da devolução das propinas vão poder receber o prémio de valorização das qualificações, mas terão de escolher entre esse apoio ou o IRS Jovem.
O Ministério Público (MP) confrontou hoje José Sócrates, em tribunal, com escutas em que este combinou um jantar, em 2014, em casa do ex-banqueiro Ricardo Salgado, tendo o antigo primeiro-ministro insistido que essa refeição nunca aconteceu.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses defendeu hoje a realização de um debate nacional, a partir de outubro, envolvendo o Estado central, municípios e entidades competentes, para se tomarem medidas que evitem a repetição de incêndios no próximo verão.
O Governo vai descongelar, a partir do ano letivo 2026/2027, o valor das propinas das licenciaturas, que não sofre alterações desde 2020 e passará de 697 para 710 euros, anunciou hoje o ministro da Educação.
Os estudantes deslocados pagam, pelo menos, mais 200 euros por mês para frequentar o ensino superior face aos colegas que estudam na sua cidade, com o alojamento a representar a maior despesa.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) recolheu durante os meses de julho e agosto 187 armas de fogo e 2.730 munições, que foram entregues de forma voluntária pelos proprietários, anunciou hoje esta polícia.
O Ministério Público está a investigar a morte de um bebé de 11 meses que terá sofrido uma paragem cardiorrespiratória à porta do centro de saúde de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.
Uma falha num equipamento informático obrigou hoje o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, a adiar consultas e cirurgias programadas e a desviar doentes não críticos para os serviços de urgências de outras unidades hospitalares.