EDP Gás SU multada em 70 mil euros por atrasos na mudança para mercado regulado

A EDP Gás SU foi multada em 70 mil euros, por não ter garantido os prazos para concretizar os pedidos de contratação dos clientes que optaram por mudar para o mercado regulado, anunciou hoje a ERSE.

© D.R.

“A sanção deve-se ao facto de, no período após a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 57-8/2022, de 06 de setembro, que veio prever a possibilidade de transição de clientes finais com consumos anuais inferiores ou iguais a 10.000 m3 (clientes domésticos e empresas com baixo consumo) para o regime de tarifas reguladas de venda de gás natural, a empresa não ter submetido junto do Operador Logístico de Mudança de Comercializador (OLMC), no prazo máximo de cinco dias úteis, os pedidos de contratação dirigidos pelos clientes”, explicou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), em comunicado.

Desta forma, a empresa não garantiu o prazo máximo previsto de três semanas para a concretização da mudança de comercializador.

Segundo a ERSE, a EDP Gás SU reconheceu a sua responsabilidade a título negligente e abdicou da litigância, razão pela qual a multa, originalmente de 140.000 euros, foi reduzida para metade, tendo já sido integralmente paga pela empresa que fornece gás natural no mercado regulado.

Em 2022, o governo então liderado por António Costa (PS) permitiu a mudança para o mercado regulado de gás natural a famílias e pequenos negócios, tal como já acontecia na eletricidade, para fazer face aos aumentos dos preços das tarifas no mercado liberalizado, agravados pela guerra na Ucrânia.

Últimas de Economia

A EDP Gás SU foi multada em 70 mil euros, por não ter garantido os prazos para concretizar os pedidos de contratação dos clientes que optaram por mudar para o mercado regulado, anunciou hoje a ERSE.
Este nível de inflação, o mais elevado desde janeiro de 2024, é superior às expectativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que previam uma subida de 3,7%.
A Google anunciou uma nova funcionalidade para a aplicação de mensagens do sistema operativo Android, que inclui alertas de conteúdo sensível e impede enviar ou receber imagens com nudez.
A Google aceitou pagar uma multa de 30,6 milhões de euros por violar as leis de concorrência na Austrália ao pagar a duas empresas de telecomunicações do país para pré-instalarem a sua aplicação de pesquisa nos seus telemóveis.
O número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 4,8% para 34,480 milhões no primeiro semestre, face ao mesmo período de 2024, com o Reino Unido como principal país de origem e destino dos voos.
A EDP Renováveis (EDPR) assinou um acordo com a Encavis para a venda de 100% de um portfólio solar em Itália, com um valor estimado de mais de 250 milhões de euros, segundo um comunicado ao mercado.
O Presidente da República promulgou hoje um diploma que introduz novas de gestão do crédito malparado pelas instituições financeiras com o objetivo de os bancos lidarem melhor com os créditos não produtivos.
Mais de metade (54,2%) dos desempregados no primeiro trimestre deste ano continuava sem emprego no segundo trimestre, tendo 27,3% encontrado trabalho, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A brasileira Taurus, maior fabricante de revólveres do mundo, anunciou na sexta-feira que transferirá parte da produção para os Estados Unidos, diante da inviabilidade de exportar para esse país devido à tarifa adicional de 50%.
As salas de cinema portuguesas registaram uma quebra de 35,7% no número de espectadores em julho face ao mesmo mês de 2024, com perdas superiores a 31% na receita, revelou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).