Avaria no controlo aéreo em Paris-Orly obriga companhias a cancelar 40% dos voos

As companhias aéreas foram hoje obrigadas a anular 40% dos seus voos até ao final do dia no aeroporto de Paris-Orly (França) devido a uma avaria no controlo do tráfego aéreo, anunciou a autoridade francesa da aviação civil (DGAC).

© D.R.

“Na sequência de uma avaria nos sistemas de controlo aéreo na torre de Orly ao início da tarde de domingo, 18 de maio de 2025, foi imposto um controlo aéreo que implica uma redução significativa do número de voos”, indicou a DGAC, acrescentando que “pediu às companhias aéreas que reduzissem os seus horários de voo em 40% no aeroporto de Paris-Orly durante o resto do dia”.

“As equipas técnicas da DGAC estão totalmente mobilizadas para restabelecer a normalidade das operações o mais rapidamente possível”, acrescentou.

Nesta fase, a DGAC não deu pormenores sobre se haverá perturbações no tráfego na segunda-feira.

O aeroporto de Paris-Orly recebeu mais de 33 milhões de passageiros em 2024, metade do número de passageiros do aeroporto de Paris-Charles-de-Gaulle, segundo dados publicados pela Aéroport de Paris.

Últimas do Mundo

Donald Trump acusou os discursos da "esquerda radical" de terem contribuído para o assassinato a tiro, na quarta-feira, de um dos seus fiéis aliados políticos, o influenciador Charlie Kirk, que qualificou de "mártir da verdade e da liberdade".
O ativista conservador Charlie Kirk, aliado próximo do presidente Donald Trump, morreu hoje após ser baleado num evento universitário, anunciou o Presidente dos Estados Unidos.
Cerca de 300 pessoas foram hoje detidas em diferentes pontos de França, num dia marcado por mobilizações de protesto antigovernamentais, indicou o Governo francês.
Angola registou 37 casos diários de violência contra crianças em 2024, maioritariamente fuga à paternidade, trabalho infantil e violência física, tendo sido contabilizados neste período 13.319 casos em todo o país, segundo dados oficiais.
Israel reivindicou hoje um "ataque dirigido" contra líderes do Hamas, sem especificar onde, pouco depois de terem sido registadas explosões na capital do Qatar, Doha, onde vivem responsáveis do movimento islamita palestiniano.
Um homem foi morto a tiro na manhã de hoje no município moçambicano da Matola, arredores de Maputo, no sul do país, provocando agitação social, no quarto caso violento que ocorre naquela região.
O ataque de hoje contra um autocarro em Jerusalém causou seis mortos e vários feridos, segundo um novo balanço das autoridades israelitas.
O Papa Leão XIV pediu hoje aos jovens para não desperdiçarem as suas vidas, ao discursar na canonização de Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, este o primeiro santo 'millenial', já considerado padroeiro da Internet.
O estilista Giorgio Armani morreu aos 91 anos, anunciou hoje o Grupo Armani, em comunicado.
A defesa de Jair Bolsonaro afirmou hoje que não há "uma única prova" que ligue o ex-Presidente brasileiro a qualquer tentativa de golpe de Estado e afirmou que o arguido delator "mentiu".