Inscrição nas provas e exames para acesso ao ensino superior começa hoje

©D.R.

As inscrições para as provas nacionais e exames do secundário para acesso ao ensino superior começam hoje e terminam em 17 de abril, através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE).

A inscrição é feita através da plataforma que está disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt, sendo que no caso dos alunos do ensino secundário estas são as provas exigidas para acesso ao ensino superior, podendo também ser usadas para melhorar as notas em exames realizados anteriormente ou para subir a nota interna (a nota que é atribuída pelos professores da escola pelo trabalho realizado ao longo do ano).

Este ano, as regras de acesso ao ensino superior mantêm-se inalteradas, continuando em vigor as medidas excecionais e temporárias definidas durante a pandemia.

Na segunda-feira foi publicado o diploma que estabelece as medidas para este ano de avaliação, aprovação de disciplinas, conclusão dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário e acesso ao ensino superior, assim como o despacho que aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básicos e Secundário.

A manutenção das regras provisórias que começaram a ser aplicadas na pandemia de covid-19 já tinha sido anunciada pelos ministros da Educação, João Costa, e pela Ministra com a pasta do Ensino Superior, Elvira Fortunato, que justificaram a decisão com a necessidade de garantir previsibilidade aos alunos que estão a terminar o secundário.

O modelo de avaliação e conclusão do secundário, assim como o acesso ao superior, foi alvo de medidas provisórias em 2020, após a pandemia de covid-19, que obrigou ao isolamento da população e ao ensino à distância, que veio agravar a desigualdades de acesso à educação.

As novas regras de avaliação e acesso ao ensino superior vão entrar em vigor de forma faseada e não abrangem os alunos que agora estão no 12.º ano.

O novo modelo aplica-se na totalidade aos estudantes que entrem em setembro no 10.º ano. Para eles, as diferentes disciplinas terão uma ponderação diferenciada no peso da média consoante sejam disciplinas de três, dois ou apenas um ano.

Entre as novidades está ainda o facto de todos os alunos terem de realizar três exames nacionais, sendo Português obrigatório e os outros dois escolhidos pelos alunos e de, no ingresso ao ensino superior, os exames nacionais passarem a ter um peso mínimo de 45%.

Últimas do País

O Ministério Público (MP) acusou José Guilherme Aguiar de "mercadejar" o cargo de vereador na Câmara de Vila Nova de Gaia, em prol dos negócios do empresário e deputado do PSD Carlos Eduardo Reis, no processo 'Tutti frutti'.
Um homem, de 36 anos, foi detido pela GNR, no concelho de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, por suspeitas de tráfico de droga, tendo sido apreendidas 47 doses de heroína, revelou hoje aquela força de segurança.
Um homem de 29 anos foi detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR) no concelho de Mirandela, suspeito de exercer violência doméstica sobre a companheira, informou hoje a autoridade.
O sindicato dos técnicos de reinserção e serviços prisionais apresentou hoje no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto uma ação administrativa para acautelar os direitos dos trabalhadores daquelas carreiras, bem como dos assistentes técnicos que exercem serviços nas prisões.
O Ministério Público (MP) quer recuperar para o Estado mais de 580 mil euros, resultantes da prática dos crimes imputados a 29 arguidos acusados no processo Operação Tutti Frutti.
A Linha SNS 24 atingiu em janeiro um novo máximo com mais de 500 mil chamadas atendidas, anunciou hoje a presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
A Área Metropolitana de Lisboa (AML) anunciou hoje que os 18 municípios metropolitanos já entregaram 4.700 casas a famílias carenciadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Ministério Público (MP) pede a perda de mandato e futura inelegibilidade de 13 autarcas, entre presidentes, ex-presidentes e membros de executivos de juntas de freguesia e câmaras municipais alvo de acusação no processo Tutti Frutti.
Discurso de ódio, conteúdos eróticos e perseguição ou Inteligência Artificial (IA) são temas das ações de sensibilização para 2025 da PSP em escolas do 1º ciclo ao ensino secundário no âmbito de uma parceria com a Fundação MEO.
O Hospital de Ponta Delgada, onde deflagrou um incêndio em maio de 2024, vai abrir na quarta-feira o serviço de urgência na infraestrutura modular, recebendo a transferência de cerca de 50 doentes internados no hospital privado CUF.