Infraestruturas de Portugal vai fazer “levantamento técnico exaustivo” das necessidades da EN2

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai realizar um "levantamento técnico exaustivo" das necessidades da Estrada Nacional 2 (EN2), que liga Chaves a Faro, para melhorar as condições de segurança do traçado, revelou o Governo.

©D.R.

Em comunicado, o Ministério das Infraestruturas e Habitação indica que, no âmbito da viagem realizada pelo ministro Miguel Pinto Luz nos últimos dias pela EN2, já foram tomadas algumas decisões, nomeadamente mandatar a IP para fazer o levantamento das necessidades da estrada que percorre mais de 700 quilómetros, unindo o Norte e o Sul do país.

Além da melhoria das condições de segurança do traçado, pretende-se requalificar os marcos e bermas, criar parques para autocaravanas e ‘motards’ e outras zonas de descanso, melhorar a sinalética informativa “para destacar a oferta cultural, patrimonial e gastronómica de cada concelho, em conjunto com o Turismo de Portugal”, além de “construir marcos de maior dimensão no quilómetro zero e no quilómetro 738 que assinalam o início e o fim do percurso da EN2 em Chaves e Faro, respetivamente”, indica o Ministério.

Tal como Pinto Luz anunciou durante a viagem que fez pela EN2, que começou na terça-feira em Chaves e terminou hoje no Algarve, também será requalificado o troço entre os quilómetros 425 e 467,9, nos distritos de Santarém e Portalegre, que atravessa os concelhos de Abrantes, Ponte de Sor e Avis.

O objetivo da empreitada, que representará um investimento de 10 milhões de euros, será reforçar as condições de segurança e circulação deste troço, cujo estado de conservação é considerado “insatisfatório”, recorda o Ministério.

Já no distrito de Faro, será reposta a plataforma rodoviária ao quilómetro 710 da EN2, em São Brás de Alportel, “na sequência do abatimento do pavimento provocado por fenómenos geotécnicos associados às intempéries registados no inverno passado”, lê-se na nota.

Citado no comunicado, o ministro das Infraestruturas e Habitação salienta o “diálogo permanente” do Governo com “os representantes do poder local – tenham a cor política que tiverem”, como “ficou patente nestes 738 quilómetros percorridos, ao longo de 35 concelhos”.

Segundo o Ministério das Infraestruturas e Habitação, entre as preocupações transmitidas pelos autarcas está a necessidade de desclassificar troços urbanos da EN2, a necessidade de uma decisão quanto ao traçado do Itinerário Principal 3 (IP3) em perfil de autoestrada entre Coimbra e Mortágua e a construção de um acesso da autoestrada 2 (A2) ao futuro heliporto de serviço de emergência de Vila de Rei.

Últimas do País

As Ordens dos Médicos e dos Enfermeiros enviaram à ministra da Saúde uma proposta conjunta para defender o reforço do modelo português de emergência médica, numa altura em que o Governo se prepara para substituir o presidente do INEM.
A Polícia Marítima apreendeu mais de duas dezenas de motas de água e material náutico suspeito no interior de um armazém, no concelho de Portimão, no distrito de Faro, foi hoje anunciado.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) suspendeu preventivamente um professor daquela instituição após tomar conhecimento de queixas de alunas que o acusam de importunação em redes sociais.
Parte do piso à entrada da Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, abateu hoje de manhã devido à chuva que se fez sentir, tendo uma viatura caído no buraco, informou fonte da Câmara Municipal de Leiria.
O helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sediado em Macedo de Cavaleiros funciona a partir de hoje 24 horas por dia, juntando-se aos de Évora e Loulé, anunciou hoje aquele organismo do Ministério da Saúde.
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) acusou hoje a SATA Holding de estar a "impedir o acesso" a "informação fundamental" para o futuro da Azores Airlines, em vez de "criar condições de negociação real".
A Infraestruturas de Portugal (IP) vai realizar um "levantamento técnico exaustivo" das necessidades da Estrada Nacional 2 (EN2), que liga Chaves a Faro, para melhorar as condições de segurança do traçado, revelou o Governo.
A HyperMetal, empresa que encomendou uma máquina para produzir motores de foguetões, projeto único na Europa e apoiado por fundos da UE, pode ver o investimento em risco devido ao projeto alternativo da linha de alta velocidade em Gaia.
Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão atrasar os relógios uma hora na próxima madrugada para que seja dado início ao horário de inverno.
O Governo aprovou a criação do novo sistema de acesso a consultas e cirurgias, que vai permitir aos doentes acompanharem a sua posição na lista de espera e escolherem o hospital onde querem ser atendidos.