Coreia do Sul e EUA iniciam exercícios militares anuais na próxima semana

Tropas sul-coreanas e norte-americanas iniciam exercícios militares anuais conjuntos na próxima semana, anunciou hoje Seul, dias após a Coreia do Norte ameaçar com demonstrações de alto nível contra o que chamou de escalada da agressão liderada pelos EUA.

© D.R.

As forças sul-coreanas e norte-americanas participarão no exercício Freedom Shield, um treino de posto de comando simulado por computador, com exercícios militares no terreno, de segunda-feira a 20 de março, informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul num comunicado.

Segundo o comunicado, o exercício “Escudo da Liberdade” implicará respostas a desafios em evolução, como a crescente parceria militar da Coreia do Norte com a Rússia.

A Coreia do Norte considera os treinos militares de larga escala entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos como um ensaio de invasão e responde frequentemente com testes de mísseis e uma retórica inflamada.

A Coreia do Norte não respondeu ao anúncio, mas, no início desta semana, Kim Yo Jong, a influente irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un, acusou os Estados Unidos de intensificarem as ações de confronto e ameaçou aumentar as medidas “que ameaçam a segurança do inimigo a nível estratégico”.

Kim Yo Jong citou o recente destacamento temporário de meios estratégicos norte-americanos, como um porta-aviões e bombardeiros de longo alcance, na Coreia do Sul e outras atividades militares com a participação dos Estados Unidos.

De acordo com observadores, a Coreia do Norte poderá testar mísseis poderosos, com capacidade nuclear, destinados a atingir o território continental dos Estados Unidos e as bases militares norte-americanas na região.

O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou já que irá contactar novamente Kim Jong Un para imprimir uma nova dinâmica diplomática entre os dois países.

A Coreia do Norte não respondeu diretamente à abordagem de Trump, argumentando que as hostilidades dos Estados Unidos contra o país se aprofundaram desde a tomada de posse de Trump, em 20 de janeiro.

Kim Jong Un e Trump reuniram-se três vezes, em 2018 e 2019, para discutir os benefícios económicos e políticos que a Coreia do Norte receberia em troca de enveredar pelo desarmamento nuclear.

Este impulso diplomático acabou por se desmoronar depois de Trump ter rejeitado a oferta de Kim de desmantelar o seu principal complexo nuclear, um passo limitado de desnuclearização, em troca de um amplo alívio das sanções.

Últimas do Mundo

A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.