PSP detém dois jovens suspeitos de atropelarem um polícia em Lisboa

Um homem de 22 anos e uma jovem de 16 anos foram detidos por suspeita de estarem envolvidos no atropelamento de um polícia, segunda-feira, após desobedecerem à ordem de paragem na Ponte 25 de Abril, informou hoje a PSP.

© D.R.

Em comunicado, a Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) indica que o agente encontra-se internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, “estável”, mas com várias lesões, nomeadamente “ao nível da grelha costal, pulmões, fígado, cabeça e perna esquerda”.

Na nota, as autoridades indicam que, na segunda-feira, o condutor de uma viatura desobedeceu a uma ordem de paragem na Praça das Portagens da Ponte 25 de Abril, em Almada, onde decorria uma operação de fiscalização, vindo, posteriormente, a ser intercetada em Lisboa, na freguesia de São Domingos de Benfica.

Nessa altura, “e de forma inusitada, o condutor da viatura suspeita terá efetuado marcha-atrás, brusca e violentamente, embatendo num motociclo policial e atropelando um polícia, passando por cima do corpo” do agente “pelo menos duas vezes”, lê-se na nota.

Segundo a Direção Nacional da PSP, o agente ainda efetuou dois disparos, mas tal não foi suficiente para dissuadir “o comportamento hostil”, tendo dois homens conseguido fugir a pé.

Ainda antes do atropelamento, acrescenta a PSP, o condutor da viatura atirou pela janela uma arma de fogo e dois sacos de plástico com produto suspeito de ser droga.

“No local [do atropelamento], com ajuda de um popular, foi retida e intercetada uma terceira ocupante da viatura suspeita”, uma mulher de 16 anos de idade, refere a PSP na nota.

Já hoje de madrugada, pelas 1:40, “depois de várias diligências policiais”, a PSP de Faro, com o apoio da GNR, localizou e intercetou em Albufeira, no Algarve, o homem de 22 anos e uma mulher de 19 anos.

Segundo explicou à Lusa o porta-voz da PSP, Sérgio Soares, a mulher “poderá não estar envolvida no caso”, uma vez que “a perceção do agente que foi atropelado é que terão sido dois homens a fugir”, pelo que “poderá ainda estar um suspeito por ser identificado”.

O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciaria que, contactada pela Lusa, confirmou apenas que está a “tomar conta das diligências”.

Últimas do País

Após décadas de descida, o número de suicídios na União Europeia voltou a aumentar. Em Portugal, as mortes subiram de 952 para 984 em dois anos, com 40% das mulheres a reportarem ansiedade e os homens a liderarem nas fatalidades.
A prevenção e combate à violência doméstica tem um reforço de 5,3 milhões de euros no Orçamento do Estado para 2026, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, segundo a qual é o “maior investimento de sempre”.
O investimento (Capex) dos CTT no triénio 2026-28 deverá atingir 50 a 55 milhões de euros por ano, onde se inclui aumentar a capacidade em toda a Península Ibérica, anunciaram hoje os Correios de Portugal.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso laranja para quinta-feira para os distritos do norte e centro de Portugal devido à agitação marítima.
O advogado de José Sócrates, Pedro Delille, renunciou ao mandato de defensor do antigo primeiro-ministro no julgamento da Operação Marquês, tendo o tribunal ordenado a nomeação de um advogado oficioso para assegurar a defesa do ex-governante.
A Polícia Judiciária e a Marinha Portuguesa intercetaram um semissubmersível venezuelano carregado com 1,7 toneladas de cocaína, em plena rota para a Península Ibérica. Quatro tripulantes foram detidos na megaoperação internacional 'El Dorado'.
Um homem foi detido pela GNR de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, para cumprimento de um ano e meio de prisão a que foi condenado na Roménia, ficando em prisão preventiva enquanto aguarda extradição.
O jovem de 19 anos suspeito de violar duas estudantes, entre julho e outubro, em Vila Real, vai aguardar julgamento em prisão domiciliária com pulseira eletrónica, informou hoje o Ministério Público.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) instaurou hoje um processo de esclarecimento sobre o transporte de um bebé em estado crítico desde o Hospital de Faro até ao Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, de ambulância.
O Sindicato Independente dos Médicos alertou hoje que a falta de integração total entre os sistemas informáticos do Hospital Amadora-Sintra e dos cuidados de saúde primários dificulta o acesso completo aos dados clínicos, podendo comprometer a segurança dos doentes.