Preventiva para 13 arguidos após operação luso-espanhola contra tráfico

O Tribunal de Santarém decretou a prisão preventiva de 13 dos 33 detidos no âmbito de uma operação conjunta entre as autoridades portuguesas e espanholas contra uma rede internacional de tráfico de droga.

© D.R.

Em comunicado divulgado hoje, o Ministério Público informou que 33 arguidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial na segunda-feira, no tribunal de Santarém, no âmbito de um inquérito que investiga os crimes de associação criminosa, tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais.

Dos 33 detidos, o juiz colocou 13 em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, aplicando aos restantes arguidos as medidas de coação de apresentações periódicas às autoridades e proibição de contactos entre coarguidos.

Um dos detidos está ainda indiciado por branqueamento de capitais, por alegadamente ter dissimulado os lucros da atividade criminosa através da aquisição de bens em nome de terceiros.

As detenções ocorreram no passado dia 8 de julho, em cumprimento de mandados de detenção e de busca realizados em Portugal e em Espanha.

Durante as diligências, foram apreendidas “18 lanchas rápidas, 649 quilos de cocaína, 7.800 quilos de haxixe, armas de fogo e cerca de 773 mil euros em numerário”, lê-se no comunicado.

Segundo a acusação, os arguidos atuavam de forma organizada, em articulação com várias organizações criminosas internacionais, utilizando embarcações lançadas à água em Portugal para recolher droga “em Marrocos ou em alto mar, transportando-a posteriormente para Espanha”.

A investigação prossegue sob a direção da 2.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Santarém, com a coadjuvação da Guarda Nacional Republicana.

Últimas do País

As ovelhas estão a salvo na Queijaria do Paul, no concelho da Covilhã, mas a maioria dos 100 hectares de pasto arderam com o fogo. Num setor difícil, olha-se com desconfiança para o futuro e procura-se continuar a resistir.
Os tribunais voltam a funcionar em pleno, depois de um mês e meio de férias judiciais, com a continuação e início de julgamentos mediáticos como o caso BES, Operação Marquês e a morte de Odair Moniz.
Quatro serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e três no domingo, de acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 14h00 de hoje.
Um casal de ourives que seguia hoje para a Feira de Santana em Leça do Balio, em Matosinhos, foi emboscado no caminho por indivíduos armados, revelou à Lusa fonte da PSP.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 306 pessoas no primeiro semestre deste ano por suspeita de violência doméstica, período em que foram constituídos 3.404 arguidos pelo mesmo crime, anunciou hoje aquela força de segurança.
O incêndio em Vinhais, distrito de Bragança, já está com "grande parte do perímetro controlado", disse hoje à Lusa o comandante sub-regional de Trás-os-Montes da Proteção Civil.
Um homem de 66 anos foi detido por suspeita do crime de violência doméstica cometido na quarta-feira contra a sua mulher, na residência do casal, numa freguesia do concelho de Aveiro, informou hoje a PSP.
Os incêndios que afetaram o país levaram a "cancelamentos massivos" de reservas em hotéis, alojamentos e restaurantes, em plena época alta, ameaçando comprometer os resultados de 2025, disse hoje à Lusa a AHRESP, que aguarda medidas de apoio ao setor
Em 2024, 5,1% dos portugueses em risco de pobreza não tinham acesso a uma refeição que contivesse carne, peixe ou um equivalente vegetariano, a cada dois dias.
Sete casas de primeira habitação e de emigrantes arderam no concelho de Sernancelhe, assim como 39 devolutas, revelou hoje o presidente desta Câmara do distrito de Viseu.