Japão levanta alerta de tsunami após sismo de 6,9 com aviso de novos tremores

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.

© D.R.

O sismo ocorreu junto à costa de Iwate pouco depois das 17:03 locais (08:03 em Lisboa), segundo a JMA, que cerca de três horas depois levantou o alerta de tsunami para esta prefeitura. A JMA atualizou a magnitude do sismo, inicialmente calculada em 6,7, para 6,9.

Em Iwate e na vizinha Miyagi, o sismo atingiu o nível 4 na escala japonesa, que vai até 7 e se centra em medir a agitação da superfície e as zonas afetadas, mais do que a intensidade do tremor.

A agência meteorológica indicou que, apesar de poderem ocorrer alterações ligeiras na maré ao longo da costa do Pacífico das prefeituras de Aomori, Iwate e Miyagi, não existe risco de danos.

O sismo provocou uma breve falha de eletricidade e a suspensão parcial dos serviços do ‘shinkansen’, o “comboio-bala” japonês, segundo a agência local de notícias Kyodo, que também relatou a observação de ondas de tsunamis menores em Ofunato e Miyako, ambas na prefeitura de Iwate.

As autoridades alertam que, nas áreas mais afetadas, os residentes devem manter-se atentos a sismos de magnitude semelhante durante uma semana após o evento, considerando também a possibilidade de tremores mais fortes nos dois ou três dias seguintes.

“Por favor, prestem muita atenção às informações futuras, pois o tsunami que possa ocorrer poderá ser maior do que o esperado”, escreveu a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, na sua conta na rede social X, avisando que também “existe a possibilidade de réplicas”.

“Por favor, continuem atentos a fortes tremores”, acrescentou.

O Japão assenta sobre o chamado Anel de Fogo, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre sismos com relativa frequência, pelo que as suas infraestruturas estão especialmente concebidas para resistir a tremores.

Últimas do Mundo

As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.
Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.