PSP deteve homem para cumprir pena por drogar e chantagear jovens

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou hoje ter detido na Marinha Grande um homem condenado a seis anos de prisão por aliciar, chantagear e drogar jovens em Lisboa e que estava foragido à justiça.

© Facebook/PSP

Em comunicado, o Comando Distrital de Leiria da PSP referiu que o homem, de 56 anos, foi condenado pela prática dos crimes de coação simples, ofensa à integridade física qualificada e tráfico de estupefacientes.

“No caso específico, após denúncia de uma jovem, apurou-se que o visado aliciava jovens mulheres na zona de Lisboa para frequentarem festas em pequenos grupos, introduzindo depois nas suas bebidas a droga GHB (que funciona como desinibidor comportamental e comummente conhecida como a droga da violação), aproveitando-se assim dos efeitos daquela substância”.

Segundo a PSP, o arguido gravava vídeos comprometedores das vítimas, que “usava para as chantagear, exigindo o pagamento de quantias de dinheiro”, alegando que aquelas lhe deviam, e obrigava-as ainda a frequentar as festas por si organizadas.

Os crimes foram cometidos durante o ano de 2023, tendo o mandado de detenção, do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, sido emitido após decisão transitada em julgado, em fevereiro, e após investigação do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

O homem, detido na segunda-feira à tarde, foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Leiria.

Últimas do País

O Comando Regional de Emergência e Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo informou que existem várias estradas inundadas e ativou no nível amarelo o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo.
Os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo estão, até às 00:00 de domingo, sob aviso vermelho por causa da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Menos de 2.000 clientes da E-Redes estavam às 20:00 de hoje sem energia elétrica em várias zonas de Portugal continental, devido ao mau tempo pela passagem da depressão Ingrid, adiantou a empresa, destacando que a situação está "a normalizar".
A Proteção Civil registou 79 ocorrências devido ao mau tempo desde as 00h00 de hoje, devido à passagem da depressão de Ingrid, com destaque na zona de Lisboa e Vale do Tejo e Bragança.
Dezassete pessoas ficaram hoje desalojadas na sequência de um incêndio num quadro elétrico no prédio onde habitavam no concelho de Felgueiras, no distrito do Porto, disse fonte da proteção civil.
Dos nove arguidos suspeitos de associação criminosa visando o assalto a ourivesarias no Alto Minho, apenas uma mulher aceitou hoje falar no início do julgamento no tribunal de Viana do Castelo, negando os crimes que lhe são imputados.
O projeto de saúde mental “Let’s Talk About Children” (LTC), coordenado em Portugal pela Universidade de Coimbra (UC), pretende reduzir nos próximos anos a percentagem de jovens com sintomas depressivos, perturbações de ansiedade e problemas de comportamento.
A Liga dos Bombeiros alertou que os meios de socorro estão a ser acionados com base apenas na distância e avisou que nem sempre quem está mais perto é quem chega primeiro.
O imóvel do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, será vendido e a verba arrecadada servirá para apoiar a construção do novo Hospital Central e Universitário da região, anunciou hoje o presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque.
Cerca de 230 ocorrências relacionadas com o mau tempo, devido à passagem da depressão Ingrid, foram registadas hoje em Portugal continental entre as 00:00 e as 12:00, sobretudo queda de árvores e limpezas de via, revelou a Proteção Civil.