Quase 50 mil alunos sabem este fim de semana se ficaram colocados

Este ano há menos candidatos ao ensino superior: apenas 49.595, menos 9.046 do que no ano passado, um valor semelhante ao registado em 2018.

© Técnico Lisboa

Os resultados das candidaturas dos quase 50 mil alunos ao ensino superior são divulgados no domingo, arrancando na segunda-feira o período de quatro dias para se inscreverem na instituição em que ficaram colocados.

Este ano há menos candidatos ao ensino superior: apenas 49.595, menos 9.046 do que no ano passado, um valor semelhante ao registado em 2018.

Também a média da maioria dos exames nacionais baixou em relação a 2024 – num universo de 25 disciplinas, 15 tiveram piores resultados – e aumentaram ligeiramente as vagas nas instituições de ensino superior.

Estes fatores deveriam aumentar as hipóteses de mais alunos ficarem colocados, mas os resultados só serão publicamente divulgados no domingo, sendo que nos últimos anos os serviços do Ministério da Educação têm enviado logo no sábado uma mensagem aos candidatos revelando se ficaram colocados e qual a instituição.

Os alunos colocados terão entre segunda e quinta-feira para se inscrever, uma decisão que não impede uma candidatura à 2.º fase para quem não conseguiu vaga onde queria.

Nos últimos anos, cerca de 90% dos candidatos conseguem um lugar no ensino superior, sendo que nem sempre é a instituição ou o curso pretendido.

Nestes casos, os jovens podem candidatar-se à 2.º fase, mas devem colocar apenas as instituições para onde preferem ir em alternativa ao curso em que ficaram colocados, porque se ficarem colocados na 2.º fase perdem automaticamente a vaga atribuída na 1.º fase.

As candidaturas para a 2.º fase começam também na segunda-feira e terminam apenas a 03 de setembro, sendo os resultados conhecidos a 14 de setembro.

A 2.º fase serve também para os alunos que fizeram exames na 2.º fase ou casos em que ficaram colocados numa instituição longe de casa e as famílias são confrontadas com uma despesa mensal que não conseguem suportar.

No início deste verão, o custo médio de um quarto no país era de 415 euros, sendo Lisboa o distrito mais caro (500 euros), logo seguido do Porto, segundo o último relatório do Observatório do Alojamento Estudantil, que confirma o aumento do preço dos quartos no mercado de arrendamento a estudantes.

Este continua a ser apontado como uma das razões para a tendência de diminuição de candidatos ao ensino superior que se vem registando nos últimos anos: Em 2020 cerca de 62 mil alunos tentaram entrar no ensino superior na 1.º fase e nos dois anos seguintes as candidaturas continuaram a rondar sempre os 60 mil. Agora, ficou abaixo dos 50 mil.

Este ano, foram abertas mais de 55 mil vagas no regime geral de acesso do ensino público, às quais se somam outros 717 lugares para os concursos locais, como os cursos artísticos que exigem pré-requisitos à entrada. A estas vagas, juntam-se outras 21 mil que são abertas nos regimes e concursos especiais, como é o caso dos maiores de 23 anos ou mudanças de curso. No privado, existem perto de 25 mil lugares disponíveis, segundo dados divulgados pelos serviços do Ministério da Educação.

Últimas do País

Cerca de 20% das 2.331 vagas abertas para os novos médicos escolherem a especialidade ficaram por preencher, anunciou hoje a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), alertando para a incapacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em fixar esses profissionais.
O Banco Alimentar Contra a Fome (BA) começa hoje uma nova campanha de recolha de alimentos, em 2 mil lojas e com a ajuda de mais de 41 mil voluntários, apelando “à partilha de alimentos com quem mais precisa”.
A TAP está a atualizar o ‘software’ de controle de voo dos seus aviões A320, após problemas detetados pela Airbus, mas com “impacto reduzido” na operação e sem necessidade de cancelamentos, avançou hoje à Lusa fonte oficial da companhia.
O médico Miguel Alpalhão, que recebeu mais de 700 mil euros em três anos de cirurgias adicionais no Hospital de Santa Maria (Lisboa), foi suspenso de funções com perda total de vencimento.
Os maiores aumentos registaram-se entre mulheres asiáticas, sobretudo oriundas do Bangladesh, que ocupou o segundo lugar no número de episódios nos dois anos analisados.
Um bebé de apenas um ano deixou de respirar nos braços do pai, em Loures, mas a tragédia foi evitada por um agente da PSP que, em poucos segundos, conseguiu reanimá-lo.
O Governo decidiu que a solução para os problemas da saúde não passa por mais médicos, mais recursos ou menos burocracia, passa por criar um novo cargo. As Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) vão ganhar vice-presidentes especializados em Saúde, num movimento que promete revolucionar tudo… exceto o que realmente precisa de ser revolucionado.
O mês passado foi o segundo outubro mais quente em Portugal continental desde 1931, tendo sido muito quente e seco, segundo o mais recente boletim climatológico mensal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) hoje divulgado.
A GNR registou até 31 de outubro 2.856 casos de burla informática através de utilização de aplicações para transferência imediata de dinheiro, informou hoje a Guarda numa nota para assinalar a operação “Comércio Seguro 2025”.
Uma das mais urgentes prioridades para o CHEGA na Câmara Municipal do Porto é pressionar o Executivo de Pedro Duarte a tomar decisões sobre o MetroBus na Avenida da Boavista.