Adesão à greve dos técnicos auxiliares de saúde perto de 80% no São João

A greve de 24 horas dos técnicos auxiliares de saúde regista hoje uma adesão de entre 75% e 80% no Hospital de São João, no Porto, e os serviços mais afetados são os blocos operatórios, disse fonte sindical.

© D.R.

“Todos os serviços são afetados, mas os efeitos mais visíveis para as pessoas serão os blocos operatórios” sobretudo, no que se refere à cirurgia programada, disse à Lusa o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte.

No Hospital de São João, “as consultas externas não são muito afetadas devido aos meios tecnológicos que aqui existem, mas a nível nacional a adesão neste serviço deverá ser muito significativa”, disse Orlando Gonçalves.

Este protesto, que decorre a nível nacional, foi convocado pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais para exigir a transição para a carreira de todos os trabalhadores que exercem funções de técnicos auxiliares de saúde, aumentos salariais e reconhecimento da penosidade e risco da profissão, entre outras reivindicações.

“Com esta greve, pretendemos que, de facto, o Governo respeite esta carreira e que faça aquilo que devia ter feito já há um ano”, disse o dirigente sindical.

Orlando Gonçalves explicou que, quando começaram as negociações, ainda com o anterior governo, “ia ser exigido um curso de técnico auxiliar de saúde (TAS), para as novas admissões, e os trabalhadores que já estavam em funções iam transitar pela sua experiência profissional”.

No entanto, “quase já no final das negociações, deixou de ser exigido o 12.º ano e o curso de TAS. No fundo não é exigido nada, não há formação nenhuma, ficou estabelecido que os hospitais quando admitiam trabalhadores lhes davam formação, mas só a parte que achassem necessária. Na prática, não dão nenhuma, porque não têm tempo para isso e têm falta de pessoal”.

Luciana Alves, técnica auxiliar de saúde no Hospital de São João, disse à Lusa que está em greve porque “mais uma vez, ao fim de 15 anos, os trabalhadores têm reconhecimento zero” ao nível remuneratório e de evolução da carreira.

“Neste momento, estamos com [um salário] de cerca de 870 euros. Por exemplo, no meu caso, que estou aqui há 20 anos, levo o mesmo salário de um colega que entra agora”, lamentou Luciana Alves.

Questionado pela Lusa, Orlando Gonçalves disse que “não há nada decidido” em relação a eventuais novas formas de protesto, uma vez que há, neste momento, uma indefinição política.

“Agora temos a situação que temos com o Governo, obviamente que antes de decidir o que quer que seja, os trabalhadores têm de ver como é que fica a situação política no país, se o Governo se mantém (…). De qualquer maneira, fica o aviso, seja quem for que venha a ganhar as próximas eleições, estes trabalhadores são fundamentais no Serviço Nacional de Saúde, portanto não podem ser constantemente esquecidos”, acrescentou.

Últimas do País

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou entre as 20:00 de terça-feira e as 08:00 de hoje cerca de 23 mil raios, associados à aproximação e passagem de uma depressão frontal.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou hoje ter localizado três menores dados como desaparecidos na Alemanha após intercetar uma viatura que circulava com matrículas falsas no concelho de Pombal e cujo condutor foi detido.
A Proteção Civil desafia hoje a população portuguesa a realizar um exercício público de sensibilização para o risco sísmico, uma ação que dura um minuto e compreende a realização de três gestos: baixar, proteger e aguardar.
O Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa recebeu esta madrugada cerca de 50 pedidos de auxílio na cidade, em três horas, a maioria por causa de inundações provocadas pelo mau tempo.
Guardas prisionais detetaram na madrugada desta segunda-feira, numa camarata da cadeia de Alcoentre, um saco com 30 telemóveis, drogas, bebidas alcoólicas e uma corda, alegadamente deixado por intruso que penetrou no perímetro prisional, segundo fonte sindical.
O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) confirmou hoje que no segundo dia da greve parcial na CP serão novamente suprimidos dois comboios e denunciou que a empresa reduziu o número de carruagens para minimizar o impacto da paralisação.
A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar a divulgação de IPTV 'pirata' em páginas do Governo português, na sequência de uma queixa apresentada pela GEDIPE, disse hoje à Lusa o seu diretor.
Um professor condenado por abusar sexualmente de uma aluna de 12 anos numa escola de Matosinhos, distrito do Porto, vai poder voltar a dar aulas, segundo um acórdão do Tribunal da Relação do Porto (TRP) consultado pela Lusa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para o risco de inundações, cheias e acidentes rodoviários devido às previsões de chuva e vento fortes, trovoada e agitação marítima a partir da tarde de hoje.
Três crianças foram encontradas pela PSP num edifício devoluto numa zona conotada com o consumo de droga, no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, tendo sinalizado o caso à Comissão de Menores