Quota de genéricos em ambulatório atingiu em 2024 novo máximo de 52,2%

Mais de metade dos medicamentos comprados nas farmácias no ano passado foram genéricos, que atingiram um novo máximo, indica o relatório de monitorização hoje divulgado pelo Infarmed.

©D.R.

O documento revela que o uso de genéricos em ambulatório em 2024 atingiu os 52,2% de todos os medicamentos dispensados.

Os dados do Infarmed mostram ainda que, em meio hospitalar, a quota média de utilização de medicamentos biossimilares atingiu os 82% em 2024, o maior valor anual registado.

Os biossimilares são medicamentos biológicos desenvolvidos para serem muito semelhantes a um medicamento biológico já aprovado e utilizado. Os genéricos são cópias exatas de medicamentos químicos.

Em meio hospitalar, os dados do Infarmed indicam que no ano passado a despesa com medicamentos órfãos (para tratar doenças raras) atingiu os 346,6 milhões de euros, mais 18,1% (mais 53,1 milhões de euros), representando 15,2% do total da despesa com medicamentos.

Ainda nos hospitais, também na área dos medicamentos órfãos a oncologia recolhe a maior fatia da despesa, com 126,2 milhões de euros (+19%).

Nos cuidados de saúde primários, as vacinas dominam a despesa com medicamentos. A que maior despesa deu em 2024 foi a vacina contra o meningococo, com 11,9 milhões de euros, mais do que quintuplicando (+ 574%) e a da gripe, com 11,2 milhões de euros, cujos gastos cresceram 1.692,5%.

Mais distantes estão a vacina contra o papilomavírus humano, que custou ao Serviço Nacional de Saúde 6,7 milhões de euros (+629,2%), a vacina adsorvida pneumocócica poliosídica conjugada, que representou uma despesa de 4,9 milhões de euros (+410%) e a vacina contra a difteria e o tétano, com 3,6 milhões de euros (+625,9%).

Os dados do Infarmed indicam que foram dispensadas no ano passado nas farmácias 193,4 milhões de embalagens, um aumento homólogo de 5,1% (+ 9,4 milhões de embalagens).

Últimas do País

O homem que morreu em Bragança depois de estar mais e uma hora e 20 minutos à espera da ambulância morava a dois quilómetros da sede da Viatura Médica de Emergência, que demorou cinco minutos a chegar ao local.
Cerca de 4.000 professores vão aposentar-se anualmente durante a próxima década, segundo uma estimativa divulgada hoje pelo Governo, que anunciou que vai financiar os custos de formação de novos docentes e incentivar o aumento de vagas nas universidades.
O monumento em homenagem ao antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, localizado na praça com o seu nome, nas Antas, no Porto, foi hoje vandalizado, denunciou o CHEGA, que esta tarde apresenta no local a candidatura de Miguel Corte-Real à Câmara Municipal.
Seis em cada dez jovens de 18 anos passa em média quatro ou mais horas por dia a navegar na Internet, revelam hoje os resultados de um inquérito do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD).
Os tratamentos para a hepatite C ultrapassaram os 36.300 com taxas de cura acima de 97%, revela o relatório do Programa Nacional para as Hepatites Virais (PNHV) 2025 hoje apresentado em Matosinhos, no distrito do Porto.
Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Lisboa, Beja e Portalegre vão estar sob aviso amarelo a partir de sexta-feira devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou entre os dias 07 e 18 de julho 482 ações de visibilidade, a maioria em zona e concentração de pessoas, no âmbito da operação "Come on", relacionada com o turismo.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) deu hoje um parecer negativo ao projeto de lei do PCP que propõe o encerramento do comércio geral aos domingos e feriados.
O primeiro túnel do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL), com uma extensão de cinco quilómetros, ficou hoje concluído, ligando Campolide a Santa Apolónia, com o objetivo de prevenir as cheias e reaproveitar a água das chuvas.
O Tribunal de Guimarães condenou hoje a 17 anos de prisão o professor primário da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, acusado de 3.734 crimes de abuso sexual de crianças cometidos na sala de aulas sobre 11 alunas.