“Não vamos descansar ou ficar em silêncio até que todos regressem”

Depois de serem libertados três reféns pelo Hamas, Israel libertou 183 prisioneiros palestinianos.

© Facebook de Isaac Herzog

O presidente de Israel, Isaac Herzog, já reagiu à libertação dos três reféns israelitas, este sábado, pelo Hamas.

“Yarden Bibas, Ofer Kalderon e Keith Siegel estão finalmente em casa. Preocupamo-nos e esperámos pelo seu regresso”, lê-se numa publicação de Herzog na rede social X.

Continua, dizendo: “O reencontro de Yarden com a sua família é, simplesmente, de partir o coração. Todos nós continuamos profundamente preocupados com o destino dos nossos amados Shiri, Ariel e Kfir Bibas – como uma nação inteira, nós guardamo-los no nosso coração. As pessoas de Israel estão do lado de Yarden e de toda a família, com grande preocupação e a rezar”.

“Os filhos de Ofer, Erez e Sahar, já regressaram para junto da mãe, a corajosa Hadas, e da restante família durante a primeira libertação. No seu Bar Mitzvah, há uns meses, Erez leu o Torá – um livro sagrado do judaísmo -, enquanto o pai continuava preso em Gaza”, lê-se.

Também na primeira libertação de reféns, a “heroica esposa de Keith, Aviva” regressou para juntos dos seus quatro filhos e cinco netos e, desde aí, “Aviva tem falado em inúmeros encontros, a chorar e a trabalhar” para o regresso do marido.

“Cada um deles merece tempo para se reabilitar e para reconstruir as suas vidas e cada um dos reféns merece regressar a casa em breve. Nós não vamos descansar ou ficar em silêncio até que todos os nossos irmãos e irmãs regressem do inferno do cativeiro em Gaza – até ao último”.

De recordar que, esta manhã, foram libertados mais três reféns pelo Hamas, em Gaza. Já Israel libertou 183 prisioneiros palestinianos.

Últimas do Mundo

A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.
A Comissão Europeia quer a União Europeia (UE) ligada por linhas ferroviárias de alta velocidade até 2040, incluindo a ligação entre Lisboa e Madrid, e criar um único bilhete intermodal para combinar diferentes empresas e modos de transporte.
Cerca de 120 mil pessoas permanecem abrigadas em centros de evacuação ou com familiares em Cuba, após a passagem do furacão Melissa pela costa leste da ilha, na quarta-feira passada, segundo dados preliminares.
Um britânico de 32 anos foi esta segunda-feira, 3 de novembro, acusado por tentativa de homicídio durante um ataque num comboio no sábado que resultou em 11 feridos, um dos quais continua em estado grave, anunciou a polícia.
A rede social LinkedIn começou esta segunda-feira a usar dados dos utilizadores para treinar o seu modelo de inteligência artificial (IA), mas existem medidas para impedir essa recolha, incluindo um formulário e a desativação nas definições de privacidade da plataforma.