Ataque russo à Ucrânia na noite de sábado levou Força Aérea da Polónia a ativar recursos

A Força Aérea polaca ativou todos os recursos disponíveis no sábado à noite durante o ataque russo ao território ucraniano, uma vez que a ofensiva russa afetou territórios próximos da fronteira com a Polónia.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

Em comunicado divulgado hoje na rede social X, o Comando Operacional das Forças Armadas Polacas informa que, “devido ao ataque da Federação Russa contra alvos localizados no território ucraniano, foram ativadas forças aéreas polacas e aliadas” na Polónia, país da União Europeia vizinho da Ucrânia.

De acordo com a mensagem, “todas as forças e recursos disponíveis” foram ativados.

O organismo militar citou “duplas de caças” e “sistemas terrestres de defesa aérea e reconhecimento por radar”.

Estas medidas procuravam “garantir a segurança nas áreas em redor das zonas ameaçadas”, especificou o organismo militar polaco.

Na noite de sábado para domingo, a Rússia realizou um ataque aéreo massivo contra a Ucrânia, fazendo um morto, um piloto ucraniano de F-16 em trabalho defensivo, e nove feridos, seis na cidade de Smila (centro) e três em Lyman (leste).

Entre as cidades ucranianas visadas pela Rússia estava Drohobych, a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Lviv, no oeste da Ucrânia e a apenas 100 quilómetros da fronteira entre a Polónia e a Ucrânia, informou a agência de notícias ucraniana Ukrinform.

A Rússia utilizou mais de 500 sistemas neste ataque, a maioria drones, embora também tenham sido incluídos mísseis balísticos e de cruzeiro.

“Durante quase toda a noite, os alarmes soaram em toda a Ucrânia, 477 drones, a maioria deles russo-iranianos ‘Shahed’, voaram sobre os nossos céus juntamente com 60 mísseis de vários tipos”, escreveu Volodímir Zelenski na sua conta na rede social X.

Moscovo “não vai parar enquanto tiver capacidade para lançar ataques massivos. Só esta semana foram lançados mais de 114 mísseis, mais de 1.270 drones e quase 1.100 bombas planadoras”, destacou o Presidente ucraniano.

Últimas do Mundo

Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.
Os comboios suburbanos estão parados em toda a região espanhola da Catalunha por tempo indeterminado depois de um acidente na terça-feira em que morreu uma pessoa e cinco mortes com gravidade.