Marinha volta a organizar maior exercício de ‘drones’ entre dia 8 e 26

A Marinha portuguesa vai voltar a organizar o maior exercício internacional de robótica e veículos não tripulados, o REPMUS, entre os dias 08 e 26 de setembro, no distrito de Setúbal, e conta receber mais de dois mil participantes.

© D.R.

De acordo com um comunicado da Marinha, a 15.ª edição do ‘Robotic Experimentation and Prototyping with Maritime Unmanned Systems’, mais conhecido por REPMUS, vai realizar-se como habitual entre Troia e Sesimbra e, este ano, a partir de dia 15, decorrerá em simultâneo com o exercício Dynamic Messenger (DYMS), da NATO.

O ramo espera a presença de mais de dois mil participantes no exercício, entre eles marinhas de vários países, indústrias, academias e várias entidades nacionais e internacionais.

No REPMUS serão testadas “tecnologias e drones que abrangem os vários ambientes que caracterizam o domínio marítimo, sejam de superfície, de subsuperfície, aéreos ou terrestres”.

Os veículos não tripulados, vulgarmente conhecidos por drones, podem ser utilizados em contexto de guerra mas não só, sendo úteis para vigilância marítima, proteção de infraestruturas críticas submarinas (como os cabos submarinos que atravessa o oceano Atlântico), e missões de busca e salvamento.

Entre os coorganizadores do evento estão a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, entidades da NATO como o ‘Centre for Maritime Research and Experimentation’ e o ‘Joint Capability Group Maritime Unmanned Systems’, bem como a Agência de Defesa Europeia.

Últimas do País

O descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, provocou 15 vítimas mortais, segundo o INEM.
Os crimes cometidos por grupos organizados de pessoas que se dedicam a roubos, tráfico de droga e cibercrime quase que triplicaram em 2024 comparativamente a 2023 na área da Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P), segundo um relatório hoje divulgado.
O ano de 2025 é o terceiro pior de sempre em termos de área ardida até 31 de agosto, indica o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), avançando que 17% dos grandes incêndios começaram à noite.
O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou hoje, disse à Lusa fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, avançado que estão meios no local.
O Ministério Público (MP) pediu hoje uma pena de prisão de 12 anos para o homem acusado pelo homicídio do senhorio em Albufeira, no Algarve, em 2024, argumentando a defesa que a morte foi acidental.
Os seis detidos em Espanha numa operação de combate ao tráfico de pessoas foram extraditados para Portugal em agosto, tendo três deles sido colocados em prisão preventiva e um em prisão domiciliária, adiantou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
A gripe das aves foi detetada numa exploração de patos de engorda, em Benavente, distrito de Santarém, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), precisando que os animais foram abatidos.
O Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) enfrenta uma grave falta de recursos humanos, denunciada pelos sindicatos ao Correio da Manhã.
O líder de uma rede internacional de tráfico de droga recebia uma pensão da Segurança Social, apesar de viver com um património avaliado em cerca de 250 mil euros. A revelação foi feita pelo Executive Digest.
Pelo menos 16 pessoas ficaram esta quarta-feira desalojadas devido à queda da fachada lateral de um prédio antigo vizinho, na freguesia de São Vicente, em Lisboa, segundo os Sapadores Bombeiros.