Ministério Público investiga contratos da Marinha assinados por Gouveia e Melo

Há 57 ajustes diretos sob escrutínio do Ministério Público. Os contratos foram aprovados quando Henrique Gouveia e Melo comandava a Marinha e o inquérito continua ativo, apesar do perdão financeiro do Tribunal de Contas.

© MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

O Ministério Público está a investigar um conjunto de 57 ajustes diretos aprovados por Henrique Gouveia e Melo durante o período em que exerceu funções como comandante Naval da Marinha, entre 2017 e 2020. A informação é avançada esta segunda-feira pela revista Sábado.

Segundo a mesma fonte, o processo n.º 40/17 mantém-se em fase de inquérito no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Almada, apesar de o Tribunal de Contas ter decidido, em 2024, perdoar eventuais infrações de natureza financeira associadas aos procedimentos analisados.

O caso ganha particular relevo político por envolver o agora candidato presidencial, numa investigação que, embora não tenha resultado até ao momento em qualquer acusação formal, continua aberta e sob análise do Ministério Público.

A Sábado refere ainda que o dossiê inclui troca de emails, conflitos internos e jogos de bastidores, num contexto que volta a colocar sob os holofotes decisões tomadas no topo da hierarquia naval.

Recorde-se que, em 2018, o Tribunal da Relação apontou responsabilidades a Gouveia e Melo noutro processo, acusando-o de fabricar notícias para a comunicação social, episódio que volta agora a ser relembrado no quadro desta nova investigação.

Últimas de Política Nacional

André Ventura anunciou este sábado, em Coimbra, que vai assumir pessoalmente a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito aos mandatos de Luís Neves na Polícia Judiciária. Líder do CHEGA promete uma investigação “até ao fim”, garante que não haverá bloqueios aos restantes partidos e deixa um aviso: “Não deixarei que Luís Neves, nem outros Luís Neves, sejam bloqueadores da verdade.”
André Ventura criticou a decisão de José Luís Carneiro de propor a abstenção do PS no Orçamento do Estado para 2027 antes de ser conhecido o documento. O Presidente do CHEGA considera que os socialistas passam a ser "parceiros" do Governo e questiona que margem resta para negociar medidas em áreas como Saúde, Administração Interna, combustíveis e alimentação.
A Comissão parlamentar vai analisar a atuação de Luís Neves durante os oito anos em que dirigiu a Polícia Judiciária e apurar eventuais responsabilidades dos membros dos governos que o nomearam e tutelaram. O CHEGA fica com a presidência, enquanto PS e PSD assumem as duas vice-presidências.
Miguel Guimarães, antigo bastonário da Ordem dos Médicos e atual deputado do PSD, é visado por acusações que incluem alegados gastos excessivos, abuso de poder e corrupção passiva.
O CHEGA queria que o Governo português promovesse junto da União Europeia a inclusão do Primeiro Comando da Capital (PCC) na lista de organizações terroristas. Mas PSD, PS, Livre e Bloco de Esquerda votaram contra.
A concelhia social-democrata corta com Luís Jesus e Alexandra Moura e acusa os dois eleitos de desrespeitarem as orientações do partido.
O CHEGA levou ao Parlamento a descida do IVA dos combustíveis de 23% para 13%, IVA Zero num cabaz de bens alimentares essenciais e o fim das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Nenhuma das propostas passou. PSD, PS e CDS-PP juntaram os votos contra nas duas medidas fiscais.
André Ventura defendeu esta quinta-feira, no Parlamento, uma redução da carga fiscal sobre os combustíveis e acusou o Governo de não responder ao aumento do custo de vida.
O CHEGA aceita as duas limitações impostas por Aguiar-Branco e desbloqueia a comissão parlamentar de inquérito. Ventura mantém as críticas à decisão, mas garante que não deixará cair a investigação aos mandatos do antigo diretor da Polícia Judiciária, Luís Neves.
Autarquia liderada pelo socialista Gonçalo Lopes repartiu trabalhos semelhantes de gestão florestal por cinco procedimentos, todos abaixo do limiar europeu. Dois ficaram a poucos milhares de euros dos 216 mil e, em quatro concursos, as empresas tiveram apenas cerca de 36 horas para apresentar propostas.