Suspeito de falso alarme de bomba em avião da SATA proibido de frequentar aeroportos nacionais

O suspeito de ser o autor do falso alarme de bomba num avião da SATA Azores Airlines, que obrigou no sábado a uma aterragem de emergência em Lisboa, ficou proibido de frequentar aeroportos nacionais, indicou hoje a Polícia Judiciária.

Facebook/SATAAzoresAirlinesOfficial

O suspeito foi detido no sábado e, conforme disse à Lusa fonte da Polícia Judiciária (PJ), ficou com a medida de coação de proibição de frequentar aeroportos nacionais depois de ter sido presente a tribunal.

No sábado, a SATA Azores Airlines revelou que a ameaça de bomba que levou à divergência do voo S4 504, com rota entre Ponta Delgada e Bilbau (Espanha), “não foi validada pelas autoridades competentes, após uma inspeção rigorosa à aeronave e à bagagem”.

Ainda de acordo com a empresa, “após a conclusão das diligências pelas autoridades competentes”, a aeronave foi autorizada a retomar a operação, tendo a ligação Lisboa–Bilbau sido reprogramada para a noite desse dia, com 111 passageiros a bordo.

Os dois passageiros detidos no âmbito da ocorrência não seguiram viagem, ainda segundo a SATA Azores Airlines.

Contactada no sábado pela Lusa, fonte da PJ disse que uma pessoa estava detida, por alegadamente ter causado a situação, e seria presente a tribunal para primeiro interrogatório de arguido detido e aplicação de medidas de coação.

Últimas do País

O Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol) alertou para um agravamento da crise de recrutamento de agentes da PSP, após um curso de formação ter terminado hoje com 28% das vagas disponíveis por preencher.
Um incêndio que deflagrou hoje na freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém, mobilizava pelas 17h40 quase 230 operacionais e já levou ao corte da Estrada Nacional (EN) 362, segundo o Comando Sub-Regional da Lezíria do Tejo.
O Tribunal de Santarém decretou a prisão preventiva de 13 dos 33 detidos no âmbito de uma operação conjunta entre as autoridades portuguesas e espanholas contra uma rede internacional de tráfico de droga.
Os colégios privados candidataram-se a pouco mais de 1.200 vagas no âmbito do concurso para a celebração de contratos de associação lançado para responder a mais de 12 mil lugares em falta na rede de educação pré-escolar.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recomendou ao Ministério da Saúde que esclareça o enquadramento legal de acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) por imigrantes não regularizados em Portugal, assim como a responsabilidade financeira pelos cuidados prestados.
Um incêndio que deflagrou ao início da tarde de hoje obrigou ao corte da autoestrada 1 (A1), no sentido sul-norte, entre Leiria e Pombal, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana.
Metade dos 175 incêndios registados em todo o país entre o início de segunda-feira e as 11:00 de hoje foram ocorrências noturnas, informou hoje a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A Câmara de Arouca ativou hoje de madrugada o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil na sequência do incêndio que lavra naquele concelho do distrito de Aveiro desde segunda-feira.
Os jovens passam 30 minutos do seu dia a ver notícias, enquanto gastam quatros horas diárias no telemóvel, concluiu um estudo do projeto bYou -- Estudo das Vivências e Expressões de Crianças e Jovens Sobre os Media.
Mais de 1.600 operacionais combatiam hoje de manhã cinco incêndios nas regiões norte e centro, nos concelhos de Mangualde, Ponte de Lima, Arouca, Penamacor e Ponte da Barca, para os quais foram requisitados meios aéreos, segundo a Proteção Civil.