18 concelhos do interior centro e Algarve em perigo muito elevado de incêndio

©D.R.

Dezoito concelhos do interior centro do país e da região do Algarve estão hoje em perigo muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em perigo elevado mais de 50 concelhos dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Quase todo o resto do território de Portugal Continental está em perigo moderado de incêndio, à exceção de alguns concelhos no litoral Norte e no interior dos distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Coimbra e Leiria, assim como o concelho de Vila do Bispo, no distrito de Faro, que apresentam um perigo reduzido.

Para os próximos dias

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade por nuvens altas no Norte, a partir da tarde, e vento por vezes forte nas terras altas.

Está igualmente prevista uma pequena descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior Norte e Centro, e uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul, mais significativa no Baixo Alentejo e Algarve.

Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 0 graus celsius e (Bragança) e os 14ºC (Sines) e as máximas entre os 18ºC (Guarda) e os 30ºC (Setúbal).

Últimas do País

Sete homens, com idades compreendidas entre os 20 e os 24 anos, foram detidos na noite de sábado, na freguesia do Parque das Nações, em Lisboa, por suspeita de posse de arma ilegal, avançou hoje a PSP.
A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar (SPEPH) afirmou hoje estar muito preocupada com a formação dos técnicos de emergência pré-hospitalar, apontando que está em causa a qualidade dos cuidados prestados à comunidade.
A proposta para revisão da carreira de oficial de justiça é “gozar com quem trabalha”, defende o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), que põe fim ao “benefício da dúvida” a este Governo e anuncia o regresso à luta.
Um agente ficou ferido depois de ter sido atropelado por um condutor numa ação de fiscalização no Parque das Nações, em Lisboa, disse à Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).
O presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), Pedro Sobral, morreu hoje, aos 51 anos, na sequência de um atropelamento na Avenida da Índia, Lisboa, onde circulava de bicicleta, confirmou o grupo Leya, em comunicado.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi hoje recebido com honras militares pelo homólogo eslovaco, Peter Pellegrini, em Bratislava, com quem esteve reunido cerca de meia hora antes de visitar os militares portugueses naquele país.
Um militar da GNR ficou com ferimentos ligeiros e recebeu tratamento hospitalar, na sexta-feira, após responder a uma denúncia de agressões com três envolvidos, dois deles já detidos, no concelho de Faro, disse fonte da corporação.
O Tribunal de Contas (TdC) fixou em 5.297,40 euros o valor da multa a aplicar à Câmara de Caminha por irregularidades ocorridas entre 2015 e 2020 em vários contratos públicos, remetendo o processo para o Ministério Público (MP).
O TikTok conta atualmente com 3,6 milhões de utilizadores ativos em Portugal, afirma Enrico Bellini, responsável das relações governamentais da rede social para o Sul da Europa.
O Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS) vai realizar uma greve nacional a 15 de janeiro e convocou uma manifestação para junto da Assembleia da República, anunciou hoje o seu presidente, Ricardo Cunha.