Infraestruturas de Portugal vai fazer “levantamento técnico exaustivo” das necessidades da EN2

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai realizar um "levantamento técnico exaustivo" das necessidades da Estrada Nacional 2 (EN2), que liga Chaves a Faro, para melhorar as condições de segurança do traçado, revelou o Governo.

©D.R.

Em comunicado, o Ministério das Infraestruturas e Habitação indica que, no âmbito da viagem realizada pelo ministro Miguel Pinto Luz nos últimos dias pela EN2, já foram tomadas algumas decisões, nomeadamente mandatar a IP para fazer o levantamento das necessidades da estrada que percorre mais de 700 quilómetros, unindo o Norte e o Sul do país.

Além da melhoria das condições de segurança do traçado, pretende-se requalificar os marcos e bermas, criar parques para autocaravanas e ‘motards’ e outras zonas de descanso, melhorar a sinalética informativa “para destacar a oferta cultural, patrimonial e gastronómica de cada concelho, em conjunto com o Turismo de Portugal”, além de “construir marcos de maior dimensão no quilómetro zero e no quilómetro 738 que assinalam o início e o fim do percurso da EN2 em Chaves e Faro, respetivamente”, indica o Ministério.

Tal como Pinto Luz anunciou durante a viagem que fez pela EN2, que começou na terça-feira em Chaves e terminou hoje no Algarve, também será requalificado o troço entre os quilómetros 425 e 467,9, nos distritos de Santarém e Portalegre, que atravessa os concelhos de Abrantes, Ponte de Sor e Avis.

O objetivo da empreitada, que representará um investimento de 10 milhões de euros, será reforçar as condições de segurança e circulação deste troço, cujo estado de conservação é considerado “insatisfatório”, recorda o Ministério.

Já no distrito de Faro, será reposta a plataforma rodoviária ao quilómetro 710 da EN2, em São Brás de Alportel, “na sequência do abatimento do pavimento provocado por fenómenos geotécnicos associados às intempéries registados no inverno passado”, lê-se na nota.

Citado no comunicado, o ministro das Infraestruturas e Habitação salienta o “diálogo permanente” do Governo com “os representantes do poder local – tenham a cor política que tiverem”, como “ficou patente nestes 738 quilómetros percorridos, ao longo de 35 concelhos”.

Segundo o Ministério das Infraestruturas e Habitação, entre as preocupações transmitidas pelos autarcas está a necessidade de desclassificar troços urbanos da EN2, a necessidade de uma decisão quanto ao traçado do Itinerário Principal 3 (IP3) em perfil de autoestrada entre Coimbra e Mortágua e a construção de um acesso da autoestrada 2 (A2) ao futuro heliporto de serviço de emergência de Vila de Rei.

Últimas do País

As burlas foram responsáveis no ano passado por um prejuízo patrimonial superior a 65 milhões de euros, menos 41% face a 2023, uma diminuição que acompanha o decréscimo das denúncias deste tipo de crime em 2024, revela a PSP.
Recusou abandonar o hospital após alta clínica, intimidou profissionais de saúde e chegou a exigir casa e cirurgia inexistente. O caso arrastou-se durante meio ano no Hospital Amadora-Sintra e só terminou com intervenção policial.
A PSP deteve nos últimos dias no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos estrangeiros procurados internacionalmente por crimes sexuais, fraudes e burlas transnacionais, e captação indevida de depósitos, anunciou esta sexta-feira a força de segurança.
Portugal registou um aumento de infeções respiratórias graves, sobretudo nos maiores de 65 anos, e excesso de mortalidade na região Norte em pessoas de 75 a 84 anos, revelam dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
Agentes da PSP foram alvo de apedrejamento no Bairro da Cova da Moura, depois de tentarem intercetar uma viatura em fuga. Os suspeitos escaparam, mas deixaram para trás indícios de crime.
Dezenas de repartições de Finanças estão encerradas durante a manhã de hoje, até às 13h, e outras enfrentam constrangimentos no atendimento, enquanto decorre uma reunião ‘online’ de trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para discutir reivindicações salariais e laborais.
Uma mulher de 60 anos foi constituída arguida pela GNR por utilização indevida de cartão bancário na aquisição de vários bens, num valor superior a 3 mil euros, no concelho do Sabugal.
O segundo dia de greve dos trabalhadores da função pública estava às 09:00 de hoje a ter uma adesão elevada, com 75% na educação e 90% nas cantinas das universidades e politécnicos, disse à Lusa fonte sindical.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentaram hoje de manhã tempos de espera que rondava as 12 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
O desaparecimento de uma bebé no Hospital de Gaia não mostrou apenas uma falha de segurança: revelou um mercado milionário sem escrutínio, contratos feitos à porta fechada e sistemas supostamente infalíveis que afinal podem ser contornados.