Fenprof diz que mais de 100 mil alunos ainda não têm professor a todas as disciplinas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) insistiu hoje que há mais professores em falta no arranque deste ano letivo do que no anterior, com 1.397 horários atualmente a concurso para mais de 100 mil alunos.

© D.R.

“Temos, neste momento, 1.397 horários em falta, dos quais mais de 250 são do 1.º ciclo”, disse, à Lusa, o secretário-geral da Fenprof.

De acordo com José Feliciano Costa, os horários a concurso na contratação de escola correspondem a 4.709 turmas e, por isso, a federação estima que cerca de 109 mil alunos continuem sem professor a pelo menos uma disciplina.

“No ano passado, por esta altura, estávamos a falar de 92 mil ou 93 mil alunos afetados”, acrescentou o dirigente sindical, insistindo que a situação está pior este ano letivo, que arrancou no final da semana passada.

No início da semana, entrou em vigor um novo regime de Reserva de Recrutamento, que passam agora a realizar-se a cada três dias, em vez de semanalmente, permitindo acelerar a colocação de professores.

O problema, sublinha José Feliciano Costa, é que as bolsas de recrutamento já estão esgotadas em muitas disciplinas e são sobretudo esses lugares que ficam por ocupar que seguem para a contratação de escola.

“Podem sair de dois em dois dias, podem sair todos os dias. (…) Não há professores, não se colocam”, explica.

Por outro lado, o secretário-geral diz ter recebido relatos de diretores escolares sobre dificuldades na submissão dos pedidos de horários.

“Falamos hoje com dois diretores, um tinha três horários por ativar há já alguns dias e outro tinha quatro ou cinco. Este número de horários na contratação de escola porque não foram preenchidos em reserva de recrutamento pode ser muito superior ao que de facto está visível nas plataformas”, refere.

Perante as dificuldades no recrutamento, a Fenprof insiste que a resposta ao problema da falta de professores implica, necessariamente, a valorização dos profissionais, no âmbito da revisão do Estatuto da Carreira Docente.

“Os professores não aparecem por geração espontânea e, não obstante alguns contributos pouco significativos, não é com pequenas medidas de emergência que o problema se encaminha para uma verdadeira resolução”, defende a federação em comunicado.

Na semana passada, o ministro, Fernando Alexandre, insistiu que ainda não é possível contabilizar o número de alunos sem aulas, mas reafirmou que a esmagadora maioria das escolas tem todos os professores colocados.

Depois de uma auditoria externa concluída no verão à forma como eram contabilizados os alunos sem aulas, e que revelou que não era possível obter dados exatos, o Ministério está a trabalhar num novo sistema de informação, que deverá estar concluído durante o ano letivo.

Sem dados oficiais disponíveis, criticou os balanços feitos por organizações sindicais, considerando que “quando esses números são lançados para o ar, sem serem explicados, o que estamos a fazer é prejudicar a imagem da escola pública”.

Últimas do País

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou entre as 20:00 de terça-feira e as 08:00 de hoje cerca de 23 mil raios, associados à aproximação e passagem de uma depressão frontal.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou hoje ter localizado três menores dados como desaparecidos na Alemanha após intercetar uma viatura que circulava com matrículas falsas no concelho de Pombal e cujo condutor foi detido.
A Proteção Civil desafia hoje a população portuguesa a realizar um exercício público de sensibilização para o risco sísmico, uma ação que dura um minuto e compreende a realização de três gestos: baixar, proteger e aguardar.
O Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa recebeu esta madrugada cerca de 50 pedidos de auxílio na cidade, em três horas, a maioria por causa de inundações provocadas pelo mau tempo.
Guardas prisionais detetaram na madrugada desta segunda-feira, numa camarata da cadeia de Alcoentre, um saco com 30 telemóveis, drogas, bebidas alcoólicas e uma corda, alegadamente deixado por intruso que penetrou no perímetro prisional, segundo fonte sindical.
O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) confirmou hoje que no segundo dia da greve parcial na CP serão novamente suprimidos dois comboios e denunciou que a empresa reduziu o número de carruagens para minimizar o impacto da paralisação.
A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar a divulgação de IPTV 'pirata' em páginas do Governo português, na sequência de uma queixa apresentada pela GEDIPE, disse hoje à Lusa o seu diretor.
Um professor condenado por abusar sexualmente de uma aluna de 12 anos numa escola de Matosinhos, distrito do Porto, vai poder voltar a dar aulas, segundo um acórdão do Tribunal da Relação do Porto (TRP) consultado pela Lusa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para o risco de inundações, cheias e acidentes rodoviários devido às previsões de chuva e vento fortes, trovoada e agitação marítima a partir da tarde de hoje.
Três crianças foram encontradas pela PSP num edifício devoluto numa zona conotada com o consumo de droga, no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, tendo sinalizado o caso à Comissão de Menores