Aumento do apoio à compra de botijas de gás entra em vigor quinta-feira

O Governo já publicou a portaria que permite aumentar de 10 para 15 euros o apoio à compra de botijas de gás, bem como prorrogar até 2026 a dotação de 2,5 milhões da Bilha Solidária caso não seja esgotada.

© D.R.

Oanúncio da reformulação e do reforço do valor do programa lançado em 2022 foi feito hoje de manhã pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, durante a audição na Comissão de Ambiente e Energia.

Uma medida formalizada em despacho publicado hoje em Diário da República e que entra em vigor no dia seguinte à sua publicação, ou seja, quinta-feira, 06 março.

O reforço do apoio, que se destina a beneficiários da tarifa social de eletricidade ou de prestações sociais mínimas, visa responder ao aumento dos preços do gás nos mercados internacionais.

“O atual conflito entre a Rússia e a Ucrânia tem conduzido a uma grande instabilidade no setor energético, impactando diretamente nos preços e nas cadeias de abastecimento de energia, com repercussões expressivas na economia e nos consumidores”, lê-se no documento.

Três anos depois, permanecendo ainda a guerra na Ucrânia, “importa continuar a apoiar os consumidores mais vulneráveis, pelo que será previsto no Despacho que aprova o orçamento do Fundo Ambiental um novo apoio para o ano de 2025 com uma dotação máxima de 2,5 milhões de euros”, lembra o Governo.

No final de 2025, caso a dotação deste apoio não se encontre esgotada, “poderá o mesmo ser prorrogado para 2026 até ao limite da dotação inicialmente prevista”, lê-se no documento.

O apoio previsto, com limite de uma unidade por mês, é operacionalizado e suportado pelo Fundo Ambiental, e articulado através da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), sendo pago nas sedes das Juntas e União de Juntas de Freguesias associadas, que atuam por conta e em nome do Fundo Ambiental, após verificação dos critérios de elegibilidade.

Na semana passada, a ANAFRE, responsável pela coordenação do programa, anunciou que a plataforma que permitia a adesão a este programa estava suspensa.

Questionada pela Lusa sobre o assunto na semana passada, fonte oficial da associação justificou esta situação com o facto de estar a “aguardar despacho do Ministério do Ambiente e Energia”, não tendo avançado com mais detalhes.

Segundo o despacho publicado hoje, a ANAFRE terá de elaborar mensalmente um relatório de progresso dos apoios.

Desde o arranque da medida, em 2022, até ao início de janeiro deste ano foram pagos apoios no valor de 2.153.280 euros, num total de 215.328 beneficiários, segundo dados do gabinete de Maria da Graça Carvalho, o que representa 60% do montante destinado ao programa de apoio. Mas, segundo a Deco, tem ficado aquém das expectativas devido à falta de informação e burocracia.

De acordo com os últimos dados disponíveis, de 2021, este mercado abrange cerca de 2,2 milhões de alojamentos, suprindo as necessidades de aproximadamente cinco milhões de pessoas, principalmente em áreas não servidas pela rede de gás natural. Este último serviço somava cerca de 1,2 milhões de clientes no mercado liberalizado no final do ano passado e quase 500 mil no regulado.

Últimas de Economia

O mercado das residências de marca está em expansão em Portugal e a ser alvo de investimento por parte de grandes cadeias hoteleiras, que esperam assim atrair turismo de luxo, disseram à Lusa várias entidades do setor imobiliário.
A CUF estabeleceu um acordo de parceria para a compra de uma participação de 75% no Grupo HPA Saúde, constituído por cinco hospitais e 17 clínicas, foi hoje anunciado.
O número de passageiros cresceu em todos os modos de transporte em 2024, ainda que se tenha registado um abrandamento face a 2023, segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Vários contribuintes estão a receber 'emails' com mensagens falsas, a reportar supostos reembolsos, penhoras ou pagamento de multas de trânsito, todos com 'links' maliciosos que não devem ser seguidos, avisou hoje a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
A Air France-KLM assegurou hoje que mesmo que a privatização da TAP seja adiada devido à crise política em Portugal mantém o interesse, mas pediu definição e estabilidade o mais rápido possível.
O Barómetro CIP/ISEG reconhece que o desempenho da economia no quarto trimestre de 2024 "surpreendeu pela positiva", mas alerta que os indicadores disponíveis não permitem afastar um cenário de abrandamento neste primeiro trimestre de 2025, face ao anterior.
O Banco Europeu de Investimento (BEI) planeia investir cerca de 10 mil milhões de euros nos próximos dois anos para apoiar a habitação sustentável e a preços acessíveis, compromisso hoje assumido no lançamento de uma plataforma de investimento.
Os cinco maiores bancos a operar em Portugal tiveram lucros agregados de 4.964 milhões de euros no ano passado, um valor recorde que torna 2024 o melhor ano de sempre da banca em Portugal, segundo contas da Lusa.
As vendas a retalho aumentaram 1,5% na zona euro e 1,6% na União Europeia em janeiro, face ao mês homólogo, com Portugal a registar a terceira maior subida entre os Estados-membros, divulga hoje o Eurostat.
O Banco Central Europeu (BCE) anuncia hoje a segunda decisão de política monetária deste ano e os analistas preveem que vai ditar mais um corte nas taxas de juro, de 25 pontos base.