Regulador da energia aplicou 45 coimas num total superior a 850 mil euros

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) decidiu 60 processos de contraordenação em 2024, que resultaram em 45 condenações com coima, cujo valor total ascendeu a 853.645 euros, foi hoje anunciado.

© D.R.

“No mesmo período, foram ainda atribuídas compensações a consumidores no quadro das decisões tomadas por transação pela ERSE, no montante total de 26.198,69 euros”, indicou o regulador, em comunicado.

Das 45 condenações com aplicação de coima, 17 avançaram para procedimento de transação (permite a simplificação e celeridade processuais e tem ainda permitido a compensação dos consumidores lesados), 16 foram pagas voluntariamente, 12 foram aplicadas através de decisão unilateral e quatro com admoestação.

Foram ainda arquivados 11 processos, dos quais dois com emissão de autos de advertência.

Entre os processos decididos em 2024, a ERSE destacou o da ENI Plenitude, em que foi aplicada uma coima de 548.000 euros por ter alterado os preços aos clientes durante o período de fidelização e violado deveres de informação aos seus clientes no seu ‘site’, nos contratos celebrados e nas faturas emitidas.

Destacou ainda o processo da SU Eletricidade, em que foi aplicada uma coima de 90.000 euros reduzida a metade, através de processo de transação, devido ao pagamento de compensações a clientes no valor de 25.680,83 euros.

A SU Eletricidade foi condenada por ter violado o dever de submeter ao operador logístico de mudança de comercializador os pedidos dirigidos pelos clientes no prazo máximo de cinco dias úteis, ter violado o dever de reduzir a potência contratada após pré-aviso escrito remetido para o consumidor com uma antecedência mínima de cinco dias, relativamente à data indicada para a sua concretização, e violação de obrigações de divulgação de informação aos clientes.

Dos processos decididos, 19 tiveram origem em ações de fiscalização para verificar a disponibilização de informação aos clientes através da Internet e as faturas dos comercializadores de eletricidade para clientes em Baixa Tensão Normal (BTN).

Estes casos resultaram na aplicação de coimas num montante total superior a 85.000 euros.

Já ao abrigo do Regime Jurídico do Livro de reclamações e do Regime das Contraordenações Económicas, foram aplicadas coimas a empresas com postos de abastecimento de combustíveis que levaram ao pagamento de coimas no valor total de 30.885,00 euros.

Em 2014, a ERSE abriu 102 novos processos de contraordenação, com base em denúncias e participações recebidas, o que resultou num total de 164 processos de contraordenação em tramitação, entre processos transitados e processos abertos.

Últimas de Economia

Os preços homólogos das habitações aumentaram, no primeiro trimestre, 5,4% na área do euro e 5,7% na União Europeia (UE), com Portugal a apresentar o maior aumento (16,3%) entre os Estados-membros, divulga hoje o Eurostat.
Os clientes dos bancos estão a celebrar com maior frequência empréstimos à habitação com taxas de juro mistas, tipologia que abrangeu mais de 80% do total de novos contratos em 2024, segundo o Banco de Portugal.
Os sindicatos que representam os trabalhadores da Altice disseram hoje que as rescisões na empresa já abrangeram cerca de 200 pessoas, segundo um comunicado hoje divulgado.
As transferências de clientes com contas bancárias em Portugal para instituições financeiras localizadas em paraísos fiscais aumentaram em 2024 para cerca de 8.000 milhões de euros, segundo dados publicados no Portal das Finanças.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou em 2024 um défice de cerca de 1.377 milhões de euros, representando uma deterioração de 741 milhões relativamente a 2023, anunciou hoje o Conselho das Finanças Públicas (CFP).
O reembolso do IRS totalizou 1.377,4 milhões de euros até maio, abaixo dos 2.020,6 milhões de euros reportados no mesmo período do ano passado, indicou a síntese de execução orçamental.
O Tribunal de Contas (TdC) anunciou hoje que concedeu o visto ao contrato do INEM para o transporte aéreo de emergência médica, no âmbito do concurso público que prevê a operação de quatro helicópteros pela empresa Gulf Med.
O valor do Adicional ao IMI totalizou 154,5 milhões de euros em 2024, um aumento de 5,68% face ao ano anterior, segundo dados da Autoridade Tributária.
A meia dúzia de ovos ficou mais cara quase 28% desde janeiro, atingindo os 2,06 euros no final de junho, segundo dados da Deco enviados à Lusa.
Os hóspedes e as dormidas no setor do alojamento turístico aumentaram 2,6% e 1,3% em maio, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).