Mais de 50 mortos causados pelo furacão Melissa na região das Caraíbas

Mais de 50 pessoas morreram devido à passagem do furacão Melissa na região das Caraíbas, principalmente no Haiti e na Jamaica, onde as equipas de resgate esforçam-se por chegar às áreas mais afetadas e isoladas.

O furação Melissa, que se tornou esta sexta-feira um ciclone pós-tropical, após ter sido o mais poderoso da atual temporada no Atlântico, causou danos catastróficos em habitações e infraestruturas críticas, que ainda estão a ser avaliados.

Segundo o relatório da Direção de Proteção Civil (DPC) do Haiti, pelo menos 31 pessoas faleceram e 21 continuam desaparecidas devido às chuvas e cheias.

O maior número de vítimas, pelo menos 23, incluindo 10 crianças, registou-se em Pétit-Goâve, na entrada sul de Porto Príncipe, capital do país, devido a inundações causadas pelas cheias do rio La Digue.

Na Jamaica, a ministra da Educação e Informação, Dana Morris Dixon, afirmou que há 19 mortes confirmadas, mas que existem “relatórios bastante credíveis”, que o número poderá ser maior.

Morris Dixon detalhou que é possível que haja pelo menos quatro corpos em Westmoreland que precisam ser recuperados e um em Saint Elizabeth, ambos distritos no oeste da ilha.

“A devastação no oeste é inimaginável”, afirmou a ministra numa conferência de imprensa. O furacão, que atingiu a categoria 5, causou também esta semana quatro mortos no Panamá e mais um na República Dominicana.

Cerca de 20 aviões de carga com ajuda humanitária chegaram esta sexta-feira à Jamaica, somando-se aos 13 que tinham chegado na véspera ao Aeroporto Internacional Norman Manley. “O difícil é a logística para fazer chegar esta ajuda a estas zonas no menor tempo possível, e praticamente já não nos resta tempo devido ao desespero da população”, reconheceu o ministro jamaicano da Energia, Telecomunicações e Transportes, Daryl Vaz.

Últimas do Mundo

Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.